Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8763 |
Resumo: | A presente pesquisa visa analisar a obra ficcional de Chico Buarque composta pelos romances: Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), com o propósito de interpretar, alegoricamente, as histórias de ruínas dos sujeitos buarquianos, segundo a concepção moderna da alegoria barroca de Walter Benjamin. Pretende-se sublinhar, na tessitura dos romances de Chico Buarque, os elementos constitutivos da alegoria barroca e moderna de Walter Benjamin, especialmente, dois conceitos fundamentais que se entrelaçam: a alegoria e a melancolia. A melancolia faz parte da alegoria, e esta é a sua manifestação primordial, em que o efêmero e o eterno se aproximam. A melancolia resulta da consciência da perda e da transitoriedade das coisas. A ambiguidade, o luto e a morte são outros elementos constitutivos da escrita alegórica e estão presentes nas histórias dos sujeitos fragmentados, em crise de identidade, melancólicos e inadaptados ao mundo globalizado, midiático, capitalista e violento da contemporaneidade. Observa-se, ainda, a escrita contemporânea, imagética e cinematográfica do escritor, sobretudo a questão do olhar e da memória nas narrativas |
id |
UFF-2_c2559aafe4ecd22be25872cbb9f31188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8763 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico BuarqueChico BuarqueWalter BenjaminFicçãoAlegoriaMelancoliaImagemMemóriaFictionAllegoryMelancholyImageMemoryA presente pesquisa visa analisar a obra ficcional de Chico Buarque composta pelos romances: Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), com o propósito de interpretar, alegoricamente, as histórias de ruínas dos sujeitos buarquianos, segundo a concepção moderna da alegoria barroca de Walter Benjamin. Pretende-se sublinhar, na tessitura dos romances de Chico Buarque, os elementos constitutivos da alegoria barroca e moderna de Walter Benjamin, especialmente, dois conceitos fundamentais que se entrelaçam: a alegoria e a melancolia. A melancolia faz parte da alegoria, e esta é a sua manifestação primordial, em que o efêmero e o eterno se aproximam. A melancolia resulta da consciência da perda e da transitoriedade das coisas. A ambiguidade, o luto e a morte são outros elementos constitutivos da escrita alegórica e estão presentes nas histórias dos sujeitos fragmentados, em crise de identidade, melancólicos e inadaptados ao mundo globalizado, midiático, capitalista e violento da contemporaneidade. Observa-se, ainda, a escrita contemporânea, imagética e cinematográfica do escritor, sobretudo a questão do olhar e da memória nas narrativasThis research aims at analyzing Chico Buarque’s fictional works, namely Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) and Leite Derramado (2009), in order to construe, in an allegorical manner, the stories of the ruinous Buarquian subjects, according to Walter Benjamin’s modern concept of baroque allegory. The present work intends to underscore, in Chico Buarque’s novels, the elements of Walter Benjamin’s baroque and modern allegory, especially two fundamental concepts that are interwoven: allegory and melancholy. Melancholy is part of allegory and constitutes its primordial manifestation, through which the ephemeral and the eternal are brought closer. Melancholy results from the awareness of loss and of the transitory nature of things. Ambiguity, mourning and death are other elements that characterize allegorical writing and are found in the stories of fragmented subjects, those undergoing identity crises, who feel melancholic and out of place in a world that is globalized, media oriented, capitalist and violent. This also work discusses the contemporary, imagetic and cinematographic writing of Buarque, emphasizing the issue of the gaze and of memory in his narratives172f.Dias, Ângela MariaSantos, Claudete Daflon dosMartins, Analice de OliveiraLima, André Luiz DiasPatrocínio, Paulo Roberto Tonani doPerez, Tânia Maria de Mattos2019-02-28T14:27:45Z2019-02-28T14:27:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8763openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-21T19:32:13Zoai:app.uff.br:1/8763Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-21T19:32:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
title |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
spellingShingle |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque Perez, Tânia Maria de Mattos Chico Buarque Walter Benjamin Ficção Alegoria Melancolia Imagem Memória Fiction Allegory Melancholy Image Memory |
title_short |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
title_full |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
title_fullStr |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
title_full_unstemmed |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
title_sort |
Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque |
author |
Perez, Tânia Maria de Mattos |
author_facet |
Perez, Tânia Maria de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Ângela Maria Santos, Claudete Daflon dos Martins, Analice de Oliveira Lima, André Luiz Dias Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Tânia Maria de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chico Buarque Walter Benjamin Ficção Alegoria Melancolia Imagem Memória Fiction Allegory Melancholy Image Memory |
topic |
Chico Buarque Walter Benjamin Ficção Alegoria Melancolia Imagem Memória Fiction Allegory Melancholy Image Memory |
description |
A presente pesquisa visa analisar a obra ficcional de Chico Buarque composta pelos romances: Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), com o propósito de interpretar, alegoricamente, as histórias de ruínas dos sujeitos buarquianos, segundo a concepção moderna da alegoria barroca de Walter Benjamin. Pretende-se sublinhar, na tessitura dos romances de Chico Buarque, os elementos constitutivos da alegoria barroca e moderna de Walter Benjamin, especialmente, dois conceitos fundamentais que se entrelaçam: a alegoria e a melancolia. A melancolia faz parte da alegoria, e esta é a sua manifestação primordial, em que o efêmero e o eterno se aproximam. A melancolia resulta da consciência da perda e da transitoriedade das coisas. A ambiguidade, o luto e a morte são outros elementos constitutivos da escrita alegórica e estão presentes nas histórias dos sujeitos fragmentados, em crise de identidade, melancólicos e inadaptados ao mundo globalizado, midiático, capitalista e violento da contemporaneidade. Observa-se, ainda, a escrita contemporânea, imagética e cinematográfica do escritor, sobretudo a questão do olhar e da memória nas narrativas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-02-28T14:27:45Z 2019-02-28T14:27:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8763 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838901108211712 |