A terceirização no setor público: mais por menos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16979
Resumo: Considerando a terceirização no setor público, que constantemente tem sido utilizada como uma ferramenta para otimização de custos, este trabalho tem como questão norteadora da pesquisa investigar se há benefícios para a educação pública ao terceirizarem-se atividades-meio e fins. O presente estudo tomará como foco de análise a percepção de gestoras de quatro escolas públicas: duas pertencentes à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e duas pertencentes à rede de atendimento da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, no que se refere à terceirização de atividades-meio, já que até o presente momento, na prática, ainda não houve a subcontratação das atividades-fim nas secretarias de educação, que seriam a contratação de professores por empresas terceirizadas. Portanto, procede-se à pesquisa exploratória, descritiva, cuja natureza e técnica de análise de dados, amparou-se na pesquisa qualitativa, pois se utilizou da técnica da entrevistas feitas com gestoras de quatro escolas, sendo duas municipais e duas estaduais. Desse modo, observou-se que em detrimento ao pensamento inicial de que o serviço público prestado por funcionários de empresas terceirizadas seria menos eficiente, as respostas às entrevistas demonstraram que isso não procede, que os subcontratados respondem à altura, mesmo não havendo concursados nas mesmas funções relacionadas.
id UFF-2_bde10f7bb6357c7042265a72d1a88a26
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16979
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A terceirização no setor público: mais por menosTerceirizaçãoAdministração públicaAtividade-meioAtividade-fimEscola públicaEducaçãoDuque de Caxias (RJ)Considerando a terceirização no setor público, que constantemente tem sido utilizada como uma ferramenta para otimização de custos, este trabalho tem como questão norteadora da pesquisa investigar se há benefícios para a educação pública ao terceirizarem-se atividades-meio e fins. O presente estudo tomará como foco de análise a percepção de gestoras de quatro escolas públicas: duas pertencentes à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e duas pertencentes à rede de atendimento da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, no que se refere à terceirização de atividades-meio, já que até o presente momento, na prática, ainda não houve a subcontratação das atividades-fim nas secretarias de educação, que seriam a contratação de professores por empresas terceirizadas. Portanto, procede-se à pesquisa exploratória, descritiva, cuja natureza e técnica de análise de dados, amparou-se na pesquisa qualitativa, pois se utilizou da técnica da entrevistas feitas com gestoras de quatro escolas, sendo duas municipais e duas estaduais. Desse modo, observou-se que em detrimento ao pensamento inicial de que o serviço público prestado por funcionários de empresas terceirizadas seria menos eficiente, as respostas às entrevistas demonstraram que isso não procede, que os subcontratados respondem à altura, mesmo não havendo concursados nas mesmas funções relacionadas.Estevez, Alejandra Luisa MagalhãesVaz, Douglas de ToledoOliveira, Jéssica Guerra Inácio deKraemer, Carlos Frederico BomSilva, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da2021-02-25T21:05:50Z2021-02-25T21:05:50Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da. A terceirização no setor público: mais por menos. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16979http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T22:12:17Zoai:app.uff.br:1/16979Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-21T22:12:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A terceirização no setor público: mais por menos
title A terceirização no setor público: mais por menos
spellingShingle A terceirização no setor público: mais por menos
Silva, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da
Terceirização
Administração pública
Atividade-meio
Atividade-fim
Escola pública
Educação
Duque de Caxias (RJ)
title_short A terceirização no setor público: mais por menos
title_full A terceirização no setor público: mais por menos
title_fullStr A terceirização no setor público: mais por menos
title_full_unstemmed A terceirização no setor público: mais por menos
title_sort A terceirização no setor público: mais por menos
author Silva, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da
author_facet Silva, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estevez, Alejandra Luisa Magalhães
Vaz, Douglas de Toledo
Oliveira, Jéssica Guerra Inácio de
Kraemer, Carlos Frederico Bom
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da
dc.subject.por.fl_str_mv Terceirização
Administração pública
Atividade-meio
Atividade-fim
Escola pública
Educação
Duque de Caxias (RJ)
topic Terceirização
Administração pública
Atividade-meio
Atividade-fim
Escola pública
Educação
Duque de Caxias (RJ)
description Considerando a terceirização no setor público, que constantemente tem sido utilizada como uma ferramenta para otimização de custos, este trabalho tem como questão norteadora da pesquisa investigar se há benefícios para a educação pública ao terceirizarem-se atividades-meio e fins. O presente estudo tomará como foco de análise a percepção de gestoras de quatro escolas públicas: duas pertencentes à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e duas pertencentes à rede de atendimento da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, no que se refere à terceirização de atividades-meio, já que até o presente momento, na prática, ainda não houve a subcontratação das atividades-fim nas secretarias de educação, que seriam a contratação de professores por empresas terceirizadas. Portanto, procede-se à pesquisa exploratória, descritiva, cuja natureza e técnica de análise de dados, amparou-se na pesquisa qualitativa, pois se utilizou da técnica da entrevistas feitas com gestoras de quatro escolas, sendo duas municipais e duas estaduais. Desse modo, observou-se que em detrimento ao pensamento inicial de que o serviço público prestado por funcionários de empresas terceirizadas seria menos eficiente, as respostas às entrevistas demonstraram que isso não procede, que os subcontratados respondem à altura, mesmo não havendo concursados nas mesmas funções relacionadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-02-25T21:05:50Z
2021-02-25T21:05:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da. A terceirização no setor público: mais por menos. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16979
identifier_str_mv SILVA, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da. A terceirização no setor público: mais por menos. 2019. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135483257454592