Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lana Lage da Gama
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12151
Resumo: Uma das formas de violência sexual a que estávamos submetidos as mulheres do Brasil Colonial consistia nas investidas de clérigos, que se aproveitavam do momento de confissão, quando elas eram instadas a confessar "pecados da carne", para assediá-las. Essa situação, classificada como solicitatio ad tur pia ou simplesmente "solicitação", constituía delito de foro inquisitorial e foi alvo de grande preocupação da Igreja Ultramarina, sobretudo no século XVIII, no contexto dos esforços episcopais para aplicar, de fato, em terras coloniais a reforma intelectual e moral do clero preconizada, pelo Concílio Tridentino, desde meados do século XVI. A documentação inquisitorial, ao descrever de forma detalhada o que se passava entra as mulheres e seus confessores nessas ocasiões, permite desvendar muitos aspectos das relações de gênero na sociedade colonial. Esse texto dará destaque para as representações sobre a sexualidade feminina e suas consequências para a vida cotidiana das mulheres numa sociedade marcada pelo patriarcalismo e pela misoginia.
id UFF-2_c1b32e46759577440c64fdd3a1c3db13
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12151
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.MulheresSexualidadeBrasilsexualidade da mulherUma das formas de violência sexual a que estávamos submetidos as mulheres do Brasil Colonial consistia nas investidas de clérigos, que se aproveitavam do momento de confissão, quando elas eram instadas a confessar "pecados da carne", para assediá-las. Essa situação, classificada como solicitatio ad tur pia ou simplesmente "solicitação", constituía delito de foro inquisitorial e foi alvo de grande preocupação da Igreja Ultramarina, sobretudo no século XVIII, no contexto dos esforços episcopais para aplicar, de fato, em terras coloniais a reforma intelectual e moral do clero preconizada, pelo Concílio Tridentino, desde meados do século XVI. A documentação inquisitorial, ao descrever de forma detalhada o que se passava entra as mulheres e seus confessores nessas ocasiões, permite desvendar muitos aspectos das relações de gênero na sociedade colonial. Esse texto dará destaque para as representações sobre a sexualidade feminina e suas consequências para a vida cotidiana das mulheres numa sociedade marcada pelo patriarcalismo e pela misoginia.SimNiterói2019-11-12T21:26:40Z2019-11-12T21:26:40Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Lana Lage da Gama. Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial. Estudos CEDHAL, v. 12, p. 143-189, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12151N/AEstudos CEDHAL, v. 12, p. 143-189, 2011.openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lana Lage da Gamaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-04T19:44:57Zoai:app.uff.br:1/12151Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-04T19:44:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
title Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
spellingShingle Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
Lima, Lana Lage da Gama
Mulheres
Sexualidade
Brasil
sexualidade da mulher
title_short Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
title_full Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
title_fullStr Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
title_full_unstemmed Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
title_sort Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial.
author Lima, Lana Lage da Gama
author_facet Lima, Lana Lage da Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lana Lage da Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Sexualidade
Brasil
sexualidade da mulher
topic Mulheres
Sexualidade
Brasil
sexualidade da mulher
description Uma das formas de violência sexual a que estávamos submetidos as mulheres do Brasil Colonial consistia nas investidas de clérigos, que se aproveitavam do momento de confissão, quando elas eram instadas a confessar "pecados da carne", para assediá-las. Essa situação, classificada como solicitatio ad tur pia ou simplesmente "solicitação", constituía delito de foro inquisitorial e foi alvo de grande preocupação da Igreja Ultramarina, sobretudo no século XVIII, no contexto dos esforços episcopais para aplicar, de fato, em terras coloniais a reforma intelectual e moral do clero preconizada, pelo Concílio Tridentino, desde meados do século XVI. A documentação inquisitorial, ao descrever de forma detalhada o que se passava entra as mulheres e seus confessores nessas ocasiões, permite desvendar muitos aspectos das relações de gênero na sociedade colonial. Esse texto dará destaque para as representações sobre a sexualidade feminina e suas consequências para a vida cotidiana das mulheres numa sociedade marcada pelo patriarcalismo e pela misoginia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-12T21:26:40Z
2019-11-12T21:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Lana Lage da Gama. Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial. Estudos CEDHAL, v. 12, p. 143-189, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12151
N/A
identifier_str_mv LIMA, Lana Lage da Gama. Mulheres e Sexualidade no Brasil Colonial. Estudos CEDHAL, v. 12, p. 143-189, 2011.
N/A
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos CEDHAL, v. 12, p. 143-189, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135432622768128