Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luciana Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8656
Resumo: Problema: Registros de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas (SLP) favorecem a documentação de enfermagem, a continuidade do cuidado e o crescimento do conhecimento científico. No entanto, o ensino-aprendizagem dos registros de enfermagem necessário para viabilizar o processo de implantação em instituições que ainda não utilizam SLP continua sendo um obstáculo para profissionais da educação permanente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral criar um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. Especificamente realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias educativas utilizadas para o ensino-aprendizagem dos sistemas de linguagens padronizadas por enfermeiros; construiu um instrumento para aplicação do processo de enfermagem direcionado a unidades de clínica médica; implementou o grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) com enfermeiros da unidade de clínica médica; e avaliou a qualidade dos registros de enfermagem de prontuários de pacientes internados nos setores de clínica médica antes e após a implementação do GERE. Métodos: estudo descritivo composto por três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão integrativa. Na segunda fase foi formado um comitê de peritos para a elaboração do instrumento para aplicação do processo de enfermagem em setores de clínica médica. Na terceira fase foi realizado um estudo quase-experimental para avaliar a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE no período de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A qualidade dos 14 prontuários foi avaliada por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionário previamente validado para uso no Brasil. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos, com identificação dos sistemas de linguagem padronizadas NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS e CIPE. As metodologias educativas empregadas nos estudos foram: grupos de estudos, workshops, aulas teóricas e práticas, utilização de estudos de caso e metodologia tradicional. Foram construídos 03 instrumentos que dão suporte para a realização do processo de enfermagem em setores de clínica médica pautado nos sistemas de linguagem padronizadas NNN. Na avaliação antes da implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição.
id UFF-2_bf0cda95e64c316855471f08556c039f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8656
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivoEffect of the study group for teaching-learning nursing records (GERE): a descriptive studyProcessos de EnfermagemRegistros de EnfermagemDiagnósticos de EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemEnsinoProcessos de EnfermagemRegistros de EnfermagemDiagnóstico de EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemNursing ProcessNursing RecordsNursing DiagnosisEducation, Nursing, ContinuingTeachingProblema: Registros de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas (SLP) favorecem a documentação de enfermagem, a continuidade do cuidado e o crescimento do conhecimento científico. No entanto, o ensino-aprendizagem dos registros de enfermagem necessário para viabilizar o processo de implantação em instituições que ainda não utilizam SLP continua sendo um obstáculo para profissionais da educação permanente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral criar um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. Especificamente realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias educativas utilizadas para o ensino-aprendizagem dos sistemas de linguagens padronizadas por enfermeiros; construiu um instrumento para aplicação do processo de enfermagem direcionado a unidades de clínica médica; implementou o grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) com enfermeiros da unidade de clínica médica; e avaliou a qualidade dos registros de enfermagem de prontuários de pacientes internados nos setores de clínica médica antes e após a implementação do GERE. Métodos: estudo descritivo composto por três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão integrativa. Na segunda fase foi formado um comitê de peritos para a elaboração do instrumento para aplicação do processo de enfermagem em setores de clínica médica. Na terceira fase foi realizado um estudo quase-experimental para avaliar a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE no período de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A qualidade dos 14 prontuários foi avaliada por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionário previamente validado para uso no Brasil. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos, com identificação dos sistemas de linguagem padronizadas NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS e CIPE. As metodologias educativas empregadas nos estudos foram: grupos de estudos, workshops, aulas teóricas e práticas, utilização de estudos de caso e metodologia tradicional. Foram construídos 03 instrumentos que dão suporte para a realização do processo de enfermagem em setores de clínica médica pautado nos sistemas de linguagem padronizadas NNN. Na avaliação antes da implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição.Problem: Nursing records with Standardized Nursing Language (SNL) ease nursing data, the ongoing care and the scientific knowledge growth. However, the teaching-learning of the nursing records needed to enable the implementation process at institutions that haven’t been using the SLS yet, is still an obstacle for continuing education professionals. Goals: This study had its general aim in creating a study group for the nursing records teaching-learning (NRSG) at a College Hospital in Niteroi/RJ. Specifically held an integrative revision on educational strategies for the standardized language systems teaching-learning established by nurses; built up a tool for the nursing process application directed to Medical Clinics; implemented a study group for the nursing record teaching-learning with nurses from the Medical Clinic and evaluated the quality of medical records of the hospitalized patients in the Medical Clinic sections before and after the NRSG implementation. Methods: Descriptive study formed by three phases. In the first phase an integrative revision was held. In the second phase a committee of experts was put together to elaborate a tool for the nursing process application in Medical Clinic sections. In the third phase a quasi-experimental study was held to evaluate nursing records quality before and after NRSG implementation from Dec/15 to Jan/16. The 14 medical records were evaluated under the Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionnaire previously validated to be performed in Brazil. Results: In the integrative review 12 studies were selected with the standardized nursing language identification NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS and CIPE. The educational methodologies applied in these studies were: Study groups, workshops, theoretical and practical lectures, case studies and traditional methodology. There were built three tools to support the nursing process implementation in the Medical clinic sections based on standardized language systems NNN. In the evaluation before NRSG implementation the average Q-DIO score was 9,25+4,71. After NRSG implementation the average Q-DIO score was 18,3+10,0. Conclusion: The current study showed us that the NRSG implementation has contributed with the recording quality score through Q-DIO, implying the necessity to continue the group at the institution.104 f.Cavalcanti, Ana Carla DantasBrandão, Marcos Antônio GomesQueluci, Gisella de Carvalhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201607Y3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799259A7Melo, Luciana Silva de2019-02-19T18:52:58Z2019-02-19T18:52:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8656openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:56:13Zoai:app.uff.br:1/8656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:56:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
Effect of the study group for teaching-learning nursing records (GERE): a descriptive study
title Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
spellingShingle Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
Melo, Luciana Silva de
Processos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Diagnósticos de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Ensino
Processos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Nursing Process
Nursing Records
Nursing Diagnosis
Education, Nursing, Continuing
Teaching
title_short Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
title_full Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
title_fullStr Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
title_full_unstemmed Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
title_sort Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
author Melo, Luciana Silva de
author_facet Melo, Luciana Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Ana Carla Dantas
Brandão, Marcos Antônio Gomes
Queluci, Gisella de Carvalho
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201607Y3
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799259A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luciana Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Diagnósticos de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Ensino
Processos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Nursing Process
Nursing Records
Nursing Diagnosis
Education, Nursing, Continuing
Teaching
topic Processos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Diagnósticos de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Ensino
Processos de Enfermagem
Registros de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Nursing Process
Nursing Records
Nursing Diagnosis
Education, Nursing, Continuing
Teaching
description Problema: Registros de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas (SLP) favorecem a documentação de enfermagem, a continuidade do cuidado e o crescimento do conhecimento científico. No entanto, o ensino-aprendizagem dos registros de enfermagem necessário para viabilizar o processo de implantação em instituições que ainda não utilizam SLP continua sendo um obstáculo para profissionais da educação permanente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral criar um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. Especificamente realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias educativas utilizadas para o ensino-aprendizagem dos sistemas de linguagens padronizadas por enfermeiros; construiu um instrumento para aplicação do processo de enfermagem direcionado a unidades de clínica médica; implementou o grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) com enfermeiros da unidade de clínica médica; e avaliou a qualidade dos registros de enfermagem de prontuários de pacientes internados nos setores de clínica médica antes e após a implementação do GERE. Métodos: estudo descritivo composto por três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão integrativa. Na segunda fase foi formado um comitê de peritos para a elaboração do instrumento para aplicação do processo de enfermagem em setores de clínica médica. Na terceira fase foi realizado um estudo quase-experimental para avaliar a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE no período de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A qualidade dos 14 prontuários foi avaliada por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionário previamente validado para uso no Brasil. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos, com identificação dos sistemas de linguagem padronizadas NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS e CIPE. As metodologias educativas empregadas nos estudos foram: grupos de estudos, workshops, aulas teóricas e práticas, utilização de estudos de caso e metodologia tradicional. Foram construídos 03 instrumentos que dão suporte para a realização do processo de enfermagem em setores de clínica médica pautado nos sistemas de linguagem padronizadas NNN. Na avaliação antes da implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-02-19T18:52:58Z
2019-02-19T18:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8656
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135277811007488