Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Luan Carlos Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849
Resumo: Por meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015)
id UFF-2_c2a2fc9ad6e1f20787e5076d915a31c4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6849
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbyaCinema indígenaAntropologia visualEtnologia indígenaGuarani-MbyaCorporalidadeCinemaIndígenaAntropologia visualÍndio GuaraniPor meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015)Miller, JoanaFerraz, Ana Lúcia Marques CamargoBonilla, OiaraPacheco, Luan Carlos Rodrigues2018-06-26T17:22:44Z2018-06-26T17:22:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6849Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-20T19:33:55Zoai:app.uff.br:1/6849Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-20T19:33:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
title Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
spellingShingle Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
Pacheco, Luan Carlos Rodrigues
Cinema indígena
Antropologia visual
Etnologia indígena
Guarani-Mbya
Corporalidade
Cinema
Indígena
Antropologia visual
Índio Guarani
title_short Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
title_full Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
title_fullStr Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
title_full_unstemmed Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
title_sort Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
author Pacheco, Luan Carlos Rodrigues
author_facet Pacheco, Luan Carlos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Joana
Ferraz, Ana Lúcia Marques Camargo
Bonilla, Oiara
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Luan Carlos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema indígena
Antropologia visual
Etnologia indígena
Guarani-Mbya
Corporalidade
Cinema
Indígena
Antropologia visual
Índio Guarani
topic Cinema indígena
Antropologia visual
Etnologia indígena
Guarani-Mbya
Corporalidade
Cinema
Indígena
Antropologia visual
Índio Guarani
description Por meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-06-26T17:22:44Z
2018-06-26T17:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135407592210432