Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33437 |
Resumo: | Em paralelo ao movimento da Onda Coreana, termo que se refere ao sucesso dos produtos sul coreanos a nível mundial, a Coreia do Sul tornou-se um país relevante no cenário internacional, um destino turístico atrativo e com potencial de soft power. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram investigar o desenvolvimento da Onda Coreana, a estratégia utilizada para a construção de um nation branding forte e a experiência dos consumidores, principalmente brasileiros, com a marca Coreia do Sul. Para isso, foram abordados aspectos socioeconômicos e políticos da Coreia do Sul, o desenvolvimento das fases da Onda Coreana e referenciais teóricos de branding e marketing com foco em lugares. Já para complementar as questões relacionadas a eventos e experiências, foram abordados estudos sobre live marketing, e realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no evento Sabores da Coreia em São Paulo. |
id |
UFF-2_b7ac5c94ffef2d99019afbcdd4d5c7a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33437 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundoCoreia do SulBrandingOnda CoreanaMarketingExperiênciaCoréia (Sul)MarketingSouth KoreaBrandingKorean WaveMarketingExperienceEm paralelo ao movimento da Onda Coreana, termo que se refere ao sucesso dos produtos sul coreanos a nível mundial, a Coreia do Sul tornou-se um país relevante no cenário internacional, um destino turístico atrativo e com potencial de soft power. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram investigar o desenvolvimento da Onda Coreana, a estratégia utilizada para a construção de um nation branding forte e a experiência dos consumidores, principalmente brasileiros, com a marca Coreia do Sul. Para isso, foram abordados aspectos socioeconômicos e políticos da Coreia do Sul, o desenvolvimento das fases da Onda Coreana e referenciais teóricos de branding e marketing com foco em lugares. Já para complementar as questões relacionadas a eventos e experiências, foram abordados estudos sobre live marketing, e realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no evento Sabores da Coreia em São Paulo.At the same time as the Korean Wave movement, that refers to the success of South Korean products around the world, South Korea reached important achievements as of: international relevancy, soft power potentiality and attraction as a tourist destination. Therefore, this paper's main purpose is to better understand about the Korean Wave, the strategies of the country nation branding construction, and its consumer experience, mainly brazilians, with the South Korea brand. Thus, it discussed socio economics and political aspects of South Korea’s and the different phases of the Korean Wave within the theoretical reference of branding and place-focused marketing. Furthermore, to support the questions related to events and experiences, were used studies about live marketing and an ethnography inspiration field research made in São Paulo at the event Sabores da Coreia.81 p.Abreu, Fernanda Ferreira deMattos, Carolina da Silva2024-07-19T12:17:50Z2024-07-19T12:17:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33437CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-19T12:17:54Zoai:app.uff.br:1/33437Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:08.779201Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
title |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
spellingShingle |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo Mattos, Carolina da Silva Coreia do Sul Branding Onda Coreana Marketing Experiência Coréia (Sul) Marketing South Korea Branding Korean Wave Marketing Experience |
title_short |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
title_full |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
title_fullStr |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
title_full_unstemmed |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
title_sort |
Onda coreana e experiência: as estratégias da Coreia do Sul para fortalecer o branding no Brasil e no mundo |
author |
Mattos, Carolina da Silva |
author_facet |
Mattos, Carolina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Fernanda Ferreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Carolina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coreia do Sul Branding Onda Coreana Marketing Experiência Coréia (Sul) Marketing South Korea Branding Korean Wave Marketing Experience |
topic |
Coreia do Sul Branding Onda Coreana Marketing Experiência Coréia (Sul) Marketing South Korea Branding Korean Wave Marketing Experience |
description |
Em paralelo ao movimento da Onda Coreana, termo que se refere ao sucesso dos produtos sul coreanos a nível mundial, a Coreia do Sul tornou-se um país relevante no cenário internacional, um destino turístico atrativo e com potencial de soft power. Sendo assim, os objetivos dessa pesquisa foram investigar o desenvolvimento da Onda Coreana, a estratégia utilizada para a construção de um nation branding forte e a experiência dos consumidores, principalmente brasileiros, com a marca Coreia do Sul. Para isso, foram abordados aspectos socioeconômicos e políticos da Coreia do Sul, o desenvolvimento das fases da Onda Coreana e referenciais teóricos de branding e marketing com foco em lugares. Já para complementar as questões relacionadas a eventos e experiências, foram abordados estudos sobre live marketing, e realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no evento Sabores da Coreia em São Paulo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-19T12:17:50Z 2024-07-19T12:17:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33437 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823660739067904 |