O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Philipe Ramos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28101
Resumo: As compras pelo comércio eletrônico têm crescido de forma acelerada nos últimos vinte anos. Os consumidores buscam cada vez mais produtos e qualidade nos serviços prestados. As empresas deste setor, de natureza bastante competitiva, vêm buscando se diferenciar por meio do seu sortimento e melhorias na oferta de comodidade e praticidade para os seus clientes. Nos últimos dois anos, impulsionados pelo isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, os grandes e novos players desse setor passaram a oferecer produtos de alto giro no seu sortimento. O consumo destes produtos, comumente vendidos em supermercados ou feiras livres, possuem alta frequência de compra e diversas especificidades, tais como a conservação e o hábito da avaliação mais criteriosa antes do ato de compra. A expansão do ecommerce supermercadista rompe com hábitos de anos e levanta diversas questões sobre como deve ser a relação do cliente com os produtos de alto giro. Com o objetivo de compreender a experiência e as perspectivas dos consumidores sobre a venda de produtos de supermercado pela internet, foram realizadas duas pesquisas de campo, inicialmente por meio de questionário online, complementada por entrevista com consumidores do novo canal. Essa pesquisa teve caráter exploratório dos dados, podendo levantar diferentes aspectos deste novo modelo de venda de produtos de supermercado.
id UFF-2_b9447a5025e43f62617521376ae685cf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28101
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônicoE-commerceSupermercadoAlto giroConsumoComércio eletrônicoComércio varejistaSupermercadoConsumo (Economia)As compras pelo comércio eletrônico têm crescido de forma acelerada nos últimos vinte anos. Os consumidores buscam cada vez mais produtos e qualidade nos serviços prestados. As empresas deste setor, de natureza bastante competitiva, vêm buscando se diferenciar por meio do seu sortimento e melhorias na oferta de comodidade e praticidade para os seus clientes. Nos últimos dois anos, impulsionados pelo isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, os grandes e novos players desse setor passaram a oferecer produtos de alto giro no seu sortimento. O consumo destes produtos, comumente vendidos em supermercados ou feiras livres, possuem alta frequência de compra e diversas especificidades, tais como a conservação e o hábito da avaliação mais criteriosa antes do ato de compra. A expansão do ecommerce supermercadista rompe com hábitos de anos e levanta diversas questões sobre como deve ser a relação do cliente com os produtos de alto giro. Com o objetivo de compreender a experiência e as perspectivas dos consumidores sobre a venda de produtos de supermercado pela internet, foram realizadas duas pesquisas de campo, inicialmente por meio de questionário online, complementada por entrevista com consumidores do novo canal. Essa pesquisa teve caráter exploratório dos dados, podendo levantar diferentes aspectos deste novo modelo de venda de produtos de supermercado.[55] f.Tayt-son, Débora Bogéa da CostaLevy, ArielCastro Júnior, Joel de Lima PereiraSousa, Philipe Ramos de2023-03-08T13:42:06Z2023-03-08T13:42:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Philipe Ramos de. O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico. 2021. [55] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28101CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-08T13:42:10Zoai:app.uff.br:1/28101Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:35.488938Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
title O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
spellingShingle O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
Sousa, Philipe Ramos de
E-commerce
Supermercado
Alto giro
Consumo
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Supermercado
Consumo (Economia)
title_short O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
title_full O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
title_fullStr O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
title_full_unstemmed O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
title_sort O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico
author Sousa, Philipe Ramos de
author_facet Sousa, Philipe Ramos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tayt-son, Débora Bogéa da Costa
Levy, Ariel
Castro Júnior, Joel de Lima Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Philipe Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Supermercado
Alto giro
Consumo
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Supermercado
Consumo (Economia)
topic E-commerce
Supermercado
Alto giro
Consumo
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Supermercado
Consumo (Economia)
description As compras pelo comércio eletrônico têm crescido de forma acelerada nos últimos vinte anos. Os consumidores buscam cada vez mais produtos e qualidade nos serviços prestados. As empresas deste setor, de natureza bastante competitiva, vêm buscando se diferenciar por meio do seu sortimento e melhorias na oferta de comodidade e praticidade para os seus clientes. Nos últimos dois anos, impulsionados pelo isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, os grandes e novos players desse setor passaram a oferecer produtos de alto giro no seu sortimento. O consumo destes produtos, comumente vendidos em supermercados ou feiras livres, possuem alta frequência de compra e diversas especificidades, tais como a conservação e o hábito da avaliação mais criteriosa antes do ato de compra. A expansão do ecommerce supermercadista rompe com hábitos de anos e levanta diversas questões sobre como deve ser a relação do cliente com os produtos de alto giro. Com o objetivo de compreender a experiência e as perspectivas dos consumidores sobre a venda de produtos de supermercado pela internet, foram realizadas duas pesquisas de campo, inicialmente por meio de questionário online, complementada por entrevista com consumidores do novo canal. Essa pesquisa teve caráter exploratório dos dados, podendo levantar diferentes aspectos deste novo modelo de venda de produtos de supermercado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-08T13:42:06Z
2023-03-08T13:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Philipe Ramos de. O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico. 2021. [55] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28101
identifier_str_mv SOUSA, Philipe Ramos de. O futuro do e-commerce supermercadista: um estudo sobre o consumo de produtos de alto giro no comércio eletrônico. 2021. [55] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823599966748672