A energia ao longo da história: uma abordagem CTSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6203 |
Resumo: | Não é novidade que a maneira atual em que se ensina Física na maioria das escolas brasileiras não é capaz de formar cidadãos críticos que consigam resolver os problemas que dependam de conhecimentos científicos do mundo de hoje. A Física por si só não é capaz de resolver todos os problemas do mundo, entretanto quando o contexto histórico e social é acoplado ao ensino de Física torna-se possível uma educação capaz de criar um cidadão mais crítico e reflexivo. Portanto nessa monografia iremos defender o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como um objeto poderoso para construção do conhecimento. Nesse trabalho usamos a periodização histórica como recurso didático para analisar a evolução da humanidade e das matrizes energéticas dominadas pelo homem. O material foi aplicado a um grupo voluntário de vinte e dois alunos de uma escola particular de Niterói; os estudantes estavam cursando desde o 9 ano até o 3 ano do Ensino Médio. Ficou comprovado, através de respostas dos alunos, que a abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) com viés histórico, facilita a aprendizagem de conceitos físicos, no caso, o de energia e suas diversas formas |
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A energia ao longo da história: uma abordagem CTSAEnergiaMatrizes energéticasHistória e filosofia da ciênciaEnsino de físicaEnergiaMatrizes energéticasHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaEnsino de físicaEnergíaLas matrices de energíaHistoria y filosofía de la cienciaEnseñanza de la físicaNão é novidade que a maneira atual em que se ensina Física na maioria das escolas brasileiras não é capaz de formar cidadãos críticos que consigam resolver os problemas que dependam de conhecimentos científicos do mundo de hoje. A Física por si só não é capaz de resolver todos os problemas do mundo, entretanto quando o contexto histórico e social é acoplado ao ensino de Física torna-se possível uma educação capaz de criar um cidadão mais crítico e reflexivo. Portanto nessa monografia iremos defender o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como um objeto poderoso para construção do conhecimento. Nesse trabalho usamos a periodização histórica como recurso didático para analisar a evolução da humanidade e das matrizes energéticas dominadas pelo homem. O material foi aplicado a um grupo voluntário de vinte e dois alunos de uma escola particular de Niterói; os estudantes estavam cursando desde o 9 ano até o 3 ano do Ensino Médio. Ficou comprovado, através de respostas dos alunos, que a abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) com viés histórico, facilita a aprendizagem de conceitos físicos, no caso, o de energia e suas diversas formasComo era de esperar, la actual forma en que enseñamos Física en la mayoría de las escuelas brasileñas no son capaces de formar ciudadanos críticos que puedan resolver los problemas que dependen de los conocimientos científicos en el mundo de hoy. La física por sí sola no puede resolver todos los problemas del mundo, pero cuando el contexto histórico social se acopla a la enseñanza de la física se hace posible una educación capaz de crear un ciudadano más crítico y reflexivo. Por lo tanto, en esta monografía vamos a defender el uso de la Historia y Filosofía de la Ciencia como un objeto de gran alcance para la construcción del conocimiento. En este trabajo se utiliza la periodización histórica como recurso didáctico para analizar la evolución de la humanidad y la mezcla energética dominada por el hombre. El material se aplicó a un grupo de veintidós alumnos voluntarios de un colegio privado de Niterói; los estudiantes fueron matriculados a partir del 9º año de escuela primaria hasta el 3º año de escuela secundaria. Se comprobó a través de las respuestas de los estudiantes, que el enfoque CTSA (Ciencia-Tecnología-Sociedad-Medio Ambiente) con sesgo histórico, facilita el aprendizaje de conceptos físicos en el caso de la energía y sus diversas formasCosta, IsaBruno, RuthAlmeida, Lucia da Cruz deAguiar, Douglas Vieira de2018-04-11T18:57:05Z2018-04-11T18:57:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6203http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T14:47:49Zoai:app.uff.br:1/6203Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T14:47:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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