O arquivista social e a sua relevância no âmbito da preservação da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Caroline Lage Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29374
Resumo: A memória é observada como parte fundamental da sociedade no qual os indivíduos utilizam para manter seus hábitos e tradições em constante manutenção, seja por meio da oralidade ou por meio dos registros. Os registros podem ser representados por meio de patrimônios, como os patrimônios documentais arquivísticos, que auxiliam a sociedade na preservação da memória coletiva e na transparência da informação. O seguinte trabalho tem como objetivo demonstrar a importância e o possível encargo do arquivista como educador patrimonial, assim como utilizar esses espaços de memória como aliados para educação da comunidade. Utiliza-se de abordagem metodológica qualitativa com intuito de pesquisar em livros e bancos de dados. Tem como referencial teórico Pierre Nora (1984), Le Goff (1990) e o Conselho Internacional de Arquivos com a publicação da Declaração Universal Sobre os Arquivos, o DUA (c2016) para embasar as ideias que são abordadas no decorrer deste trabalho de conclusão de curso. Conclui-se que o arquivista com as devidas instruções está apto para atuar como educador patrimonial em espaços informacionais, utilizando os documentos para auxiliar nos processos educacionais, bem como a necessidade de preservar a documentação nesses locais.
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