"Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigueiro, Julia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14346
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre cinema e política na década de 1960. Buscamos, a partir do Novo Cinema Latinoamericano, discutir dialogicamente, as abordagens de dois cineastas: Raymundo Gleyzer (1941-1976) e Glauber Rocha (1939-1981). As trajetórias de vida, motivações e convicções, foram tratadas por meio da análise de dois curtas-metragens documentários. Analisamos La tierra quema, que o cineasta argentino terminou em 1964, e Maranhão 66, dirigido pelo brasileiro no ano de 1966. Ao longo dos capítulos, nos aproximamos da relação entre esses cineastas e a política, indicando a forma encontrada por cada um para pensá-la e fazê-la. Raymundo Gleyzer e Glauber Rocha foram intelectuais comprometidos, formadores de opinião tanto para seus contemporâneos quanto nas seguintes gerações de cineastas e intelectuais de esquerda.
id UFF-2_c0ff78981c9707a5d4e1dd80056e879a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14346
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)CineastaCinemaFilme de aventura - história e críticaArgentinaBrasilRocha, Glauber, 1939-1981 Maranhão 66Gleyzer, Raymundo, 1941- La tierra quemaO objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre cinema e política na década de 1960. Buscamos, a partir do Novo Cinema Latinoamericano, discutir dialogicamente, as abordagens de dois cineastas: Raymundo Gleyzer (1941-1976) e Glauber Rocha (1939-1981). As trajetórias de vida, motivações e convicções, foram tratadas por meio da análise de dois curtas-metragens documentários. Analisamos La tierra quema, que o cineasta argentino terminou em 1964, e Maranhão 66, dirigido pelo brasileiro no ano de 1966. Ao longo dos capítulos, nos aproximamos da relação entre esses cineastas e a política, indicando a forma encontrada por cada um para pensá-la e fazê-la. Raymundo Gleyzer e Glauber Rocha foram intelectuais comprometidos, formadores de opinião tanto para seus contemporâneos quanto nas seguintes gerações de cineastas e intelectuais de esquerda.143 p.NiteróiAlmeida, Juniele Rabêlo deEssus, Ana Maria Mauad de Sousa AndradePinto, Carlos Eduardo Pinto deRigueiro, Julia2020-07-15T15:16:18Z2020-07-15T15:16:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14346Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-02T14:35:05Zoai:app.uff.br:1/14346Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:31.929472Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
title "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
spellingShingle "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
Rigueiro, Julia
Cineasta
Cinema
Filme de aventura - história e crítica
Argentina
Brasil
Rocha, Glauber, 1939-1981 Maranhão 66
Gleyzer, Raymundo, 1941- La tierra quema
title_short "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
title_full "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
title_fullStr "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
title_full_unstemmed "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
title_sort "Uma arma carregada de futuro": as câmeras de Glauber Rocha e Raymundo Gleyzer nos filmes Maranhão 66 (1966) e La Tierra Quema (1964)
author Rigueiro, Julia
author_facet Rigueiro, Julia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Juniele Rabêlo de
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Pinto, Carlos Eduardo Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigueiro, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv Cineasta
Cinema
Filme de aventura - história e crítica
Argentina
Brasil
Rocha, Glauber, 1939-1981 Maranhão 66
Gleyzer, Raymundo, 1941- La tierra quema
topic Cineasta
Cinema
Filme de aventura - história e crítica
Argentina
Brasil
Rocha, Glauber, 1939-1981 Maranhão 66
Gleyzer, Raymundo, 1941- La tierra quema
description O objetivo desta pesquisa é analisar as relações entre cinema e política na década de 1960. Buscamos, a partir do Novo Cinema Latinoamericano, discutir dialogicamente, as abordagens de dois cineastas: Raymundo Gleyzer (1941-1976) e Glauber Rocha (1939-1981). As trajetórias de vida, motivações e convicções, foram tratadas por meio da análise de dois curtas-metragens documentários. Analisamos La tierra quema, que o cineasta argentino terminou em 1964, e Maranhão 66, dirigido pelo brasileiro no ano de 1966. Ao longo dos capítulos, nos aproximamos da relação entre esses cineastas e a política, indicando a forma encontrada por cada um para pensá-la e fazê-la. Raymundo Gleyzer e Glauber Rocha foram intelectuais comprometidos, formadores de opinião tanto para seus contemporâneos quanto nas seguintes gerações de cineastas e intelectuais de esquerda.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-07-15T15:16:18Z
2020-07-15T15:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14346
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14346
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823709389848576