Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849 |
Resumo: | Por meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015) |
id |
UFF-2_c2a2fc9ad6e1f20787e5076d915a31c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6849 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbyaCinema indígenaAntropologia visualEtnologia indígenaGuarani-MbyaCorporalidadeCinemaIndígenaAntropologia visualÍndio GuaraniPor meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015)Miller, JoanaFerraz, Ana Lúcia Marques CamargoBonilla, OiaraPacheco, Luan Carlos Rodrigues2018-06-26T17:22:44Z2018-06-26T17:22:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6849Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-20T19:33:55Zoai:app.uff.br:1/6849Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:49.269750Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
title |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
spellingShingle |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya Pacheco, Luan Carlos Rodrigues Cinema indígena Antropologia visual Etnologia indígena Guarani-Mbya Corporalidade Cinema Indígena Antropologia visual Índio Guarani |
title_short |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
title_full |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
title_fullStr |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
title_full_unstemmed |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
title_sort |
Capturando corpos: notas sobre cultura e corporalidade a partir do cinema indígena guarani-mbya |
author |
Pacheco, Luan Carlos Rodrigues |
author_facet |
Pacheco, Luan Carlos Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miller, Joana Ferraz, Ana Lúcia Marques Camargo Bonilla, Oiara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Luan Carlos Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema indígena Antropologia visual Etnologia indígena Guarani-Mbya Corporalidade Cinema Indígena Antropologia visual Índio Guarani |
topic |
Cinema indígena Antropologia visual Etnologia indígena Guarani-Mbya Corporalidade Cinema Indígena Antropologia visual Índio Guarani |
description |
Por meio de uma cartografia dos processos corporais capturados e agenciados pelo filme indígena pretendo pensar o corpo como dispositivo central de diferenciação e articulação no cinema Guarani-Mbya. Para tanto realizo uma análise do filme Bicicletas de Nhanderu, realizado pelo coletivo Mbya de cinema, que tem os corpos como problema intenso. O que é um corpo em tal filme? Como o modo de ser Mbya se expressa nos corpos filmados? Quais as sensações, atitudes e posturas carregam para a tela? Neste contexto, as ideias centrais para a discussão são a noções de cinema indígena (Turner, 1993, Caixeta de Queiroz, 2008; Brasil, 2012, 2013) e o conceito de corpo (Seeger, DaMatta e Viveiros de Castro, 1979, Viveiros de Castro, 1996, Lima, 1996, Lima, 2002, Vilaça, 2005) para as sociedades ameríndias de um modo geral e para o povo Mbya (Badie 2013) em particular. Abordarei também a relação entre corpo e transformação para os Mbya no contexto das relações interétnicas geradas a partir do cinema, tomando como referência algumas questões colocadas nos trabalhos de Villaca (2000) e Miller (2015) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-06-26T17:22:44Z 2018-06-26T17:22:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6849 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823673072418816 |