Simulação numérica por elementos finitos dos múltiplos estágios da conformação de rodas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21010 |
Resumo: | Tradicionalmente, o método de tentativas e erros é empregado na indústria de conformação de chapas, na fase de ajuste do ferramental, exigindo a confecção de protótipos, o que aumenta a duração e custo destes projetos, fazendo com que a etapa de conformação seja o caminho crítico no planejamento da fabricação de veículos. Posto isso, o objetivo principal desta dissertação é avaliar até que ponto a Simulação Numérica, através do Método de Elementos Finitos pode fornecer informações adicionais, quando aplicada aos processos industriais de conformação de chapas envolvendo múltiplos estágios. O estudo é realizado a partir da abordagem dos dois estágios iniciais da fabricação do disco da roda Brasília. Inicialmente, é feita uma avaliação a nível experimental sobre a substituição de aços de baixo carbono por aços de alta resistência, mais finos, no processo. Posteriormente, é feita uma comparação entre resultados de deformação na espessura experimentais e numéricos, obtidos através do código explícito LS-DYNA3D. Na etapa final, é iniciada a análise de sensibilidade do modelo, que se baseia na variação de parâmetros do processo, com a finalidade de verificar se as tendências apresentadas pelo mesmo condizem com o esperado pela teoria. |
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Simulação numérica por elementos finitos dos múltiplos estágios da conformação de rodasConformação mecânicaRodas de automóveisSimulação numéricaDeformação (materiais)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICATradicionalmente, o método de tentativas e erros é empregado na indústria de conformação de chapas, na fase de ajuste do ferramental, exigindo a confecção de protótipos, o que aumenta a duração e custo destes projetos, fazendo com que a etapa de conformação seja o caminho crítico no planejamento da fabricação de veículos. Posto isso, o objetivo principal desta dissertação é avaliar até que ponto a Simulação Numérica, através do Método de Elementos Finitos pode fornecer informações adicionais, quando aplicada aos processos industriais de conformação de chapas envolvendo múltiplos estágios. O estudo é realizado a partir da abordagem dos dois estágios iniciais da fabricação do disco da roda Brasília. Inicialmente, é feita uma avaliação a nível experimental sobre a substituição de aços de baixo carbono por aços de alta resistência, mais finos, no processo. Posteriormente, é feita uma comparação entre resultados de deformação na espessura experimentais e numéricos, obtidos através do código explícito LS-DYNA3D. Na etapa final, é iniciada a análise de sensibilidade do modelo, que se baseia na variação de parâmetros do processo, com a finalidade de verificar se as tendências apresentadas pelo mesmo condizem com o esperado pela teoria.Programa de Pós-graduação em Engenharia MetalúrgicaEngenharia metalúrgicaLorente, Gustavo FerranCPF:30000988722http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793597A2Ribeiro, Maurício Passos2021-03-10T20:51:45Z2007-03-022021-03-10T20:51:45Z1997-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21010porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:45Zoai:app.uff.br:1/21010Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:02.947498Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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