Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26542 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo verificar se a aplicação de atividades alternativas é capaz de melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes, impulsionando seu rendimento em provas tradicionais. Como tópico de Química, escolheu-se os assuntos envolvidos em eletroquímica, já que este tema é bastante presente em vestibulares, dividindo-o em três distintas partes: reações de oxidação-redução, pilhas e eletrólise. A sequência de atividades avaliativas alternativas desenvolvidas foi composta por: corrosão em monumentos turísticos, funcionamento de uma pilha a partir de um episódio da série norte-americana Breaking Bad e utilização de um simulador online de eletrólise. Após a realização das tarefas, os estudantes passaram por um teste convencional composto por questões antigas de diversas edições do ENEM, além de participarem de um questionário diagnóstico após a realização das atividades, onde poderiam expressar sua opinião sobre as tarefas realizadas. Verificou-se que os alunos da segunda série do Ensino Médio que participaram da sequência de atividades obtiveram boas notas no teste convencional, impulsionando a média final da turma. O questionário diagnóstico mostrou que a maioria dos alunos se agradou com as novas abordagens e que deseja seguir com atividades variadas, revelando também que a preferência pelo ensino presencial é unânime. |
id |
UFF-2_bedfc8c3e0ca9484d947ca2864b31d90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26542 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativasAtividade alternativaEletroquímicaReação de oxirreduçãoPilhasEletróliseEnsino de químicaEletroquímicaEnsino médioAlternative activityElectrochemistryOxidation-reduction reactionsBatteriesElectrolysisO presente trabalho teve como objetivo verificar se a aplicação de atividades alternativas é capaz de melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes, impulsionando seu rendimento em provas tradicionais. Como tópico de Química, escolheu-se os assuntos envolvidos em eletroquímica, já que este tema é bastante presente em vestibulares, dividindo-o em três distintas partes: reações de oxidação-redução, pilhas e eletrólise. A sequência de atividades avaliativas alternativas desenvolvidas foi composta por: corrosão em monumentos turísticos, funcionamento de uma pilha a partir de um episódio da série norte-americana Breaking Bad e utilização de um simulador online de eletrólise. Após a realização das tarefas, os estudantes passaram por um teste convencional composto por questões antigas de diversas edições do ENEM, além de participarem de um questionário diagnóstico após a realização das atividades, onde poderiam expressar sua opinião sobre as tarefas realizadas. Verificou-se que os alunos da segunda série do Ensino Médio que participaram da sequência de atividades obtiveram boas notas no teste convencional, impulsionando a média final da turma. O questionário diagnóstico mostrou que a maioria dos alunos se agradou com as novas abordagens e que deseja seguir com atividades variadas, revelando também que a preferência pelo ensino presencial é unânime.The present work aimed to verify if the application of alternative activities can improve students' performance at school, boosting their grades in traditional tests. As a topic of Chemistry, subjects involved in electrochemistry were chosen, since this theme is quite present in university entrance exams, dividing it into three distinct parts: oxidation-reduction reactions, batteries and electrolysis. The sequence of alternative activities developed was composed of: the corrosion in tourist monuments, the operation of a battery from an episode of the north-american series Breaking Bad and the use of an online electrolysis simulator. After completing the tasks, the students made a conventional test, composed of old questions from different editions of the ENEM, in addition to participating in a diagnostic questionnaire, where they could express their opinion on the tasks performed. It was found that the students of the second year of high school who participated in the sequence of activities obtained good grades in the conventional test, boosting the final average of their students’ group. The diagnostic questionnaire showed that most students were pleased with the new approaches and that they want to continue with varied activities, also revealing that the preference for face-to-face teaching is unanimous.80 f.Ponzio, Eduardo ArielMarques, Marcelo MonteiroOliveira, Fabiana Monteiro deFernandes, Caio MachadoPina, Vitória Gonçalves dos Santos Souza2022-10-20T14:12:03Z2022-10-20T14:12:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINA, Vitória Gonçalves dos Santos Souza. Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas. Niterói, 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26542CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T14:12:06Zoai:app.uff.br:1/26542Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:43.079880Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
title |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
spellingShingle |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas Pina, Vitória Gonçalves dos Santos Souza Atividade alternativa Eletroquímica Reação de oxirredução Pilhas Eletrólise Ensino de química Eletroquímica Ensino médio Alternative activity Electrochemistry Oxidation-reduction reactions Batteries Electrolysis |
title_short |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
title_full |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
title_fullStr |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
title_full_unstemmed |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
title_sort |
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas |
author |
Pina, Vitória Gonçalves dos Santos Souza |
author_facet |
Pina, Vitória Gonçalves dos Santos Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ponzio, Eduardo Ariel Marques, Marcelo Monteiro Oliveira, Fabiana Monteiro de Fernandes, Caio Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Vitória Gonçalves dos Santos Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade alternativa Eletroquímica Reação de oxirredução Pilhas Eletrólise Ensino de química Eletroquímica Ensino médio Alternative activity Electrochemistry Oxidation-reduction reactions Batteries Electrolysis |
topic |
Atividade alternativa Eletroquímica Reação de oxirredução Pilhas Eletrólise Ensino de química Eletroquímica Ensino médio Alternative activity Electrochemistry Oxidation-reduction reactions Batteries Electrolysis |
description |
O presente trabalho teve como objetivo verificar se a aplicação de atividades alternativas é capaz de melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes, impulsionando seu rendimento em provas tradicionais. Como tópico de Química, escolheu-se os assuntos envolvidos em eletroquímica, já que este tema é bastante presente em vestibulares, dividindo-o em três distintas partes: reações de oxidação-redução, pilhas e eletrólise. A sequência de atividades avaliativas alternativas desenvolvidas foi composta por: corrosão em monumentos turísticos, funcionamento de uma pilha a partir de um episódio da série norte-americana Breaking Bad e utilização de um simulador online de eletrólise. Após a realização das tarefas, os estudantes passaram por um teste convencional composto por questões antigas de diversas edições do ENEM, além de participarem de um questionário diagnóstico após a realização das atividades, onde poderiam expressar sua opinião sobre as tarefas realizadas. Verificou-se que os alunos da segunda série do Ensino Médio que participaram da sequência de atividades obtiveram boas notas no teste convencional, impulsionando a média final da turma. O questionário diagnóstico mostrou que a maioria dos alunos se agradou com as novas abordagens e que deseja seguir com atividades variadas, revelando também que a preferência pelo ensino presencial é unânime. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T14:12:03Z 2022-10-20T14:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINA, Vitória Gonçalves dos Santos Souza. Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas. Niterói, 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26542 |
identifier_str_mv |
PINA, Vitória Gonçalves dos Santos Souza. Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas. Niterói, 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823620685561856 |