Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8656 |
Resumo: | Problema: Registros de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas (SLP) favorecem a documentação de enfermagem, a continuidade do cuidado e o crescimento do conhecimento científico. No entanto, o ensino-aprendizagem dos registros de enfermagem necessário para viabilizar o processo de implantação em instituições que ainda não utilizam SLP continua sendo um obstáculo para profissionais da educação permanente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral criar um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. Especificamente realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias educativas utilizadas para o ensino-aprendizagem dos sistemas de linguagens padronizadas por enfermeiros; construiu um instrumento para aplicação do processo de enfermagem direcionado a unidades de clínica médica; implementou o grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) com enfermeiros da unidade de clínica médica; e avaliou a qualidade dos registros de enfermagem de prontuários de pacientes internados nos setores de clínica médica antes e após a implementação do GERE. Métodos: estudo descritivo composto por três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão integrativa. Na segunda fase foi formado um comitê de peritos para a elaboração do instrumento para aplicação do processo de enfermagem em setores de clínica médica. Na terceira fase foi realizado um estudo quase-experimental para avaliar a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE no período de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A qualidade dos 14 prontuários foi avaliada por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionário previamente validado para uso no Brasil. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos, com identificação dos sistemas de linguagem padronizadas NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS e CIPE. As metodologias educativas empregadas nos estudos foram: grupos de estudos, workshops, aulas teóricas e práticas, utilização de estudos de caso e metodologia tradicional. Foram construídos 03 instrumentos que dão suporte para a realização do processo de enfermagem em setores de clínica médica pautado nos sistemas de linguagem padronizadas NNN. Na avaliação antes da implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição. |
id |
UFF-2_bf0cda95e64c316855471f08556c039f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8656 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivoEffect of the study group for teaching-learning nursing records (GERE): a descriptive studyProcessos de EnfermagemRegistros de EnfermagemDiagnósticos de EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemEnsinoProcessos de EnfermagemRegistros de EnfermagemDiagnóstico de EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemNursing ProcessNursing RecordsNursing DiagnosisEducation, Nursing, ContinuingTeachingProblema: Registros de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas (SLP) favorecem a documentação de enfermagem, a continuidade do cuidado e o crescimento do conhecimento científico. No entanto, o ensino-aprendizagem dos registros de enfermagem necessário para viabilizar o processo de implantação em instituições que ainda não utilizam SLP continua sendo um obstáculo para profissionais da educação permanente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral criar um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. Especificamente realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias educativas utilizadas para o ensino-aprendizagem dos sistemas de linguagens padronizadas por enfermeiros; construiu um instrumento para aplicação do processo de enfermagem direcionado a unidades de clínica médica; implementou o grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) com enfermeiros da unidade de clínica médica; e avaliou a qualidade dos registros de enfermagem de prontuários de pacientes internados nos setores de clínica médica antes e após a implementação do GERE. Métodos: estudo descritivo composto por três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão integrativa. Na segunda fase foi formado um comitê de peritos para a elaboração do instrumento para aplicação do processo de enfermagem em setores de clínica médica. Na terceira fase foi realizado um estudo quase-experimental para avaliar a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE no período de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A qualidade dos 14 prontuários foi avaliada por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionário previamente validado para uso no Brasil. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos, com identificação dos sistemas de linguagem padronizadas NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS e CIPE. As metodologias educativas empregadas nos estudos foram: grupos de estudos, workshops, aulas teóricas e práticas, utilização de estudos de caso e metodologia tradicional. Foram construídos 03 instrumentos que dão suporte para a realização do processo de enfermagem em setores de clínica médica pautado nos sistemas de linguagem padronizadas NNN. Na avaliação antes da implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição.Problem: Nursing records with Standardized Nursing Language (SNL) ease nursing data, the ongoing care and the scientific knowledge growth. However, the teaching-learning of the nursing records needed to enable the implementation process at institutions that haven’t been using the SLS yet, is still an obstacle for continuing education professionals. Goals: This study had its general aim in creating a study group for the nursing records teaching-learning (NRSG) at a College Hospital in Niteroi/RJ. Specifically held an integrative revision on educational strategies for the standardized language systems teaching-learning established by nurses; built up a tool for the nursing process application directed to Medical Clinics; implemented a study group for the nursing record teaching-learning with nurses from the Medical Clinic and evaluated the quality of medical records of the hospitalized patients in the Medical Clinic sections before and after the NRSG implementation. Methods: Descriptive study formed by three phases. In the first phase an integrative revision was held. In the second phase a committee of experts was put together to elaborate a tool for the nursing process application in Medical Clinic sections. In the third phase a quasi-experimental study was held to evaluate nursing records quality before and after NRSG implementation from Dec/15 to Jan/16. The 14 medical records were evaluated under the Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionnaire previously validated to be performed in Brazil. Results: In the integrative review 12 studies were selected with the standardized nursing language identification NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS and CIPE. The educational methodologies applied in these studies were: Study groups, workshops, theoretical and practical lectures, case studies and traditional methodology. There were built three tools to support the nursing process implementation in the Medical clinic sections based on standardized language systems NNN. In the evaluation before NRSG implementation the average Q-DIO score was 9,25+4,71. After NRSG implementation the average Q-DIO score was 18,3+10,0. Conclusion: The current study showed us that the NRSG implementation has contributed with the recording quality score through Q-DIO, implying the necessity to continue the group at the institution.104 f.Cavalcanti, Ana Carla DantasBrandão, Marcos Antônio GomesQueluci, Gisella de Carvalhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201607Y3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799259A7Melo, Luciana Silva de2019-02-19T18:52:58Z2019-02-19T18:52:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8656openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:56:13Zoai:app.uff.br:1/8656Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:56:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo Effect of the study group for teaching-learning nursing records (GERE): a descriptive study |
title |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo |
spellingShingle |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo Melo, Luciana Silva de Processos de Enfermagem Registros de Enfermagem Diagnósticos de Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Ensino Processos de Enfermagem Registros de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Nursing Process Nursing Records Nursing Diagnosis Education, Nursing, Continuing Teaching |
title_short |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo |
title_full |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo |
title_fullStr |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo |
title_full_unstemmed |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo |
title_sort |
Efeito do grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE): estudo descritivo |
author |
Melo, Luciana Silva de |
author_facet |
Melo, Luciana Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcanti, Ana Carla Dantas Brandão, Marcos Antônio Gomes Queluci, Gisella de Carvalho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201607Y3 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799259A7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Luciana Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de Enfermagem Registros de Enfermagem Diagnósticos de Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Ensino Processos de Enfermagem Registros de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Nursing Process Nursing Records Nursing Diagnosis Education, Nursing, Continuing Teaching |
topic |
Processos de Enfermagem Registros de Enfermagem Diagnósticos de Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Ensino Processos de Enfermagem Registros de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Nursing Process Nursing Records Nursing Diagnosis Education, Nursing, Continuing Teaching |
description |
Problema: Registros de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas (SLP) favorecem a documentação de enfermagem, a continuidade do cuidado e o crescimento do conhecimento científico. No entanto, o ensino-aprendizagem dos registros de enfermagem necessário para viabilizar o processo de implantação em instituições que ainda não utilizam SLP continua sendo um obstáculo para profissionais da educação permanente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral criar um grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) em um hospital universitário no município de Niterói/RJ. Especificamente realizou uma revisão integrativa sobre as estratégias educativas utilizadas para o ensino-aprendizagem dos sistemas de linguagens padronizadas por enfermeiros; construiu um instrumento para aplicação do processo de enfermagem direcionado a unidades de clínica médica; implementou o grupo de estudos para o ensino-aprendizagem de registros de enfermagem (GERE) com enfermeiros da unidade de clínica médica; e avaliou a qualidade dos registros de enfermagem de prontuários de pacientes internados nos setores de clínica médica antes e após a implementação do GERE. Métodos: estudo descritivo composto por três fases. Na primeira fase foi realizada uma revisão integrativa. Na segunda fase foi formado um comitê de peritos para a elaboração do instrumento para aplicação do processo de enfermagem em setores de clínica médica. Na terceira fase foi realizado um estudo quase-experimental para avaliar a qualidade dos registros de enfermagem antes e após a implementação do GERE no período de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A qualidade dos 14 prontuários foi avaliada por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes (Q-DIO), questionário previamente validado para uso no Brasil. Resultados: Na revisão integrativa foram selecionados 12 estudos, com identificação dos sistemas de linguagem padronizadas NANDA-I-NIC-NOC, Omaha System, PNDS e CIPE. As metodologias educativas empregadas nos estudos foram: grupos de estudos, workshops, aulas teóricas e práticas, utilização de estudos de caso e metodologia tradicional. Foram construídos 03 instrumentos que dão suporte para a realização do processo de enfermagem em setores de clínica médica pautado nos sistemas de linguagem padronizadas NNN. Na avaliação antes da implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 9,25±4,71. Após a implementação do GERE a média da soma do escore do Q-DIO foi 18,3±10,0. Conclusão: O presente estudo evidenciou que a implementação do GERE contribuiu para o aumento do escore da qualidade de registro através do Q-DIO, manifestando a necessidade da continuidade deste grupo na instituição. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-02-19T18:52:58Z 2019-02-19T18:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8656 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135277811007488 |