A Coreia do Sul e a Hallyu: uma globalização alternativa no mundo multipolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazur, Daniela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32689
Resumo: Esta tese de doutorado explora a Coreia do Sul e o seu fenômeno cultural conhecido como Onda Coreana (Hallyu), que representam um caso relevante da ascensão internacional de uma cultura pop proveniente do Mundo Majoritário. Buscamos compreender as estruturas que sustentam esse fenômeno e como ele desafia a ordem global anteriormente dominada por países ocidentais. Considerando a Onda Coreana como um exemplo de globalização alternativa, este estudo examina a cultura pop como um agente midiático transnacional e instrumento de ascensão de polos periféricos aos fluxos globais hegemônicos. O objetivo é desvincular o debate sobre comunicação e cultura midiática das teorias ocidentais tradicionais, apontando para uma perspectiva global de um mundo em transição para uma multipolaridade descentralizada dos Estados Unidos. Abordamos a ascensão dos polos periféricos de produção de cultura pop, com foco na Coreia do Sul como um catalisador de diversidade global. Os capítulos abordam o histórico do país e da Hallyu, a ascensão do Ocidente como centro global e a construção da multipolaridade global, enfatizando como a Coreia do Sul pode ser um modelo inspiracional para o Mundo Majoritário, como, por exemplo, para as indústrias midiáticas da Índia, Turquia e Nigéria. Ademais, destaca-se a importância da Onda Coreana como um fenômeno midiático não-ocidental e não-anglófono, além de seu potencial de alcance no mundo. Concluímos que a irrupção de experiências periféricas diversificadas está desafiando a supremacia ocidental no âmbito da cultura pop, assim como apontando um momento de profundas mudanças na atual ordem global.
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