A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34736
Resumo: Este trabalho visa analisar uma experiência de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma turma de uma escola do município de Angra dos Reis. O objetivo é compreender como se dá o processo de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva histórica, bem como os desafios na implementação desta política. O tema foi escolhido pela necessidade de se compreender a importância da alfabetização para jovens, adultos e idosos. Historicamente, as primeiras experiências com a alfabetização deste público datam da década de 1940, inicialmente com o objetivo de fazer com que mais pessoas tivessem direito a votar, pois até aquela época analfabetos não possuíam direito ao voto. Com o tempo diferentes iniciativas de políticas de alfabetização foram implementadas e sendo modificadas de acordo com os governos que entraram em vigor no país. É importante ressaltar que a quantidade de pessoas que nunca foram alfabetizadas é bastante elevada e isso fica evidente no município de Angra dos Reis. O motivo que me levou a pesquisar sobre esse tema foi a partir de um questionamento sobre como se dá a alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis, mais especificamente no bairro Parque Mambucaba, onde resido atualmente, levando em consideração o público diversificado da alfabetização de jovens e adultos nesta localidade..A pesquisa foi desenvolvida no CIEP 495 Alberto da Vieira Guignard, no bairro Parque Mambucaba em Angra dos Reis. Foram feitas análises acerca das aulas e de algumas situações ocorridas ao longo da pesquisa, que consistiu em um trabalho de campo em que observei a experiência em desenvolvimento.
id UFF-2_c11c7c83b014a73f42f7dd7a75a5a8b3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34736
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivasalfabetizaçãoeducação de jovens e adultosanalfabetismoeducaçãoAngra dos Reis (RJ)literacyyouth and adult educationilliteracyeducationAngra dos Reis (RJ)Este trabalho visa analisar uma experiência de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma turma de uma escola do município de Angra dos Reis. O objetivo é compreender como se dá o processo de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva histórica, bem como os desafios na implementação desta política. O tema foi escolhido pela necessidade de se compreender a importância da alfabetização para jovens, adultos e idosos. Historicamente, as primeiras experiências com a alfabetização deste público datam da década de 1940, inicialmente com o objetivo de fazer com que mais pessoas tivessem direito a votar, pois até aquela época analfabetos não possuíam direito ao voto. Com o tempo diferentes iniciativas de políticas de alfabetização foram implementadas e sendo modificadas de acordo com os governos que entraram em vigor no país. É importante ressaltar que a quantidade de pessoas que nunca foram alfabetizadas é bastante elevada e isso fica evidente no município de Angra dos Reis. O motivo que me levou a pesquisar sobre esse tema foi a partir de um questionamento sobre como se dá a alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis, mais especificamente no bairro Parque Mambucaba, onde resido atualmente, levando em consideração o público diversificado da alfabetização de jovens e adultos nesta localidade..A pesquisa foi desenvolvida no CIEP 495 Alberto da Vieira Guignard, no bairro Parque Mambucaba em Angra dos Reis. Foram feitas análises acerca das aulas e de algumas situações ocorridas ao longo da pesquisa, que consistiu em um trabalho de campo em que observei a experiência em desenvolvimento.This work aims to analyze a literacy experience in Youth and Adult Education (EJA) in a class at a school in the city of Angra dos Reis. The objective is to understand how the literacy process for young people and adults takes place from a historical perspective, as well as the challenges in implementing this policy. The theme was chosen due to the need to understand the importance of literacy for young people, adults and the elderly. Historically, the first experiences with literacy for this public date back to the 1940s, initially with the aim of giving more people the right to vote, as until that time illiterate people did not have the right to vote. Over time, different literacy policy initiatives were implemented and modified according to the governments that came into force in the country. It is important to highlight that the number of people who have never been literate is quite high and this is evident in the municipality of Angra dos Reis. The reason that led me to research this topic was based on a question about how literacy is provided for young people and adults in the municipality of Angra dos Reis, more specifically in the Parque Mambucaba neighborhood, where I currently live, taking into account the diverse public of literacy among young people and adults in this location. The research was carried out at CIEP 495 Alberto da Vieira Guignard, in the Parque Mambucaba neighborhood in Angra dos Reis. Analyzes were made about the classes and some situations that occurred throughout the research, which consisted of field work in which I observed the experience in development.31Julião, Elionaldo FernandesOliveira, Marcos Marques deFreitas, Adriano VargasSilva, André Luiz Santos Alencar Moreira da2024-09-18T18:22:21Z2024-09-18T18:22:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, André Luiz Santos Alencar Moreira da. A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: contexto histórico, desafios e perspectivas. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34736CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-18T18:22:25Zoai:app.uff.br:1/34736Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-18T18:22:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
title A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
spellingShingle A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da
alfabetização
educação de jovens e adultos
analfabetismo
educação
Angra dos Reis (RJ)
literacy
youth and adult education
illiteracy
education
Angra dos Reis (RJ)
title_short A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
title_full A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
title_fullStr A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
title_sort A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
author Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da
author_facet Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Elionaldo Fernandes
Oliveira, Marcos Marques de
Freitas, Adriano Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
educação de jovens e adultos
analfabetismo
educação
Angra dos Reis (RJ)
literacy
youth and adult education
illiteracy
education
Angra dos Reis (RJ)
topic alfabetização
educação de jovens e adultos
analfabetismo
educação
Angra dos Reis (RJ)
literacy
youth and adult education
illiteracy
education
Angra dos Reis (RJ)
description Este trabalho visa analisar uma experiência de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma turma de uma escola do município de Angra dos Reis. O objetivo é compreender como se dá o processo de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva histórica, bem como os desafios na implementação desta política. O tema foi escolhido pela necessidade de se compreender a importância da alfabetização para jovens, adultos e idosos. Historicamente, as primeiras experiências com a alfabetização deste público datam da década de 1940, inicialmente com o objetivo de fazer com que mais pessoas tivessem direito a votar, pois até aquela época analfabetos não possuíam direito ao voto. Com o tempo diferentes iniciativas de políticas de alfabetização foram implementadas e sendo modificadas de acordo com os governos que entraram em vigor no país. É importante ressaltar que a quantidade de pessoas que nunca foram alfabetizadas é bastante elevada e isso fica evidente no município de Angra dos Reis. O motivo que me levou a pesquisar sobre esse tema foi a partir de um questionamento sobre como se dá a alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis, mais especificamente no bairro Parque Mambucaba, onde resido atualmente, levando em consideração o público diversificado da alfabetização de jovens e adultos nesta localidade..A pesquisa foi desenvolvida no CIEP 495 Alberto da Vieira Guignard, no bairro Parque Mambucaba em Angra dos Reis. Foram feitas análises acerca das aulas e de algumas situações ocorridas ao longo da pesquisa, que consistiu em um trabalho de campo em que observei a experiência em desenvolvimento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-18T18:22:21Z
2024-09-18T18:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da. A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: contexto histórico, desafios e perspectivas. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34736
identifier_str_mv Silva, André Luiz Santos Alencar Moreira da. A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: contexto histórico, desafios e perspectivas. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551048581120