Grupo memória e criatividade: um estudo acerca da dinâmica assistencial da enfermagem com pessoas idosas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11824 |
Resumo: | A realização de trabalhos com grupos de clientes, pelas enfermeiras, indica a relevância de re-visitar estratégias utilizadas para melhor planejamento do processo de cuidar. Trata-se de análise da dinâmica assistencial desenvolvida pela enfermeira na condução de um grupo de idosos. Os objetivos foram: descrever a constituição do Grupo Memória e Criatividade; analisar a dinâmica de desenvolvimento do grupo pela enfermeira e discutir as (im)possibilidades da aplicação do modelo de Grupo Operativo na assistência de enfermagem. A fundamentação teórica foi orientada na perspectiva teórico-metodológica de Pichon-Rivière. O estudo foi realizado no Hospital Escola São Francisco de Assis/UFRJ. Utilizou-se o método estudo de caso com análise qualitativa das crônicas elaboradas para retratar a dinâmica assistencial, a partir de quarenta e cinco horas de observação não participante. As unidades de análise foram: “a dinâmica de condução do Grupo Memória e Criatividade” e “o agir peculiar da enfermeira na condução do grupo memória e criatividade”.As evidências alcançadas permitem concluir que a enfermeira adota, de forma intuitiva, as etapas do modelo pichoniano de grupo operativo, contudo, a partir da utilização do corpo como instrumento motivador e de técnicas lúdicas, confere criatividade e dinamismo à atividade. O que indica algumas especificidades no agir da enfermeira no contexto de uma prática de saber interdisciplinar que pode ser entendida como uma proposta de modelo com possibilidades de aplicação na prática da enfermagem. Sugerem-se novas investigações que contribuam para reconhecer condições que garantam as peculiaridades dos atos específicos da enfermagem na condução de trabalhos com grupos. |
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Grupo memória e criatividade: um estudo acerca da dinâmica assistencial da enfermagem com pessoas idosasMemory and Criativity Group: a study about the care dynamic with elderliesEnfermagemGerênciaPrática de grupoIdosoCuidados de EnfermagemIdosoPrática de grupoNursingAgedManagementGroup PracticeA realização de trabalhos com grupos de clientes, pelas enfermeiras, indica a relevância de re-visitar estratégias utilizadas para melhor planejamento do processo de cuidar. Trata-se de análise da dinâmica assistencial desenvolvida pela enfermeira na condução de um grupo de idosos. Os objetivos foram: descrever a constituição do Grupo Memória e Criatividade; analisar a dinâmica de desenvolvimento do grupo pela enfermeira e discutir as (im)possibilidades da aplicação do modelo de Grupo Operativo na assistência de enfermagem. A fundamentação teórica foi orientada na perspectiva teórico-metodológica de Pichon-Rivière. O estudo foi realizado no Hospital Escola São Francisco de Assis/UFRJ. Utilizou-se o método estudo de caso com análise qualitativa das crônicas elaboradas para retratar a dinâmica assistencial, a partir de quarenta e cinco horas de observação não participante. As unidades de análise foram: “a dinâmica de condução do Grupo Memória e Criatividade” e “o agir peculiar da enfermeira na condução do grupo memória e criatividade”.As evidências alcançadas permitem concluir que a enfermeira adota, de forma intuitiva, as etapas do modelo pichoniano de grupo operativo, contudo, a partir da utilização do corpo como instrumento motivador e de técnicas lúdicas, confere criatividade e dinamismo à atividade. O que indica algumas especificidades no agir da enfermeira no contexto de uma prática de saber interdisciplinar que pode ser entendida como uma proposta de modelo com possibilidades de aplicação na prática da enfermagem. Sugerem-se novas investigações que contribuam para reconhecer condições que garantam as peculiaridades dos atos específicos da enfermagem na condução de trabalhos com grupos.The clients group work realization, by nurses, indicates the relevance of revisit strategies used to better planning the care process. It deals about the care dynamic developed by nurse in elderlies group leading. The objectives were: Describe the Mermory and Creativity Group formation; analyze the group development dynamic by nurse and discuss the (im)possibilities of application the Operative Group in nurse assistance. The theoreticaly reasons were oriented in Pichon-Rivière theorical-methodologic perspective. The study was realized in Hospital Escola São Francisco de Assis/UFRJ. The case study was the method utilized with qualitative analyzis of chronics prepared to retrat the assistance dynamic, from non participant observe fourty five hours. The analyzis units were: “the memory and creativity group conduction dynamic” and “the nurse singular act in Memory and Creativity Group conduction”. The evidences achieves allow conclude that nurse adopts, from intuitive way, the steps from pichonian model in operative group, however, from body utilization like motivating instrument and playful technicals, gives creativity and dynamism to ativity. It indicates some specificities in nurse act in interdisciplinary known practice context that can be understood like a model purpose with possibilities in practice nurse application. Suggest new investigations wich contruibute to recognize conditions to ensure the nurse specific acts singularities in conduction of works with groups.105f.Moreira, Marléa ChagasFigueiredo, Nébia Maria Almeida deDomingos, Ana Mariahttp://lattes.cnpq.br/0232661366734847http://lattes.cnpq.br/6090071913050951http://lattes.cnpq.br/8601378296411619http://lattes.cnpq.br/7249974826407380Flores, Paula Vanessa Peclat2019-10-29T17:51:53Z2019-10-29T17:51:53Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFLORES, Paula Vanessa Peclat. Grupo memória e criatividade: um estudo acerca da dinâmica assistencial da enfermagem com pessoas idosas. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11824http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:56:56Zoai:app.uff.br:1/11824Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:56:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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