Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Maria Clara Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962
Resumo: Esta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadores
id UFF-2_c1f577b0a3a3086f3137dfa7c3b8d311
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15962
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPESEducação de Jovens e AdultosFormação de professores para EJAPeriódicos da CAPESEducação de adultosFormação de professorPeriódico científicoYouth and Adult EducationTeacher training for EJACAPES journalsEsta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadoresThis monograph, based on a bibliographic survey work, identified and analyzed discussions on teacher training to work in Youth and Adult Education. The delimited empirical field was CAPES's periodic platform. The study sought to understand, through a balance of the questions presented in scientific articles, what are the main questions and challenges of this area. The research was carried out from the survey and analysis of the articles published, from July 2006 to July 2019, on capes' journal platform. The descriptors used to locate the texts were "teacher training in the EJA", in addition to, "teacher training" and "education of young people and adults". After a broad survey, 45 articles were selected that were in accordance with the theme researched. It was evidenced that in CAPES the issue of teacher education for EJA has been treated as a minor theme, with less prominence and attention of researchers. It is concluded that the EJA and, consequently, the training of its teachers still occupy a secondary place and invisible in the academic environment and in the training of teachers for the basic education of working young people and adultsVentura, Jaqueline PereiraAlmeida, Sandra Maciel deBraga, Maria Clara Gomes2020-11-16T13:52:08Z2020-11-16T13:52:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15962http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T19:12:26Zoai:app.uff.br:1/15962Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T19:12:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
title Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
spellingShingle Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
Braga, Maria Clara Gomes
Educação de Jovens e Adultos
Formação de professores para EJA
Periódicos da CAPES
Educação de adultos
Formação de professor
Periódico científico
Youth and Adult Education
Teacher training for EJA
CAPES journals
title_short Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
title_full Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
title_fullStr Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
title_full_unstemmed Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
title_sort Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
author Braga, Maria Clara Gomes
author_facet Braga, Maria Clara Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Jaqueline Pereira
Almeida, Sandra Maciel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Maria Clara Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Formação de professores para EJA
Periódicos da CAPES
Educação de adultos
Formação de professor
Periódico científico
Youth and Adult Education
Teacher training for EJA
CAPES journals
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação de professores para EJA
Periódicos da CAPES
Educação de adultos
Formação de professor
Periódico científico
Youth and Adult Education
Teacher training for EJA
CAPES journals
description Esta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a plataforma de periódicos da CAPES. O estudo buscou compreender, através de um balanço das questões apresentadas nos artigos científicos, quais as principais questões e desafios dessa área. A pesquisa foi realizada a partir do levantamento e análise dos artigos publicados, no período de julho de 2006 até julho de 2019, na plataforma de periódicos da CAPES. Os descritores usados para localização dos textos foram “formação de professores na EJA”, além de, “formação de professores” e “educação de jovens e adultos”. Após amplo levantamento, foram selecionados 45 artigos que estavam de acordo com a temática pesquisada. Evidenciou-se o fato de que na CAPES a questão da formação docente para EJA vem sendo tratada como um tema menor, de menor destaque e atenção dos pesquisadores. Conclui-se que a EJA e, consequentemente, a formação de seus professores, ocupam ainda um lugar secundário e invisibilizado no ambiente acadêmico e na formação de professores para a educação básica dos jovens e adultos trabalhadores
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-16T13:52:08Z
2020-11-16T13:52:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838708950368256