O big data e seu impacto comportamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669 |
Resumo: | A análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento |
id |
UFF-2_b9668a9542979e9853fd6d9b383e2810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30669 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O big data e seu impacto comportamentalBig DataDadosComportamentoData miningBig DataMarketing políticoAlgoritmoA análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento38 p.Zahn, Jean de OliveiraAmaral, Rafael BurlamaquiBraga, Clarisse Freire Leal2023-09-29T17:49:38Z2023-09-29T17:49:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRAGA, Clarisse Freire Leal. O big data e seu impacto comportamental. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-29T17:49:42Zoai:app.uff.br:1/30669Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:26.723887Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O big data e seu impacto comportamental |
title |
O big data e seu impacto comportamental |
spellingShingle |
O big data e seu impacto comportamental Braga, Clarisse Freire Leal Big Data Dados Comportamento Data mining Big Data Marketing político Algoritmo |
title_short |
O big data e seu impacto comportamental |
title_full |
O big data e seu impacto comportamental |
title_fullStr |
O big data e seu impacto comportamental |
title_full_unstemmed |
O big data e seu impacto comportamental |
title_sort |
O big data e seu impacto comportamental |
author |
Braga, Clarisse Freire Leal |
author_facet |
Braga, Clarisse Freire Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zahn, Jean de Oliveira Amaral, Rafael Burlamaqui |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Clarisse Freire Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Dados Comportamento Data mining Big Data Marketing político Algoritmo |
topic |
Big Data Dados Comportamento Data mining Big Data Marketing político Algoritmo |
description |
A análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-29T17:49:38Z 2023-09-29T17:49:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRAGA, Clarisse Freire Leal. O big data e seu impacto comportamental. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Clarisse Freire Leal. O big data e seu impacto comportamental. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823699668500480 |