Caminhabilidade para todos? A caminhabilidade em diferentes contextos da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagano, Andreia Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23682
Resumo: Estudos recentes sobre caminhabilidade foram produzidos com intuito de alertar para as condições do ambiente construído e a importância da mobilidade ativa nas cidades contemporâneas. Definições de caminhabilidade estão condicionadas à qualidade dos espaços públicos e o quanto esses espaços são aptos para a experiência e deslocamento dos cidadãos. Entretanto, essa qualidade e aptidão não são necessariamente distribuídos de forma homogênea no espaço urbano. Dessa forma, diferentes grupos sociais podem ter privilégios distintos de localização na cidade, impactando seus modos de apropriação do espaço, cotidiano e bem-estar. Investimentos de governos locais em espaços públicos podem ainda influenciar o cenário da caminhabilidade, incluindo a construção de espaços públicos qualificados, a implantação de sinalização viária e mobiliário, ciclovias e ciclofaixas. Entretanto, esses investimentos podem potencializar desigualdades na ação do Estado – fatores que interferem no uso e quantidades de pedestres nas ruas, bem como na vitalidade desses espaços. Este estudo examina a possibilidade de bairros com rendas distintas terem níveis de caminhabilidade também distintos, motivados pela sua localização e rendas médias de seus moradores. Nesse sentido, indicadores de caminhabilidade tornam-se potencialmente úteis para avaliar áreas urbanas, e assim medir a qualidade de seus espaços. A presente pesquisa analisa alguns dos principais índices de caminhabilidade existentes, a fim de verificar os mais referenciados nos estudos sobre mobilidade a pé. Como ponto de partida para criação de um Índice de Caminhabilidade (IC) que considere a relação entre ambiente construído e renda, a dissertação utiliza o índice desenvolvido pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), mantendo pontos primordiais em relação ao ambiente do pedestre, porém com adaptações no intuito de reduzir o número de indicadores e facilitar sua aplicabilidade. A abordagem proposta envolve o exame da relação entre renda e valores de caminhabilidade obtidos pelo IC, incluindo fatores referentes à qualidade de espaços, acessibilidade e presença de pedestres. O método foi aplicado em três bairros da cidade do Rio de Janeiro, selecionados a partir do seu rendimento nominal mensal (IBGE, 2010), levando em consideração a densidade de área construída (Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano – CGPU, 2013). A escolha dos segmentos de rua de cada bairro incluiu diferentes níveis de acessibilidade, mensurados via ferramentas de análise da Sintaxe Espacial (SE). A análise de campo envolveu também a contagem de pedestres (CP). Através de correlações entre os dados, o estudo aponta aspectos de baixa caminhabilidade em bairros com alta renda, evidenciando a complexidade do ambiente construído para se caminhar. Sugere ainda a necessidade de avaliar a acessibilidade urbana em um sentido mais amplo, como possível influência no desejo e facilidade de deslocamento a pé pela cidade.
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Investimentos de governos locais em espaços públicos podem ainda influenciar o cenário da caminhabilidade, incluindo a construção de espaços públicos qualificados, a implantação de sinalização viária e mobiliário, ciclovias e ciclofaixas. Entretanto, esses investimentos podem potencializar desigualdades na ação do Estado – fatores que interferem no uso e quantidades de pedestres nas ruas, bem como na vitalidade desses espaços. Este estudo examina a possibilidade de bairros com rendas distintas terem níveis de caminhabilidade também distintos, motivados pela sua localização e rendas médias de seus moradores. Nesse sentido, indicadores de caminhabilidade tornam-se potencialmente úteis para avaliar áreas urbanas, e assim medir a qualidade de seus espaços. A presente pesquisa analisa alguns dos principais índices de caminhabilidade existentes, a fim de verificar os mais referenciados nos estudos sobre mobilidade a pé. Como ponto de partida para criação de um Índice de Caminhabilidade (IC) que considere a relação entre ambiente construído e renda, a dissertação utiliza o índice desenvolvido pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), mantendo pontos primordiais em relação ao ambiente do pedestre, porém com adaptações no intuito de reduzir o número de indicadores e facilitar sua aplicabilidade. A abordagem proposta envolve o exame da relação entre renda e valores de caminhabilidade obtidos pelo IC, incluindo fatores referentes à qualidade de espaços, acessibilidade e presença de pedestres. O método foi aplicado em três bairros da cidade do Rio de Janeiro, selecionados a partir do seu rendimento nominal mensal (IBGE, 2010), levando em consideração a densidade de área construída (Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano – CGPU, 2013). A escolha dos segmentos de rua de cada bairro incluiu diferentes níveis de acessibilidade, mensurados via ferramentas de análise da Sintaxe Espacial (SE). A análise de campo envolveu também a contagem de pedestres (CP). Através de correlações entre os dados, o estudo aponta aspectos de baixa caminhabilidade em bairros com alta renda, evidenciando a complexidade do ambiente construído para se caminhar. Sugere ainda a necessidade de avaliar a acessibilidade urbana em um sentido mais amplo, como possível influência no desejo e facilidade de deslocamento a pé pela cidade.Recent studies on walkability were produced in order to alert to the conditions of the built environ ment and the importance of active mobility in contemporary cities. Definitions of walkability are conditioned to the quality of public spaces and the extent to whi ch these spaces are suitable for the experience and displacement of citizens. However, this q uality and aptitude are not necessarily distributed evenly in the urban space. In this way, different social groups may have different privileges of location in th e city, impacting their ways of appropriating space, daily life and well being. Investments b y local governments in public spaces can also influence the walkability scenario, including the construction of qualified public spaces, the implementation of road signs and furniture, cycle paths and cycle lanes. However, these investments can increase in equalities in the State's actions factors that interfere with the use and number of pedestrians on the streets, as well as the vitality of these spaces. This stu dy examines the possibility of neighborhoods with different incomes having different levels o f walkability, motivated by their location and the average incomes of their residents. In this sense, walkability indicators become potentially useful for assessin g urban areas, and thus measure the quality of their spaces. The present research analyzes so me of the main existing walking indexes, in order to verify the most referenced in studies on mobility on foot. As a starting point for creating a Walkability Inde x ( that considers the relationship between the built environment and income, the disserta tion uses the index developed by ITDP Brasil (Institute of Transport and Development Policies), maintaining key points in relation to the environment pedestrian, b ut with adaptations in order to reduce the number of indicators and facilitate its applicabil ity. The proposed approach involves examining the relationship between income and walking values obtained by the CI, including factors related to the quality of spaces, accessibility and the presence of pedestrians. The method was applied in three neighb orhoods in the city of Rio de Janeiro, selected based on their nominal monthly income ( 2010), taking into account the density of the built area (General Coor dination of Urban Planning CGPU, 2013). The choice of street segments in each neighborhood included different levels of accessibility, measured using Spatial Syntax ( analysis tools. The field analysis also involved pedestrian counting ( Through c orrelations between the data, the study points out aspects of low walkability in neighborhood s with high income, showing the complexity of the environment built to walk. It also suggests the need to evaluate urban accessibility in a broader sense as a pos sible influence on the desire and ease of walking around the city.193 p.NiteróiMoraes Netto, Vinicius deAraujo, Eloisa Carvalho deAndrade, VictorPagano, Andreia Santos2021-11-18T16:00:35Z2021-11-18T16:00:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAGANO, Andreia Santos. Caminhabilidade para todos? A caminhabilidade em diferentes contextos da cidade do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23682Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T16:00:35Zoai:app.uff.br:1/23682Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-18T16:00:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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