Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12997 |
Resumo: | A publicidade voltada para medicamentos isentos de prescrição médica, aqueles cuja compra não demanda de prescrição médica e a publicidade pode ser direcionada ao usuário do fármaco, possui grande espaço na mídia pós-moderna e está figurada entre as modalidades com maiores investimentos dedicados. Esta dissertação dedicou-se a compreender elementos que constituem o contexto em que essas peças são criadas, dentre eles as principais características do sujeito e da sociedade pós-moderna, marcada pelo fenômeno da medicalização, que também buscou-se apresentar. Além disso, foram abordadas as principais estratégias e recursos de marketing que apoiam as ações de publicidade tradicional, assim como àquelas voltadas para a promoção de medicamentos. Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica a respeito do tema e peças publicitárias dos fármacos Dorflex e Neosaldina foram analisadas, através de noções da Análise do Discurso. |
id |
UFF-2_bb1e0962c963d822e382e6422e51e12a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12997 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporâneaPublicidadeMedicamentoMedicalizaçãoMídiaCotidianoMídiaCotidianoPublicidadeMedicamentoAdvertisingMedicineMedicalizationMediaEveryday lifeA publicidade voltada para medicamentos isentos de prescrição médica, aqueles cuja compra não demanda de prescrição médica e a publicidade pode ser direcionada ao usuário do fármaco, possui grande espaço na mídia pós-moderna e está figurada entre as modalidades com maiores investimentos dedicados. Esta dissertação dedicou-se a compreender elementos que constituem o contexto em que essas peças são criadas, dentre eles as principais características do sujeito e da sociedade pós-moderna, marcada pelo fenômeno da medicalização, que também buscou-se apresentar. Além disso, foram abordadas as principais estratégias e recursos de marketing que apoiam as ações de publicidade tradicional, assim como àquelas voltadas para a promoção de medicamentos. Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica a respeito do tema e peças publicitárias dos fármacos Dorflex e Neosaldina foram analisadas, através de noções da Análise do Discurso.Advertising for Over The Counter (OTC) medicines, those whose purchase does not require prescription, and advertising can be directed to the user of the medication, has large space in the postmodern media and it is figured among the modes with the largest dedicated investments. This dissertation was dedicated to the understanding of elements that constitute the context in which these pieces are created, among them the main characteristics of the subject and the postmodern society, marked by the phenomenon of medicalization, which also sought to present. In addition, it was discussed the main strategies and marketing resources that support traditional advertising actions, as well as those aimed at the promotion of drugs. For this work a bibliographical review was carried out regarding the subject and advertising pieces of the medications Dorflex and Neosaldina were analyzed, under the Discourse Analysis methodology.113fBragaglia, Ana PaulaBurrowes, Patrícia CecíliaLerner, KatiaSampaio, Mirian Aranha2019-03-04T13:46:52Z2019-03-04T13:46:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12997Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T03:07:29Zoai:app.uff.br:1/12997Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:37.383173Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
title |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
spellingShingle |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea Sampaio, Mirian Aranha Publicidade Medicamento Medicalização Mídia Cotidiano Mídia Cotidiano Publicidade Medicamento Advertising Medicine Medicalization Media Everyday life |
title_short |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
title_full |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
title_fullStr |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
title_full_unstemmed |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
title_sort |
Publicidade de medicamentos e automedicação: produções midiáticas e convergências com a sociedade medicalizada contemporânea |
author |
Sampaio, Mirian Aranha |
author_facet |
Sampaio, Mirian Aranha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bragaglia, Ana Paula Burrowes, Patrícia Cecília Lerner, Katia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Mirian Aranha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Medicamento Medicalização Mídia Cotidiano Mídia Cotidiano Publicidade Medicamento Advertising Medicine Medicalization Media Everyday life |
topic |
Publicidade Medicamento Medicalização Mídia Cotidiano Mídia Cotidiano Publicidade Medicamento Advertising Medicine Medicalization Media Everyday life |
description |
A publicidade voltada para medicamentos isentos de prescrição médica, aqueles cuja compra não demanda de prescrição médica e a publicidade pode ser direcionada ao usuário do fármaco, possui grande espaço na mídia pós-moderna e está figurada entre as modalidades com maiores investimentos dedicados. Esta dissertação dedicou-se a compreender elementos que constituem o contexto em que essas peças são criadas, dentre eles as principais características do sujeito e da sociedade pós-moderna, marcada pelo fenômeno da medicalização, que também buscou-se apresentar. Além disso, foram abordadas as principais estratégias e recursos de marketing que apoiam as ações de publicidade tradicional, assim como àquelas voltadas para a promoção de medicamentos. Para este trabalho foi realizada revisão bibliográfica a respeito do tema e peças publicitárias dos fármacos Dorflex e Neosaldina foram analisadas, através de noções da Análise do Discurso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-04T13:46:52Z 2019-03-04T13:46:52Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12997 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12997 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823590842040320 |