Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10203 |
Resumo: | Os memes, fenômeno da internet no tempo vigente, são textos multimodais cômicos e críticos a respeito dos mais variados temas, dentre eles, a avaliação escolar, parte central desta pesquisa. Quando bem aceitos, são rapidamente compartilhados entre indivíduos e, deste modo, revelam representações mentais, comportamentos, ações rotineiras, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). Este trabalho teve como objetivos: (1) detectar expressões linguísticas e visuais metafóricas em memes a respeito de instrumentos avaliativos escolares; (2) identificar, caso haja, alguma metáfora conceptual que licencie as expressões metafóricas encontradas nesses memes. O referencial teórico desta pesquisa advém dos estudos sobre avaliação escolar (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008) e da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura. A análise do corpus desta pesquisa corroborou a hipótese de que a metáfora conceptual PROVA É GUERRA é frequentemente acionada em materializações linguísticas e visuais, bem como alguns desdobramentos desta metáfora e metonímias do gênero UMA PARTE PELO TODO. A conceptualização de prova escolar em termos de guerra nos revela o quão distante este instrumento avaliativo se apresenta, atualmente, de seu efetivo objetivo |
id |
UFF-2_b6f35e3f096423bd969e192286b72289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10203 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memesProva escolarMemeMetáfora conceptualMultimeiosTextosCômicoCrítica textualMetáforaAssessmentMemeConceptual metaphorOs memes, fenômeno da internet no tempo vigente, são textos multimodais cômicos e críticos a respeito dos mais variados temas, dentre eles, a avaliação escolar, parte central desta pesquisa. Quando bem aceitos, são rapidamente compartilhados entre indivíduos e, deste modo, revelam representações mentais, comportamentos, ações rotineiras, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). Este trabalho teve como objetivos: (1) detectar expressões linguísticas e visuais metafóricas em memes a respeito de instrumentos avaliativos escolares; (2) identificar, caso haja, alguma metáfora conceptual que licencie as expressões metafóricas encontradas nesses memes. O referencial teórico desta pesquisa advém dos estudos sobre avaliação escolar (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008) e da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura. A análise do corpus desta pesquisa corroborou a hipótese de que a metáfora conceptual PROVA É GUERRA é frequentemente acionada em materializações linguísticas e visuais, bem como alguns desdobramentos desta metáfora e metonímias do gênero UMA PARTE PELO TODO. A conceptualização de prova escolar em termos de guerra nos revela o quão distante este instrumento avaliativo se apresenta, atualmente, de seu efetivo objetivoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMemes, an internet phenomenon in the current time, are comic and critic multimodal texts about multiple themes, such as an assessment, the main element of this research. If these memes are accepted by a speaking community, they are propagated by it at a fast speed, and, consequently, these texts can reveal mindsets, significant forms of behavior, daily actions, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). The objective of this work was: (1) detecting verbal and non-verbal metaphors about assessment in memes; (2) identifying, if there is any, a conceptual metaphor that licenses the metaphorical expressions found in these data. The theoretical reference of this research is based on studies about learning assessment (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008), and the theory of conceptual metaphor (LAKOFF, JOHNSON, 1980) whose main argument is that we live by according to the metaphors that exist in our culture. The analysis of the corpus of this research corroborated the hypothesis that the conceptual metaphor SCHOOL EXAM IS WAR is often triggered in linguistic and visual metaphorical expression, as well as some entailments of this metaphor and metonymy THE PART FOR THE WHOLE. The conceptualization of the school exam in terms of war reveals how distant this instrument is, currently, from its effective objective82 f.Vereza, Solange CoelhoFarias, Cláudia Valéria Vieira NunesRibeiro, Patrícia Ferreira NevesAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira deSantos, Deborah Regina Jotta Mendes dos2019-07-02T13:39:34Z2019-07-02T13:39:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10203CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T21:54:18Zoai:app.uff.br:1/10203Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:05.113424Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
title |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
spellingShingle |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos Prova escolar Meme Metáfora conceptual Multimeios Textos Cômico Crítica textual Metáfora Assessment Meme Conceptual metaphor |
title_short |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
title_full |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
title_fullStr |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
title_full_unstemmed |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
title_sort |
Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes |
author |
Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos |
author_facet |
Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vereza, Solange Coelho Farias, Cláudia Valéria Vieira Nunes Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prova escolar Meme Metáfora conceptual Multimeios Textos Cômico Crítica textual Metáfora Assessment Meme Conceptual metaphor |
topic |
Prova escolar Meme Metáfora conceptual Multimeios Textos Cômico Crítica textual Metáfora Assessment Meme Conceptual metaphor |
description |
Os memes, fenômeno da internet no tempo vigente, são textos multimodais cômicos e críticos a respeito dos mais variados temas, dentre eles, a avaliação escolar, parte central desta pesquisa. Quando bem aceitos, são rapidamente compartilhados entre indivíduos e, deste modo, revelam representações mentais, comportamentos, ações rotineiras, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). Este trabalho teve como objetivos: (1) detectar expressões linguísticas e visuais metafóricas em memes a respeito de instrumentos avaliativos escolares; (2) identificar, caso haja, alguma metáfora conceptual que licencie as expressões metafóricas encontradas nesses memes. O referencial teórico desta pesquisa advém dos estudos sobre avaliação escolar (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008) e da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura. A análise do corpus desta pesquisa corroborou a hipótese de que a metáfora conceptual PROVA É GUERRA é frequentemente acionada em materializações linguísticas e visuais, bem como alguns desdobramentos desta metáfora e metonímias do gênero UMA PARTE PELO TODO. A conceptualização de prova escolar em termos de guerra nos revela o quão distante este instrumento avaliativo se apresenta, atualmente, de seu efetivo objetivo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02T13:39:34Z 2019-07-02T13:39:34Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10203 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823569145954304 |