Bruxas na mídia: a mediação da bruxaria moderna na cultura de mídia a partir do filme The Craft
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30204 |
Resumo: | A bruxaria ressurge como uma crença sistematizada por Gerald Gardner em 1954, na Inglaterra, através de seu livro Witchcraft Today e, de lá até aqui, popularizou-se adicionando novos signos a seu imaginário. A cultura de mídia, usando do espetáculo para gerar novas identidades, faz mediação com a bruxaria moderna, resultando em ofertas de identidades a seus consumidores por signos e mitos gerados em filmes hollywoodianos. Esse é o caso de The Craft (1996), por exemplo, que buscou mostrar de forma próxima da realidade o que se estabelece como os ritos e crenças do sistema religioso. Portanto, analisando a produção a partir de seus signos e mitos, é possível compreender como tal mediação acontece e também como características e subjetividades de suas personagens instrumentalizam-se como mediações a uma crença religiosa que exclama ancestralidade e tem na contemporaneidade um traço de sua constante evolução em uma sociedade com indivíduos que buscam por identidades dentre as ofertas de uma cultura de mídia |
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A bruxaria ressurge como uma crença sistematizada por Gerald Gardner em 1954, na Inglaterra, através de seu livro Witchcraft Today e, de lá até aqui, popularizou-se adicionando novos signos a seu imaginário. A cultura de mídia, usando do espetáculo para gerar novas identidades, faz mediação com a bruxaria moderna, resultando em ofertas de identidades a seus consumidores por signos e mitos gerados em filmes hollywoodianos. Esse é o caso de The Craft (1996), por exemplo, que buscou mostrar de forma próxima da realidade o que se estabelece como os ritos e crenças do sistema religioso. Portanto, analisando a produção a partir de seus signos e mitos, é possível compreender como tal mediação acontece e também como características e subjetividades de suas personagens instrumentalizam-se como mediações a uma crença religiosa que exclama ancestralidade e tem na contemporaneidade um traço de sua constante evolução em uma sociedade com indivíduos que buscam por identidades dentre as ofertas de uma cultura de mídia |
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