Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10203
Resumo: Os memes, fenômeno da internet no tempo vigente, são textos multimodais cômicos e críticos a respeito dos mais variados temas, dentre eles, a avaliação escolar, parte central desta pesquisa. Quando bem aceitos, são rapidamente compartilhados entre indivíduos e, deste modo, revelam representações mentais, comportamentos, ações rotineiras, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). Este trabalho teve como objetivos: (1) detectar expressões linguísticas e visuais metafóricas em memes a respeito de instrumentos avaliativos escolares; (2) identificar, caso haja, alguma metáfora conceptual que licencie as expressões metafóricas encontradas nesses memes. O referencial teórico desta pesquisa advém dos estudos sobre avaliação escolar (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008) e da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura. A análise do corpus desta pesquisa corroborou a hipótese de que a metáfora conceptual PROVA É GUERRA é frequentemente acionada em materializações linguísticas e visuais, bem como alguns desdobramentos desta metáfora e metonímias do gênero UMA PARTE PELO TODO. A conceptualização de prova escolar em termos de guerra nos revela o quão distante este instrumento avaliativo se apresenta, atualmente, de seu efetivo objetivo
id UFF-2_b6f35e3f096423bd969e192286b72289
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10203
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memesProva escolarMemeMetáfora conceptualMultimeiosTextosCômicoCrítica textualMetáforaAssessmentMemeConceptual metaphorOs memes, fenômeno da internet no tempo vigente, são textos multimodais cômicos e críticos a respeito dos mais variados temas, dentre eles, a avaliação escolar, parte central desta pesquisa. Quando bem aceitos, são rapidamente compartilhados entre indivíduos e, deste modo, revelam representações mentais, comportamentos, ações rotineiras, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). Este trabalho teve como objetivos: (1) detectar expressões linguísticas e visuais metafóricas em memes a respeito de instrumentos avaliativos escolares; (2) identificar, caso haja, alguma metáfora conceptual que licencie as expressões metafóricas encontradas nesses memes. O referencial teórico desta pesquisa advém dos estudos sobre avaliação escolar (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008) e da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura. A análise do corpus desta pesquisa corroborou a hipótese de que a metáfora conceptual PROVA É GUERRA é frequentemente acionada em materializações linguísticas e visuais, bem como alguns desdobramentos desta metáfora e metonímias do gênero UMA PARTE PELO TODO. A conceptualização de prova escolar em termos de guerra nos revela o quão distante este instrumento avaliativo se apresenta, atualmente, de seu efetivo objetivoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMemes, an internet phenomenon in the current time, are comic and critic multimodal texts about multiple themes, such as an assessment, the main element of this research. If these memes are accepted by a speaking community, they are propagated by it at a fast speed, and, consequently, these texts can reveal mindsets, significant forms of behavior, daily actions, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). The objective of this work was: (1) detecting verbal and non-verbal metaphors about assessment in memes; (2) identifying, if there is any, a conceptual metaphor that licenses the metaphorical expressions found in these data. The theoretical reference of this research is based on studies about learning assessment (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008), and the theory of conceptual metaphor (LAKOFF, JOHNSON, 1980) whose main argument is that we live by according to the metaphors that exist in our culture. The analysis of the corpus of this research corroborated the hypothesis that the conceptual metaphor SCHOOL EXAM IS WAR is often triggered in linguistic and visual metaphorical expression, as well as some entailments of this metaphor and metonymy THE PART FOR THE WHOLE. The conceptualization of the school exam in terms of war reveals how distant this instrument is, currently, from its effective objective82 f.Vereza, Solange CoelhoFarias, Cláudia Valéria Vieira NunesRibeiro, Patrícia Ferreira NevesAlmeida, Ricardo Luiz Teixeira deSantos, Deborah Regina Jotta Mendes dos2019-07-02T13:39:34Z2019-07-02T13:39:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10203CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-07T21:54:18Zoai:app.uff.br:1/10203Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:05.113424Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
title Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
spellingShingle Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos
Prova escolar
Meme
Metáfora conceptual
Multimeios
Textos
Cômico
Crítica textual
Metáfora
Assessment
Meme
Conceptual metaphor
title_short Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
title_full Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
title_fullStr Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
title_full_unstemmed Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
title_sort Expressões metafóricas sobre práticas avaliativas escolares em memes
author Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos
author_facet Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vereza, Solange Coelho
Farias, Cláudia Valéria Vieira Nunes
Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
Almeida, Ricardo Luiz Teixeira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Deborah Regina Jotta Mendes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Prova escolar
Meme
Metáfora conceptual
Multimeios
Textos
Cômico
Crítica textual
Metáfora
Assessment
Meme
Conceptual metaphor
topic Prova escolar
Meme
Metáfora conceptual
Multimeios
Textos
Cômico
Crítica textual
Metáfora
Assessment
Meme
Conceptual metaphor
description Os memes, fenômeno da internet no tempo vigente, são textos multimodais cômicos e críticos a respeito dos mais variados temas, dentre eles, a avaliação escolar, parte central desta pesquisa. Quando bem aceitos, são rapidamente compartilhados entre indivíduos e, deste modo, revelam representações mentais, comportamentos, ações rotineiras, etc. (KNOBEL, LANKSHEAR, 2007). Este trabalho teve como objetivos: (1) detectar expressões linguísticas e visuais metafóricas em memes a respeito de instrumentos avaliativos escolares; (2) identificar, caso haja, alguma metáfora conceptual que licencie as expressões metafóricas encontradas nesses memes. O referencial teórico desta pesquisa advém dos estudos sobre avaliação escolar (LIBÂNEO, 1994; LUCKESI, 2008) e da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980) cujo ponto principal é que vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura. A análise do corpus desta pesquisa corroborou a hipótese de que a metáfora conceptual PROVA É GUERRA é frequentemente acionada em materializações linguísticas e visuais, bem como alguns desdobramentos desta metáfora e metonímias do gênero UMA PARTE PELO TODO. A conceptualização de prova escolar em termos de guerra nos revela o quão distante este instrumento avaliativo se apresenta, atualmente, de seu efetivo objetivo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02T13:39:34Z
2019-07-02T13:39:34Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10203
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823569145954304