A energia ao longo da história: uma abordagem CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Douglas Vieira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6203
Resumo: Não é novidade que a maneira atual em que se ensina Física na maioria das escolas brasileiras não é capaz de formar cidadãos críticos que consigam resolver os problemas que dependam de conhecimentos científicos do mundo de hoje. A Física por si só não é capaz de resolver todos os problemas do mundo, entretanto quando o contexto histórico e social é acoplado ao ensino de Física torna-se possível uma educação capaz de criar um cidadão mais crítico e reflexivo. Portanto nessa monografia iremos defender o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como um objeto poderoso para construção do conhecimento. Nesse trabalho usamos a periodização histórica como recurso didático para analisar a evolução da humanidade e das matrizes energéticas dominadas pelo homem. O material foi aplicado a um grupo voluntário de vinte e dois alunos de uma escola particular de Niterói; os estudantes estavam cursando desde o 9 ano até o 3 ano do Ensino Médio. Ficou comprovado, através de respostas dos alunos, que a abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) com viés histórico, facilita a aprendizagem de conceitos físicos, no caso, o de energia e suas diversas formas
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