O big data e seu impacto comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Clarisse Freire Leal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669
Resumo: A análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento
id UFF-2_b9668a9542979e9853fd6d9b383e2810
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30669
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O big data e seu impacto comportamentalBig DataDadosComportamentoData miningBig DataMarketing políticoAlgoritmoA análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento38 p.Zahn, Jean de OliveiraAmaral, Rafael BurlamaquiBraga, Clarisse Freire Leal2023-09-29T17:49:38Z2023-09-29T17:49:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRAGA, Clarisse Freire Leal. O big data e seu impacto comportamental. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-29T17:49:42Zoai:app.uff.br:1/30669Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-29T17:49:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O big data e seu impacto comportamental
title O big data e seu impacto comportamental
spellingShingle O big data e seu impacto comportamental
Braga, Clarisse Freire Leal
Big Data
Dados
Comportamento
Data mining
Big Data
Marketing político
Algoritmo
title_short O big data e seu impacto comportamental
title_full O big data e seu impacto comportamental
title_fullStr O big data e seu impacto comportamental
title_full_unstemmed O big data e seu impacto comportamental
title_sort O big data e seu impacto comportamental
author Braga, Clarisse Freire Leal
author_facet Braga, Clarisse Freire Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zahn, Jean de Oliveira
Amaral, Rafael Burlamaqui
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Clarisse Freire Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
Dados
Comportamento
Data mining
Big Data
Marketing político
Algoritmo
topic Big Data
Dados
Comportamento
Data mining
Big Data
Marketing político
Algoritmo
description A análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-29T17:49:38Z
2023-09-29T17:49:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Clarisse Freire Leal. O big data e seu impacto comportamental. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669
identifier_str_mv BRAGA, Clarisse Freire Leal. O big data e seu impacto comportamental. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135447945609216