Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Vitória Gonçalves dos Santos Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26542
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar se a aplicação de atividades alternativas é capaz de melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes, impulsionando seu rendimento em provas tradicionais. Como tópico de Química, escolheu-se os assuntos envolvidos em eletroquímica, já que este tema é bastante presente em vestibulares, dividindo-o em três distintas partes: reações de oxidação-redução, pilhas e eletrólise. A sequência de atividades avaliativas alternativas desenvolvidas foi composta por: corrosão em monumentos turísticos, funcionamento de uma pilha a partir de um episódio da série norte-americana Breaking Bad e utilização de um simulador online de eletrólise. Após a realização das tarefas, os estudantes passaram por um teste convencional composto por questões antigas de diversas edições do ENEM, além de participarem de um questionário diagnóstico após a realização das atividades, onde poderiam expressar sua opinião sobre as tarefas realizadas. Verificou-se que os alunos da segunda série do Ensino Médio que participaram da sequência de atividades obtiveram boas notas no teste convencional, impulsionando a média final da turma. O questionário diagnóstico mostrou que a maioria dos alunos se agradou com as novas abordagens e que deseja seguir com atividades variadas, revelando também que a preferência pelo ensino presencial é unânime.
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