Qual o papel da educação infantil na educação nacional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Isabela Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10473
Resumo: Neste trabalho busco demonstrar a relevância do Programa Brasil Carinhoso, que colocou a infância e a Educação Infantil como prioridade na agenda política do país, e analisar o que representa o seu esvaziamento gradual com o surgimento do Programa Criança Feliz, outra iniciativa do Governo Federal para o mesmo público, ligada à assistência social. A análise das diversas concepções que a assistência à infância assumiu historicamente no país, juntamente com a análise documental do esvaziamento do Brasil Carinhoso, evidenciam a desvalorização da Educação Infantil nacional no cenário atual. Esse movimento parece apontar para uma mudança nos valores que orientam as políticas públicas, marcando o retorno de concepções e de práticas assistencialistas típicas do início do século XX, em detrimento da Educação Infantil como prioridade, direito e etapa da educação básica
id UFF-2_bdeed93f55666acb9e814e2a8b39c9c0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10473
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Qual o papel da educação infantil na educação nacional?Educação infantilPrograma Brasil CarinhosoPrograma Criança FelizPolíticas públicasEducação infantilPolítica públicaAssistencialismoChildhood educationBrasil Carinhoso ProgramCriança Feliz ProgramPublic policiesNeste trabalho busco demonstrar a relevância do Programa Brasil Carinhoso, que colocou a infância e a Educação Infantil como prioridade na agenda política do país, e analisar o que representa o seu esvaziamento gradual com o surgimento do Programa Criança Feliz, outra iniciativa do Governo Federal para o mesmo público, ligada à assistência social. A análise das diversas concepções que a assistência à infância assumiu historicamente no país, juntamente com a análise documental do esvaziamento do Brasil Carinhoso, evidenciam a desvalorização da Educação Infantil nacional no cenário atual. Esse movimento parece apontar para uma mudança nos valores que orientam as políticas públicas, marcando o retorno de concepções e de práticas assistencialistas típicas do início do século XX, em detrimento da Educação Infantil como prioridade, direito e etapa da educação básicaIn this work I aim to demonstrate the relevance of the Brasil Carinhoso Program, which has placed childhood and Childhood Education as a priority in the country's political agenda, and analyze its gradual emptying with the arising of the Criança Feliz Program, another initiative of the Federal Government to the same public, linked to social assistance. The analysis of the diverse conceptions that the child care has historically assumed in the country, together with the documentary analysis of the emptying of Brasil Carinhoso, evidences the devaluation of the national Childhood Education in the current scenario.This movement seems to show a change in the values that guide public policies, marking the return of conceptions and assistencialism practices typical of early 20th century in the care of national childhood, to the detriment of Childhood Education as a priority, right and stage of basic educationZuccarelli, Carolina SoaresPetry, Hélène CécileChristovão, Ana CarolinaFreitas, Isabela Santos2019-07-19T19:57:54Z2019-07-19T19:57:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10473Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T13:37:47Zoai:app.uff.br:1/10473Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:10.311033Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
title Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
spellingShingle Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
Freitas, Isabela Santos
Educação infantil
Programa Brasil Carinhoso
Programa Criança Feliz
Políticas públicas
Educação infantil
Política pública
Assistencialismo
Childhood education
Brasil Carinhoso Program
Criança Feliz Program
Public policies
title_short Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
title_full Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
title_fullStr Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
title_full_unstemmed Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
title_sort Qual o papel da educação infantil na educação nacional?
author Freitas, Isabela Santos
author_facet Freitas, Isabela Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zuccarelli, Carolina Soares
Petry, Hélène Cécile
Christovão, Ana Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Isabela Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Programa Brasil Carinhoso
Programa Criança Feliz
Políticas públicas
Educação infantil
Política pública
Assistencialismo
Childhood education
Brasil Carinhoso Program
Criança Feliz Program
Public policies
topic Educação infantil
Programa Brasil Carinhoso
Programa Criança Feliz
Políticas públicas
Educação infantil
Política pública
Assistencialismo
Childhood education
Brasil Carinhoso Program
Criança Feliz Program
Public policies
description Neste trabalho busco demonstrar a relevância do Programa Brasil Carinhoso, que colocou a infância e a Educação Infantil como prioridade na agenda política do país, e analisar o que representa o seu esvaziamento gradual com o surgimento do Programa Criança Feliz, outra iniciativa do Governo Federal para o mesmo público, ligada à assistência social. A análise das diversas concepções que a assistência à infância assumiu historicamente no país, juntamente com a análise documental do esvaziamento do Brasil Carinhoso, evidenciam a desvalorização da Educação Infantil nacional no cenário atual. Esse movimento parece apontar para uma mudança nos valores que orientam as políticas públicas, marcando o retorno de concepções e de práticas assistencialistas típicas do início do século XX, em detrimento da Educação Infantil como prioridade, direito e etapa da educação básica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-19T19:57:54Z
2019-07-19T19:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10473
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10473
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823669564932096