Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962 |
Resumo: | Esta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadores |
id |
UFF-2_c1f577b0a3a3086f3137dfa7c3b8d311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15962 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPESEducação de Jovens e AdultosFormação de professores para EJAPeriódicos da CAPESEducação de adultosFormação de professorPeriódico científicoYouth and Adult EducationTeacher training for EJACAPES journalsEsta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadoresThis monograph, based on a bibliographic survey work, identified and analyzed discussions on teacher training to work in Youth and Adult Education. The delimited empirical field was CAPES's periodic platform. The study sought to understand, through a balance of the questions presented in scientific articles, what are the main questions and challenges of this area. The research was carried out from the survey and analysis of the articles published, from July 2006 to July 2019, on capes' journal platform. The descriptors used to locate the texts were "teacher training in the EJA", in addition to, "teacher training" and "education of young people and adults". After a broad survey, 45 articles were selected that were in accordance with the theme researched. It was evidenced that in CAPES the issue of teacher education for EJA has been treated as a minor theme, with less prominence and attention of researchers. It is concluded that the EJA and, consequently, the training of its teachers still occupy a secondary place and invisible in the academic environment and in the training of teachers for the basic education of working young people and adultsVentura, Jaqueline PereiraAlmeida, Sandra Maciel deBraga, Maria Clara Gomes2020-11-16T13:52:08Z2020-11-16T13:52:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15962http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T19:12:26Zoai:app.uff.br:1/15962Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T19:12:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
title |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
spellingShingle |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES Braga, Maria Clara Gomes Educação de Jovens e Adultos Formação de professores para EJA Periódicos da CAPES Educação de adultos Formação de professor Periódico científico Youth and Adult Education Teacher training for EJA CAPES journals |
title_short |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
title_full |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
title_fullStr |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
title_sort |
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES |
author |
Braga, Maria Clara Gomes |
author_facet |
Braga, Maria Clara Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Jaqueline Pereira Almeida, Sandra Maciel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Maria Clara Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação de professores para EJA Periódicos da CAPES Educação de adultos Formação de professor Periódico científico Youth and Adult Education Teacher training for EJA CAPES journals |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação de professores para EJA Periódicos da CAPES Educação de adultos Formação de professor Periódico científico Youth and Adult Education Teacher training for EJA CAPES journals |
description |
Esta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadores |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-11-16T13:52:08Z 2020-11-16T13:52:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838708950368256 |