Trajetórias de superdotados no município de Angra dos Reis: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Celina de Carvalho Felisdorio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1390
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como se dá a trajetória de identificação de dois alunos com altas habilidades, um deles matriculado em escola particular e outro em escola pública no município de Angra dos Reis. Além da análise de suas trajetórias, buscou-se compará-las e verificar quais foram os encaminhamentos de trabalho para esses indivíduos. Este objeto de estudo é de relevância para a educação à medida que o tema altas habilidades ainda é envolvido por mitos e pela falta de conhecimento tanto na rede pública como na particular de ensino, assim como entre os familiares dos alunos identificados e na sociedade. Para investigar tal objetivo, lançou-se mão da metodologia de estudo de caso, observação participante, entrevista, seminários e análise documental e bibliográfica. Concluiu-se nesta pesquisa que: independente da classe social, os dois jovens com altas habilidades sofreram tratamentos equivocados em suas escolas até serem identificados como superdotados; ambos tiveram melhora de qualidade pessoal e educacional após a identificação e após o encaminhamento para atividades extraclasse especializadas; de acordo com a legislação educacional, ambos deveriam ter acesso ao tratamento especializado adequado em razão de sua superdotação; e que sua identificação correta como superdotados, bem como a adequação de suas vidas escolares a essa realidade, trouxe maior qualidade de vida para ambos
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