O arquivista social e a sua relevância no âmbito da preservação da memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29374 |
Resumo: | A memória é observada como parte fundamental da sociedade no qual os indivíduos utilizam para manter seus hábitos e tradições em constante manutenção, seja por meio da oralidade ou por meio dos registros. Os registros podem ser representados por meio de patrimônios, como os patrimônios documentais arquivísticos, que auxiliam a sociedade na preservação da memória coletiva e na transparência da informação. O seguinte trabalho tem como objetivo demonstrar a importância e o possível encargo do arquivista como educador patrimonial, assim como utilizar esses espaços de memória como aliados para educação da comunidade. Utiliza-se de abordagem metodológica qualitativa com intuito de pesquisar em livros e bancos de dados. Tem como referencial teórico Pierre Nora (1984), Le Goff (1990) e o Conselho Internacional de Arquivos com a publicação da Declaração Universal Sobre os Arquivos, o DUA (c2016) para embasar as ideias que são abordadas no decorrer deste trabalho de conclusão de curso. Conclui-se que o arquivista com as devidas instruções está apto para atuar como educador patrimonial em espaços informacionais, utilizando os documentos para auxiliar nos processos educacionais, bem como a necessidade de preservar a documentação nesses locais. |
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O arquivista social e a sua relevância no âmbito da preservação da memóriaArquivística socialArquivistaPatrimônio documental arquivísticoMemóriaMemória coletivaArquivistaDocumento de arquivoSocial archivistArchivistArchival documentary heritageMemoryA memória é observada como parte fundamental da sociedade no qual os indivíduos utilizam para manter seus hábitos e tradições em constante manutenção, seja por meio da oralidade ou por meio dos registros. Os registros podem ser representados por meio de patrimônios, como os patrimônios documentais arquivísticos, que auxiliam a sociedade na preservação da memória coletiva e na transparência da informação. O seguinte trabalho tem como objetivo demonstrar a importância e o possível encargo do arquivista como educador patrimonial, assim como utilizar esses espaços de memória como aliados para educação da comunidade. Utiliza-se de abordagem metodológica qualitativa com intuito de pesquisar em livros e bancos de dados. Tem como referencial teórico Pierre Nora (1984), Le Goff (1990) e o Conselho Internacional de Arquivos com a publicação da Declaração Universal Sobre os Arquivos, o DUA (c2016) para embasar as ideias que são abordadas no decorrer deste trabalho de conclusão de curso. Conclui-se que o arquivista com as devidas instruções está apto para atuar como educador patrimonial em espaços informacionais, utilizando os documentos para auxiliar nos processos educacionais, bem como a necessidade de preservar a documentação nesses locais.Memory is observed as a fundamental part of society in which individuals use to keep their habits and traditions in constant maintenance, either through orality or through records. Records can be represented through patrimonies, such as archival documentary patrimonies, which help society in the preservation of collective memory and in the transparency of information. The following work aims to demonstrate the importance and possible role of the archivist as a heritage educator, as well as using these memory spaces as allies for community education. A qualitative methodological approach is used in order to search in books and databases. It has as theoretical reference Pierre Nora (1984), Le Goff (1990) and the International Council of Archives with the publication of the Universal Declaration on Archives, the DUA (c2016) to support the ideas that are addressed in this conclusion’ work. To conclude that the archivist as a heritage educator properly instructed, is able to act as instructed using documents in educational processes, such as the need to preserve documents in those places.56 p.Juvêncio, Carlos HenriqueSouza, Elisabete Gonçalves deRibeiro, JacLessa, Caroline Lage Soares2023-07-17T12:52:38Z2023-07-17T12:52:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLessa, Caroline Lage Soares. O arquivista social e a sua relevância no âmbito da preservação da memória. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29374CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-17T12:52:44Zoai:app.uff.br:1/29374Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:01.448421Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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