Percepção estética de componentes faciais por leigos e dentistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghiu, Iris Trindade de Paiva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25064
Resumo: Introdução: A crescente busca por procedimentos relacionados a estética facial é uma realidade presente no dia a dia de diversas categorias profissionais. Por essa razão é importante manterem atualizadas as informações quanto às características faciais que são consideradas amplamente atrativas. Objetivo: Determinar se nariz e sorriso com diferentes graus de desarmonia têm atratividade semelhante para a população leiga e de dentistas com conhecimento de harmonização orofacial. Metodologia: Foram avaliados escores de beleza de 0 a 10 na Escala Visual Analógica (EVA) de seis fotografias manipuladas da face de uma mesma modelo. Participaram da pesquisa como avaliadores 112 indivíduos sendo 58 leigos e 54 dentistas com conhecimento de harmonização orofacial. As fotografias da modelo continham combinações de manipulações realizadas apenas em nariz e sorriso. As fotografias foram nomeadas de acordo com as manipulações da seguinte forma: foto nariz simétrico + sorriso com dentes alinhados – Foto padrão; Foto nariz com desvio de 2 mm + sorriso com dentes alinhados – Foto desvio leve (DL); foto nariz com desvio de 4 mm + sorriso com dentes alinhados – Foto desvio severo (DS); foto nariz simétrico + sorriso com desalinhamento dentário – Foto maloclusão (M); foto nariz com desvio leve + maloclusão – Foto DL + M e foto nariz com desvio severo + maloclusão – Foto DS + M. Foram utilizados os testes estatísticos: teste ANOVA de medidas repetidas a dois critérios com o pós-teste de Tukey para detectar as diferenças entre as notas atribuídas a cada fotografia pelos grupos de avaliadores. Resultados: No grupo de leigos as maiores notas foram atribuídas às fotografias sem maloclusão e as menores notas foram dadas às fotografias em que a maloclusão estava presente. Para esse grupo, não houve diferença estatisticamente significativa entre as notas em que a maloclusão estava ausente (foto padrão, foto DL e foto DS) ou presente (foto M, foto DL + M e foto DS + M). No grupo de dentistas com conhecimento de harmonização orofacial as maiores notas também foram atribuídas às fotografias sem maloclusão e as menores notas às fotografias com maloclusão. Entretanto, para este grupo houve diferença estatisticamente significativa também entre a foto padrão e a foto DS. Conclusões: Pôde-se concluir que desarmonias do sorriso impactaram mais negativamente a percepção estética da face do que os desvios de nariz; as desarmonias do sorriso foram percebidas de forma semelhante por ambos os grupos de avaliadores e o desvio do nariz mais severo impactou mais negativamente os dentistas com conhecimento de harmonização orofacial do que os leigos.
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Participaram da pesquisa como avaliadores 112 indivíduos sendo 58 leigos e 54 dentistas com conhecimento de harmonização orofacial. As fotografias da modelo continham combinações de manipulações realizadas apenas em nariz e sorriso. As fotografias foram nomeadas de acordo com as manipulações da seguinte forma: foto nariz simétrico + sorriso com dentes alinhados – Foto padrão; Foto nariz com desvio de 2 mm + sorriso com dentes alinhados – Foto desvio leve (DL); foto nariz com desvio de 4 mm + sorriso com dentes alinhados – Foto desvio severo (DS); foto nariz simétrico + sorriso com desalinhamento dentário – Foto maloclusão (M); foto nariz com desvio leve + maloclusão – Foto DL + M e foto nariz com desvio severo + maloclusão – Foto DS + M. Foram utilizados os testes estatísticos: teste ANOVA de medidas repetidas a dois critérios com o pós-teste de Tukey para detectar as diferenças entre as notas atribuídas a cada fotografia pelos grupos de avaliadores. Resultados: No grupo de leigos as maiores notas foram atribuídas às fotografias sem maloclusão e as menores notas foram dadas às fotografias em que a maloclusão estava presente. Para esse grupo, não houve diferença estatisticamente significativa entre as notas em que a maloclusão estava ausente (foto padrão, foto DL e foto DS) ou presente (foto M, foto DL + M e foto DS + M). No grupo de dentistas com conhecimento de harmonização orofacial as maiores notas também foram atribuídas às fotografias sem maloclusão e as menores notas às fotografias com maloclusão. Entretanto, para este grupo houve diferença estatisticamente significativa também entre a foto padrão e a foto DS. Conclusões: Pôde-se concluir que desarmonias do sorriso impactaram mais negativamente a percepção estética da face do que os desvios de nariz; as desarmonias do sorriso foram percebidas de forma semelhante por ambos os grupos de avaliadores e o desvio do nariz mais severo impactou mais negativamente os dentistas com conhecimento de harmonização orofacial do que os leigos.Introduction: Nowadays, the increasing search for facial esthetics procedures is a reality for several professional categories. For this reason, it is important to keep up-to-date information regarding facial features that are considered to be widely attractive. Objective: To investigate whether nose and smile with different degrees of disharmony have similar attractiveness for the laypeople and dentists with knowledge of esthetic procedures. Methods: Beauty scores from 0 to 10 on the Visual Analogue Scale (VAS) of 6 manipulated photographs of the face of the same model were evaluated by a total of 112 participants, 58 layperson and 54 dentists with knowledge in orofacial harmonization made up the sample. The model's photographs contained manipulations performed only on the nose and smile. The photographs were named according to the manipulations as follows: Symmetrical nose + smile with aligned teeth photo – Standard photo; 2 mm of nose deviation + smile with aligned teeth photo – Slight deviation photo (SD); 4 mm of nose deviation + smile with aligned teeth photo – Larger deviation photo (LD); Symmetrical nose + smile with crowding teeth photo – Malocclusion photo (M); 2 mm of nose deviation + smile with crowding teeth photo – SD+ M photo and 4 mm of nose deviation + smile with crowding teeth photo – DS + M photo. The following tests were applied: Two-way repeated measures ANOVA test and Tukey's post-test to detect the differences between the scores assigned to each photograph by the groups of evaluators. Results: In the laypersons group, the highest grades were given to photographs without malocclusion and the lowest grades were given to photographs in which the malocclusion was present. For this group, there was no statistically significant difference between grades in which malocclusion was absent (standard photo, SD photo and LD photo) or present (M photo, SD + M photo and LD + M photo). In the group of dentists with knowledge in orofacial harmonization, the highest scores were also attributed to photographs without malocclusion and the lowest scores to photographs with malocclusion. However, for this group there was also a statistically significant difference between the standard photo and the LD photo. Conclusions: It was possible to conclude that smile disharmonies had a more negative impact on the aesthetic perception of the face than nose deviations; smile disharmonies were similarly perceived by both groups of evaluators and the more severe nose deviation had a more negative impact on dentists with knowledge of orofacial harmonization than laypersons. Keywords: Dental esthetic, visual perception, face recognition, nose38 f.Mattos, Cláudia Trindadehttp://lattes.cnpq.br/6229862580059527Motta, Alexandre Trindade Simões dahttp://lattes.cnpq.br/5932397448848376http://lattes.cnpq.br/2262935698248248Ghiu, Iris Trindade de Paiva2022-05-19T17:25:52Z2022-05-19T17:25:52Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGHIU, Iris Trindade de Paiva. Percepção estética de componentes faciais por leigos e dentistas. 2021. 38 f. 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