Química aplicada à arte: estudo sobre a paleta de cores de Íria Correia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14876 |
Resumo: | A Arqueometria é uma área científica dedicada ao estudo de obras de artes que ascendeu no século XX e se baseia na coleta de dados de pesquisa de diferentes profissionais com intuito de enriquecer as informações sobre os objetos de estudo. Neste projeto, a pesquisa foi feita a partir da paleta de cores de Íria Correia, a primeira artista mulher a se dedicar exclusivamente a arte no Paraná, pertencente ao Museu Paranaense. Através de testes microquímicos foi possível identificar alguns pigmentos cuja datação se mostrou equivalente ao período de vida de Íria, com destaque para presença branco de chumbo e ausência de branco de titânio. O pigmento branco de chumbo foi identificado também pela técnica de Difração de Raio X (DRX) para uma das amostras da paleta em que a quantidade de amostra disponível, mesmo que limitada, foi suficiente para possibilitar a utilização da técnica e indexação dos picos referentes ao branco de chumbo, evidenciando a importância da técnica para análise de materiais sólidos, até mesmo para estudos sobre autenticidade. Com a Espectroscopia na Região do Infravermelho, com utilização de equipamento portátil, foi possível analisar o aglutinante utilizado nas tintas, identificado como óleo de linhaça, o que corrobora com a informação das técnicas de pintura usada pela artista, que produziu grande parte de suas obras em óleo sobre tela. |
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Química aplicada à arte: estudo sobre a paleta de cores de Íria CorreiaArqueometriaÍria CorreiaPigmentosDRXIVQuímicaReação químicaArqueometriaArcheometryÍria CorreiaPigmentsXRDIRA Arqueometria é uma área científica dedicada ao estudo de obras de artes que ascendeu no século XX e se baseia na coleta de dados de pesquisa de diferentes profissionais com intuito de enriquecer as informações sobre os objetos de estudo. Neste projeto, a pesquisa foi feita a partir da paleta de cores de Íria Correia, a primeira artista mulher a se dedicar exclusivamente a arte no Paraná, pertencente ao Museu Paranaense. Através de testes microquímicos foi possível identificar alguns pigmentos cuja datação se mostrou equivalente ao período de vida de Íria, com destaque para presença branco de chumbo e ausência de branco de titânio. O pigmento branco de chumbo foi identificado também pela técnica de Difração de Raio X (DRX) para uma das amostras da paleta em que a quantidade de amostra disponível, mesmo que limitada, foi suficiente para possibilitar a utilização da técnica e indexação dos picos referentes ao branco de chumbo, evidenciando a importância da técnica para análise de materiais sólidos, até mesmo para estudos sobre autenticidade. Com a Espectroscopia na Região do Infravermelho, com utilização de equipamento portátil, foi possível analisar o aglutinante utilizado nas tintas, identificado como óleo de linhaça, o que corrobora com a informação das técnicas de pintura usada pela artista, que produziu grande parte de suas obras em óleo sobre tela.Archeometry is a scientific area dedicated to study works of art which ascended on the 20th century and its based upon the collection of research data from different professionals in order to enrich informations about the study objects. In this project, research was made from Íria Correia’s color pallete, the first female artist who dedicated exclusively to art in Paraná, belonging to Museu Paranaense. Through microchemical tests, it was possible to identify some pigments which dated back to Iria's life span, highlighting the presence of lead white and absence of titanium white. Lead white was also identified by X-Ray Difraction (XRD) in one of the samples of the pallete. The amount of sample available was sufficient to enable the use of the technique and idexing of peaks refering to lead white, confirming the importance of the technique for solid materials analysis, even for authenticity studies. Using Infrared Espectroscopy (IR) on a portable equipment, it was possible to analyze the medium used in paints, identified as linseed oil, which corroborates with the painting techniques used by the artist, who produced the majority of her work in oil on canvas.Siqueira Júnior, José MárcioGuedes, Guilherme PereiraMonteiro, João Guilherme SiqueiraArgolo, Maria Isabel SpitzLima, Lucas de Souza2020-09-04T18:58:37Z2020-09-04T18:58:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14876http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-25T14:24:30Zoai:app.uff.br:1/14876Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:35.512138Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A Arqueometria é uma área científica dedicada ao estudo de obras de artes que ascendeu no século XX e se baseia na coleta de dados de pesquisa de diferentes profissionais com intuito de enriquecer as informações sobre os objetos de estudo. Neste projeto, a pesquisa foi feita a partir da paleta de cores de Íria Correia, a primeira artista mulher a se dedicar exclusivamente a arte no Paraná, pertencente ao Museu Paranaense. Através de testes microquímicos foi possível identificar alguns pigmentos cuja datação se mostrou equivalente ao período de vida de Íria, com destaque para presença branco de chumbo e ausência de branco de titânio. O pigmento branco de chumbo foi identificado também pela técnica de Difração de Raio X (DRX) para uma das amostras da paleta em que a quantidade de amostra disponível, mesmo que limitada, foi suficiente para possibilitar a utilização da técnica e indexação dos picos referentes ao branco de chumbo, evidenciando a importância da técnica para análise de materiais sólidos, até mesmo para estudos sobre autenticidade. Com a Espectroscopia na Região do Infravermelho, com utilização de equipamento portátil, foi possível analisar o aglutinante utilizado nas tintas, identificado como óleo de linhaça, o que corrobora com a informação das técnicas de pintura usada pela artista, que produziu grande parte de suas obras em óleo sobre tela. |
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