Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Mirian Aranha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12997
Resumo: A publicidade voltada para medicamentos isentos de prescrição médica, aqueles cuja compra não demanda de prescrição médica e a publicidade pode ser direcionada ao usuário do fármaco, possui grande espaço na mídia pós-moderna e está figurada entre as modalidades com maiores investimentos dedicados. Esta dissertação dedicou-se a compreender elementos que constituem o contexto em que essas peças são criadas, dentre eles as principais características do sujeito e da sociedade pós-moderna, marcada pelo fenômeno da medicalização, que também buscou-se apresentar. Além disso, foram abordadas as principais estratégias e recursos de marketing que apoiam as ações de publicidade tradicional, assim como àquelas voltadas para a promoção de medicamentos. Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica a respeito do tema e peças publicitárias dos fármacos Dorflex e Neosaldina foram analisadas, através de noções da Análise do Discurso.
id UFF-2_bb1e0962c963d822e382e6422e51e12a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12997
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporâneaPublicidadeMedicamentoMedicalizaçãoMídiaCotidianoMídiaCotidianoPublicidadeMedicamentoAdvertisingMedicineMedicalizationMediaEveryday lifeA publicidade voltada para medicamentos isentos de prescrição médica, aqueles cuja compra não demanda de prescrição médica e a publicidade pode ser direcionada ao usuário do fármaco, possui grande espaço na mídia pós-moderna e está figurada entre as modalidades com maiores investimentos dedicados. Esta dissertação dedicou-se a compreender elementos que constituem o contexto em que essas peças são criadas, dentre eles as principais características do sujeito e da sociedade pós-moderna, marcada pelo fenômeno da medicalização, que também buscou-se apresentar. Além disso, foram abordadas as principais estratégias e recursos de marketing que apoiam as ações de publicidade tradicional, assim como àquelas voltadas para a promoção de medicamentos. Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica a respeito do tema e peças publicitárias dos fármacos Dorflex e Neosaldina foram analisadas, através de noções da Análise do Discurso.Advertising for Over The Counter (OTC) medicines, those whose purchase does not require prescription, and advertising can be directed to the user of the medication, has large space in the postmodern media and it is figured among the modes with the largest dedicated investments. This dissertation was dedicated to the understanding of elements that constitute the context in which these pieces are created, among them the main characteristics of the subject and the postmodern society, marked by the phenomenon of medicalization, which also sought to present. In addition, it was discussed the main strategies and marketing resources that support traditional advertising actions, as well as those aimed at the promotion of drugs. For this work a bibliographical review was carried out regarding the subject and advertising pieces of the medications Dorflex and Neosaldina were analyzed, under the Discourse Analysis methodology.113fBragaglia, Ana PaulaBurrowes, Patrícia CecíliaLerner, KatiaSampaio, Mirian Aranha2019-03-04T13:46:52Z2019-03-04T13:46:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12997Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:29Zoai:app.uff.br:1/12997Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:37.383173Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
title Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
spellingShingle Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
Sampaio, Mirian Aranha
Publicidade
Medicamento
Medicalização
Mídia
Cotidiano
Mídia
Cotidiano
Publicidade
Medicamento
Advertising
Medicine
Medicalization
Media
Everyday life
title_short Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
title_full Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
title_fullStr Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
title_full_unstemmed Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
title_sort Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
author Sampaio, Mirian Aranha
author_facet Sampaio, Mirian Aranha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragaglia, Ana Paula
Burrowes, Patrícia Cecília
Lerner, Katia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Mirian Aranha
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Medicamento
Medicalização
Mídia
Cotidiano
Mídia
Cotidiano
Publicidade
Medicamento
Advertising
Medicine
Medicalization
Media
Everyday life
topic Publicidade
Medicamento
Medicalização
Mídia
Cotidiano
Mídia
Cotidiano
Publicidade
Medicamento
Advertising
Medicine
Medicalization
Media
Everyday life
description A publicidade voltada para medicamentos isentos de prescrição médica, aqueles cuja compra não demanda de prescrição médica e a publicidade pode ser direcionada ao usuário do fármaco, possui grande espaço na mídia pós-moderna e está figurada entre as modalidades com maiores investimentos dedicados. Esta dissertação dedicou-se a compreender elementos que constituem o contexto em que essas peças são criadas, dentre eles as principais características do sujeito e da sociedade pós-moderna, marcada pelo fenômeno da medicalização, que também buscou-se apresentar. Além disso, foram abordadas as principais estratégias e recursos de marketing que apoiam as ações de publicidade tradicional, assim como àquelas voltadas para a promoção de medicamentos. Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica a respeito do tema e peças publicitárias dos fármacos Dorflex e Neosaldina foram analisadas, através de noções da Análise do Discurso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-04T13:46:52Z
2019-03-04T13:46:52Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12997
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12997
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823590842040320