O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Janaina do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24239
Resumo: Atualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa final
id UFF-2_bd02fd3c86f3495cf5746571f5b9993d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24239
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadasJogoSequência didáticaFunções orgânicasMomentos pedagógicosEnsino de químicaEnsino médioRecurso didáticoGameDidactic sequencePedagogical momentsOrganic functionsAtualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa finalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCurrently, studies have shown that the teaching of Chemistry in High School has been taught in a traditional way in the classroom, making its contents uninteresting and abstract, with no connection to the current and globalized world. The use of didactic resources such as games plays an important role in the teaching-learning process, in addition to arousing in the student the will to learn, motivation and involvement in the content. The aim of this dissertation was to use a didactic sequence with the game 'Guessing the Molecule' to teach oxygen and nitrogen functions, conducting debates, seeking information so that students become familiar with the molecules and functions and the use of the game as motivator in learning organic functions. This document is based on the theoretical assumptions of Lev Vygotsky and Jean Piaget, bringing the important aspects of socialization, cognitive development and the construction of students' potential knowledge using resources that are motivating and that promote student protagonism. The didactic sequence was based on 3 pedagogical moments and was applied to students from a State School in the city of Tremembé – SP. It was observed that this work quite satisfactorily achieved the learning objectives it proposed, having demonstrated its strong point in the application of the didactic game, which made the teaching and learning process more efficient, stimulating and pleasurable. In addition, an attitude of greater interest, motivation and desire to achieve good performance was observed, even after the application of the game, observing a change in posture on the part of most students when making the list final evaluation98 f.Alves, Andréa Aparecida RibeiroMendonça, Lígia Maria VieiraNovais, Robson Macedohttp://lattes.cnpq.br/1164572088538835http://lattes.cnpq.br/5969031244402632http://lattes.cnpq.br/0059570879207078http://lattes.cnpq.br/8018498634297142Mendes, Janaina do Nascimento2022-01-20T14:36:08Z2022-01-20T14:36:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMENDES, Janaina do Nascimento. O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Exatas, Volta Redonda, RJ.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24239Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-04T21:29:25Zoai:app.uff.br:1/24239Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:36.926485Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
title O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
spellingShingle O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
Mendes, Janaina do Nascimento
Jogo
Sequência didática
Funções orgânicas
Momentos pedagógicos
Ensino de química
Ensino médio
Recurso didático
Game
Didactic sequence
Pedagogical moments
Organic functions
title_short O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
title_full O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
title_fullStr O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
title_full_unstemmed O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
title_sort O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas
author Mendes, Janaina do Nascimento
author_facet Mendes, Janaina do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
Mendonça, Lígia Maria Vieira
Novais, Robson Macedo
http://lattes.cnpq.br/1164572088538835
http://lattes.cnpq.br/5969031244402632
http://lattes.cnpq.br/0059570879207078
http://lattes.cnpq.br/8018498634297142
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Janaina do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Sequência didática
Funções orgânicas
Momentos pedagógicos
Ensino de química
Ensino médio
Recurso didático
Game
Didactic sequence
Pedagogical moments
Organic functions
topic Jogo
Sequência didática
Funções orgânicas
Momentos pedagógicos
Ensino de química
Ensino médio
Recurso didático
Game
Didactic sequence
Pedagogical moments
Organic functions
description Atualmente estudos têm mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino- aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções, tendo o jogo como motivador na aprendizagem das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam o protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremembé – SP. Observou-se que este trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de realizar a atividade avaliativa final
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-20T14:36:08Z
2022-01-20T14:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Janaina do Nascimento. O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Exatas, Volta Redonda, RJ.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24239
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv MENDES, Janaina do Nascimento. O uso de sequência didática com o jogo ‘adivinhando a molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Exatas, Volta Redonda, RJ.
Aluno de Mestrado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823696166256640