A poesia universal de Friedrich Schlegel : um estudo sobre a construção do movimento romântico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Fernanda Novarino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6887
Resumo: A obra de Friedrich Schlegel, desde o Estudo sobre a poesia grega aos anos da revista Athenäum, representa um trabalho de enfrentamento à sua época; é crítica e análise da cultura e, com isso, uma determinação da Modernidade e seu antidiscurso. O caminho encontrado inicialmente pelo filósofo para superá-la está no conceito de objetivo, mais tarde na ideia de romântico com a poesia universal progressiva. A objetividade da obra, como valor em si, deixa de ser um elemento vital do fazer artístico romântico. A criação, como tal, serve apenas de recurso, de via de comunicação para a mensagem interior do criador. Não obstante, a evolução e a dinâmica interna do Primeiro Romantismo Alemão, na figura de Schlegel, nem sempre foram bem recebidas e aceitas por diversos círculos filosóficos. Durante praticamente todo o século XIX o juízo negativo sobre o autor é mantido. O rechaço e a incompreensão à obra de Schlegel muito se deve à postura inovadora em relação ao tipo de reflexão que o filósofo desenvolve. Sua teoria não está voltada para uma verdade última e estática, mas uma proposta de verdade aberta. Trata-se de mobilizar a força noética da poesia para perceber a união do visível e o invisível, do pensável e o que não pode ser pensado: um jogo da diversidade, da articulação da pluralidade e as diferenças num processo de transformação e transfiguração do mundo.
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