A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Larissa Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24455
Resumo: Apresenta a definição de leitura e as possibilidades utilizadas no ato de ler. Enfatiza a importância da leitura na infância e sua relevância para fixação do hábito de leitura. Evidencia os benefícios da leitura na infância para o desenvolvimento infantil e vantagens levadas a vida adulta com a continuidade desta ação. Cita os diversos tipos de leitores infantis e suas características de leitura. Aponta algumas formas possíveis de apresentação do ato de ler e possibilidades de atuação do mediador. Destaca sobre a importância do papel do bibliotecário em bibliotecas infantis e a influência da mediação da leitura realizadas por bibliotecários para o público infantil. Declara a importância dos bibliotecários atuantes em bibliotecas infantis buscarem afinar competências e especialização necessária para as atividades exercidas neste espaço de cultura, informação e formação. Ressalta a necessidade da família, escola e biblioteca atuarem juntas no processo de formação do leitor. Evidencia a história e a transformação das formas de atuação das creches e pré-escolas no Brasil. Destaca a importância das bibliotecas infantis, suas características específicas e atividades que visam o desenvolvimento de leitores. Apresenta um estudo de caso realizado na Biblioteca Flor de Papel, localizada na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense (UEI-UFF), antiga Creche da Universidade Federal Fluminense (Creche UFF). Finaliza afirmando a importância do trabalho exercido em bibliotecas infantis por bibliotecários, sendo de grande relevância para a formação de leitores e desenvolvimento infantil. Constata a necessidade de novas pesquisas que abordem a biblioteca infantil de forma plena, além das competências e possíveis ações do bibliotecário atuante em bibliotecas infantis.
id UFF-2_b6a980aebb49342f0a82c5b8aee726c8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24455
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de PapelBibliotecas infantisMediação da leituraBibliotecárioLeitura na infânciaCreche na Universidade Federal FluminenseUnidade de Educação Infantil da Universidade Federal FluminenseBiblioteca Flor de PapelBiblioteca infantilBibliotecárioLeituraCrecheUniversidade Federal FluminenseChildren's librariesMediation of readingLibrarianReading in childhoodNursery of the Fluminense Federal UniversityUnit of Infantile Education of the Fluminense Federal UniversityPaper Flower LibraryApresenta a definição de leitura e as possibilidades utilizadas no ato de ler. Enfatiza a importância da leitura na infância e sua relevância para fixação do hábito de leitura. Evidencia os benefícios da leitura na infância para o desenvolvimento infantil e vantagens levadas a vida adulta com a continuidade desta ação. Cita os diversos tipos de leitores infantis e suas características de leitura. Aponta algumas formas possíveis de apresentação do ato de ler e possibilidades de atuação do mediador. Destaca sobre a importância do papel do bibliotecário em bibliotecas infantis e a influência da mediação da leitura realizadas por bibliotecários para o público infantil. Declara a importância dos bibliotecários atuantes em bibliotecas infantis buscarem afinar competências e especialização necessária para as atividades exercidas neste espaço de cultura, informação e formação. Ressalta a necessidade da família, escola e biblioteca atuarem juntas no processo de formação do leitor. Evidencia a história e a transformação das formas de atuação das creches e pré-escolas no Brasil. Destaca a importância das bibliotecas infantis, suas características específicas e atividades que visam o desenvolvimento de leitores. Apresenta um estudo de caso realizado na Biblioteca Flor de Papel, localizada na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense (UEI-UFF), antiga Creche da Universidade Federal Fluminense (Creche UFF). Finaliza afirmando a importância do trabalho exercido em bibliotecas infantis por bibliotecários, sendo de grande relevância para a formação de leitores e desenvolvimento infantil. Constata a necessidade de novas pesquisas que abordem a biblioteca infantil de forma plena, além das competências e possíveis ações do bibliotecário atuante em bibliotecas infantis.It presents the definition of reading and the possibilities used in the act of reading. Emphasizes the importance of reading in childhood and its relevance for fixing the habit of reading. It shows the benefits of reading in childhood for child development and advantages taken to adult life with the continuity of this action. Cites the various types of children's readers and their reading characteristics. It points out some possible forms of presentation of the act of reading and possibilities of action of the mediator. It highlights the importance of the role of the librarian in children's libraries and the influence of the mediation of reading carried out by librarians for the children's audience. Declares the importance of librarians working in children's libraries to seek to refine the skills and specialization necessary for the activities carried out in this area of culture, information and training. It highlights the need for the family, school and library to work together in the process of formation of the reader. It shows the history and the transformation of the forms of action of kindergartens and pre-schools in Brazil. It highlights the importance of children's libraries, their specific characteristics and activities aimed at the development of readers. It presents a case study carried out at the Flor de Papel Library, located at the Child Education Unit of the Federal Fluminense University (UEI-UFF), former Nursery of the Fluminense Federal University (UFF Nursery). It concludes by affirming the importance of the work carried out in children's libraries by librarians, being of great relevance for the formation of readers and children's development. It notes the need for new research that fully addresses the children's library, as well as the skills and possible actions of the librarian working in children's libraries.Universidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Elisabete Gonçalves deLück, Esther HermesCabral, Rosimere MendesNeves, Larissa Dias2022-02-01T16:54:36Z2022-02-01T16:54:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNeves, Larissa Dias. A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24455Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-01T16:54:40Zoai:app.uff.br:1/24455Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:05.427193Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
title A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
spellingShingle A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
Neves, Larissa Dias
Bibliotecas infantis
Mediação da leitura
Bibliotecário
Leitura na infância
Creche na Universidade Federal Fluminense
Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense
Biblioteca Flor de Papel
Biblioteca infantil
Bibliotecário
Leitura
Creche
Universidade Federal Fluminense
Children's libraries
Mediation of reading
Librarian
Reading in childhood
Nursery of the Fluminense Federal University
Unit of Infantile Education of the Fluminense Federal University
Paper Flower Library
title_short A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
title_full A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
title_fullStr A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
title_full_unstemmed A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
title_sort A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel
author Neves, Larissa Dias
author_facet Neves, Larissa Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Elisabete Gonçalves de
Lück, Esther Hermes
Cabral, Rosimere Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Larissa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas infantis
Mediação da leitura
Bibliotecário
Leitura na infância
Creche na Universidade Federal Fluminense
Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense
Biblioteca Flor de Papel
Biblioteca infantil
Bibliotecário
Leitura
Creche
Universidade Federal Fluminense
Children's libraries
Mediation of reading
Librarian
Reading in childhood
Nursery of the Fluminense Federal University
Unit of Infantile Education of the Fluminense Federal University
Paper Flower Library
topic Bibliotecas infantis
Mediação da leitura
Bibliotecário
Leitura na infância
Creche na Universidade Federal Fluminense
Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense
Biblioteca Flor de Papel
Biblioteca infantil
Bibliotecário
Leitura
Creche
Universidade Federal Fluminense
Children's libraries
Mediation of reading
Librarian
Reading in childhood
Nursery of the Fluminense Federal University
Unit of Infantile Education of the Fluminense Federal University
Paper Flower Library
description Apresenta a definição de leitura e as possibilidades utilizadas no ato de ler. Enfatiza a importância da leitura na infância e sua relevância para fixação do hábito de leitura. Evidencia os benefícios da leitura na infância para o desenvolvimento infantil e vantagens levadas a vida adulta com a continuidade desta ação. Cita os diversos tipos de leitores infantis e suas características de leitura. Aponta algumas formas possíveis de apresentação do ato de ler e possibilidades de atuação do mediador. Destaca sobre a importância do papel do bibliotecário em bibliotecas infantis e a influência da mediação da leitura realizadas por bibliotecários para o público infantil. Declara a importância dos bibliotecários atuantes em bibliotecas infantis buscarem afinar competências e especialização necessária para as atividades exercidas neste espaço de cultura, informação e formação. Ressalta a necessidade da família, escola e biblioteca atuarem juntas no processo de formação do leitor. Evidencia a história e a transformação das formas de atuação das creches e pré-escolas no Brasil. Destaca a importância das bibliotecas infantis, suas características específicas e atividades que visam o desenvolvimento de leitores. Apresenta um estudo de caso realizado na Biblioteca Flor de Papel, localizada na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense (UEI-UFF), antiga Creche da Universidade Federal Fluminense (Creche UFF). Finaliza afirmando a importância do trabalho exercido em bibliotecas infantis por bibliotecários, sendo de grande relevância para a formação de leitores e desenvolvimento infantil. Constata a necessidade de novas pesquisas que abordem a biblioteca infantil de forma plena, além das competências e possíveis ações do bibliotecário atuante em bibliotecas infantis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-02-01T16:54:36Z
2022-02-01T16:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Neves, Larissa Dias. A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24455
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Neves, Larissa Dias. A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823669010235392