Efeitos da masculinidade hegemônica e do racismo sobre jovens negros: distorção idade-série de estudantes de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33752 |
Resumo: | O presente trabalho aborda, em perspectiva interseccional, o problema da distorção idade-série que atinge, em maior grau, os garotos negros da educação básica. Inserido na tradição das pesquisas sobre desigualdades sociais convertidas em desigualdades educacionais, investiga em particular a ação do racismo e da masculinidade hegemônica em estudantes negros e periféricos de uma turma de correção de fluxo, da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi embasada em autores como Raywen Connell, Neusa Souza, Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Marília Carvalho, entre outros, e desenvolveu entrevistas aprofundadas com seis estudantes negros, com idades entre 15 e 16 anos. Dentre os principais resultados, destacam-se a importância da realização de pesquisas sobre a forma como os diferentes marcadores sociais e individuais (raça/etnia, gênero, classe social, idade etc.) afetam os sujeitos em seu desfavor, apontando a necessária desconstrução de modelos raciais e de gênero pela sociedade e, em particular, pela escola. |
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Efeitos da masculinidade hegemônica e do racismo sobre jovens negros: distorção idade-série de estudantes de uma escola municipal na cidade do Rio de JaneiroDistorção Idade-SérieGarotos NegrosMasculinidade hegemônicaNecropolíticaRacismoDesigualdade socialNecropolíticaRacismoAge-Grade DistortionBlack BoysHegemonic masculinityNecropoliticsRacismO presente trabalho aborda, em perspectiva interseccional, o problema da distorção idade-série que atinge, em maior grau, os garotos negros da educação básica. Inserido na tradição das pesquisas sobre desigualdades sociais convertidas em desigualdades educacionais, investiga em particular a ação do racismo e da masculinidade hegemônica em estudantes negros e periféricos de uma turma de correção de fluxo, da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi embasada em autores como Raywen Connell, Neusa Souza, Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Marília Carvalho, entre outros, e desenvolveu entrevistas aprofundadas com seis estudantes negros, com idades entre 15 e 16 anos. Dentre os principais resultados, destacam-se a importância da realização de pesquisas sobre a forma como os diferentes marcadores sociais e individuais (raça/etnia, gênero, classe social, idade etc.) afetam os sujeitos em seu desfavor, apontando a necessária desconstrução de modelos raciais e de gênero pela sociedade e, em particular, pela escola.This study addresses, from an intersectional perspective, the problem of age-grade distortion that affects black boys in basic education to a greater extent. Inserted in the tradition of research on social inequalities converted into educational inequalities, it investigates in particular the action of racism and hegemonic masculinity in black and peripheral students in a flow correction class, in the municipal network of Rio de Janeiro. The research was based on authors such as Raywen Connell, Neusa Souza, Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Marília Carvalho, among others, and developed in-depth interviews with six black students, aged between 15 and 16 years old. Among the main results, we highlight the importance of carrying out research on how different social and individual markers (race/ethnicity, gender, social class, age, etc.) affect individuals to their disadvantage, pointing out the necessary deconstruction of racial and gender models by society and, in particular, by school.123 p.Vargas, Hustana MariaBrito, Leandro Teófilo deOliveira, Iolanda deOliveira, Wesley Cunha de2024-07-29T16:03:47Z2024-07-29T16:03:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Wesley Cunha de. Efeitos da masculinidade hegemônica e do racismo sobre jovens negros: distorção idade-série de estudantes de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro. 2024. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33752CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-29T16:03:52Zoai:app.uff.br:1/33752Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:37.789952Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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