Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Carolina da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33437
Resumo: Em paralelo ao movimento da Onda Coreana, termo que se refere ao sucesso dos produtos sul coreanos a nível mundial, a Coreia do Sul tornou-se um país relevante no cenário internacional, um destino turístico atrativo e com potencial de soft power. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram investigar o desenvolvimento da Onda Coreana, a estratégia utilizada para a construção de um nation branding forte e a experiência dos consumidores, principalmente brasileiros, com a marca Coreia do Sul. Para isso, foram abordados aspectos socioeconômicos e políticos da Coreia do Sul, o desenvolvimento das fases da Onda Coreana e referenciais teóricos de branding e marketing com foco em lugares. Já para complementar as questões relacionadas a eventos e experiências, foram abordados estudos sobre live marketing, e realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no evento Sabores da Coreia em São Paulo.
id UFF-2_b7ac5c94ffef2d99019afbcdd4d5c7a0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33437
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundoCoreia do SulBrandingOnda CoreanaMarketingExperiênciaCoréia (Sul)MarketingSouth KoreaBrandingKorean WaveMarketingExperienceEm paralelo ao movimento da Onda Coreana, termo que se refere ao sucesso dos produtos sul coreanos a nível mundial, a Coreia do Sul tornou-se um país relevante no cenário internacional, um destino turístico atrativo e com potencial de soft power. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram investigar o desenvolvimento da Onda Coreana, a estratégia utilizada para a construção de um nation branding forte e a experiência dos consumidores, principalmente brasileiros, com a marca Coreia do Sul. Para isso, foram abordados aspectos socioeconômicos e políticos da Coreia do Sul, o desenvolvimento das fases da Onda Coreana e referenciais teóricos de branding e marketing com foco em lugares. Já para complementar as questões relacionadas a eventos e experiências, foram abordados estudos sobre live marketing, e realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no evento Sabores da Coreia em São Paulo.At the same time as the Korean Wave movement, that refers to the success of South Korean products around the world, South Korea reached important achievements as of: international relevancy, soft power potentiality and attraction as a tourist destination. Therefore, this paper's main purpose is to better understand about the Korean Wave, the strategies of the country nation branding construction, and its consumer experience, mainly brazilians, with the South Korea brand. Thus, it discussed socio economics and political aspects of South Korea’s and the different phases of the Korean Wave within the theoretical reference of branding and place-focused marketing. Furthermore, to support the questions related to events and experiences, were used studies about live marketing and an ethnography inspiration field research made in São Paulo at the event Sabores da Coreia.81 p.Abreu, Fernanda Ferreira deMattos, Carolina da Silva2024-07-19T12:17:50Z2024-07-19T12:17:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33437CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-19T12:17:54Zoai:app.uff.br:1/33437Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:08.779201Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
title Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
spellingShingle Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
Mattos, Carolina da Silva
Coreia do Sul
Branding
Onda Coreana
Marketing
Experiência
Coréia (Sul)
Marketing
South Korea
Branding
Korean Wave
Marketing
Experience
title_short Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
title_full Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
title_fullStr Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
title_full_unstemmed Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
title_sort Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
author Mattos, Carolina da Silva
author_facet Mattos, Carolina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Fernanda Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Carolina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Coreia do Sul
Branding
Onda Coreana
Marketing
Experiência
Coréia (Sul)
Marketing
South Korea
Branding
Korean Wave
Marketing
Experience
topic Coreia do Sul
Branding
Onda Coreana
Marketing
Experiência
Coréia (Sul)
Marketing
South Korea
Branding
Korean Wave
Marketing
Experience
description Em paralelo ao movimento da Onda Coreana, termo que se refere ao sucesso dos produtos sul coreanos a nível mundial, a Coreia do Sul tornou-se um país relevante no cenário internacional, um destino turístico atrativo e com potencial de soft power. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram investigar o desenvolvimento da Onda Coreana, a estratégia utilizada para a construção de um nation branding forte e a experiência dos consumidores, principalmente brasileiros, com a marca Coreia do Sul. Para isso, foram abordados aspectos socioeconômicos e políticos da Coreia do Sul, o desenvolvimento das fases da Onda Coreana e referenciais teóricos de branding e marketing com foco em lugares. Já para complementar as questões relacionadas a eventos e experiências, foram abordados estudos sobre live marketing, e realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no evento Sabores da Coreia em São Paulo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-19T12:17:50Z
2024-07-19T12:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33437
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823660739067904