Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335
Resumo: A pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade
id UFF-2_c2fbb156ad883bb0f449678d123dab30
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10335
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicasTexto didáticoAnálise linguísticaArgumentaçãoModalizaçãoPolifoniaImplícitosFormação de opiniãoLivro didáticoAnálise linguísticaTeoria da argumentaçãoAnálise do discursoTextbookLinguistic analysisArgumentModalisationPolyphonyImplicitOpinion makingA pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidadeThis research aims to study the argumentative strategies such as modalisers, polyphonic indices, assumptions and implicits, in order to unfold the ideology within 12 introductory texts (so called leads), in the chapters of the textbook for the ninthgrade of Elementary School Português linguagens by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. The examination of the themes and projections of speakers are important in this sense, to evaluate the construction of the senses in the leads – which play a motivational role for the text of each chapter – and their relevance in the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). The present linguistic analysis is based on the relationship between the text syntax, functionalist postulates and linguistic semantics. The textual analysis proved to be a thematic variety in the corpus, aligned with the objectives of PNLD, and the presence of argumentative strategies in order to achieve the accession of the student-reader. The concealment of the speaker, responsible for the statement, in some titles of introductory texts, for example, consisted of a fundamental persuasion mechanism, the effect of which was causing the seduction of the young reader. Accordingly, it also brought out a stigmatized view of the speaker about the interest of adolescents by issues related to reading and current affairsTrouche, Lygia Maria GonçalvesFeres, Beatriz dos SantosJúdice, Norimar Pasini MesquitaPereira, Maria Teresa GonçalvesGomes, ReginaMenezes, Vanda Maria CardozoAlmeida, Patrícia Maria Campos deSiqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade2019-07-08T15:49:58Z2019-07-08T15:49:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10335http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T18:55:54Zoai:app.uff.br:1/10335Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:05.075949Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
title Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
spellingShingle Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade
Texto didático
Análise linguística
Argumentação
Modalização
Polifonia
Implícitos
Formação de opinião
Livro didático
Análise linguística
Teoria da argumentação
Análise do discurso
Textbook
Linguistic analysis
Argument
Modalisation
Polyphony
Implicit
Opinion making
title_short Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
title_full Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
title_fullStr Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
title_full_unstemmed Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
title_sort Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
author Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade
author_facet Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Feres, Beatriz dos Santos
Júdice, Norimar Pasini Mesquita
Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Gomes, Regina
Menezes, Vanda Maria Cardozo
Almeida, Patrícia Maria Campos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Texto didático
Análise linguística
Argumentação
Modalização
Polifonia
Implícitos
Formação de opinião
Livro didático
Análise linguística
Teoria da argumentação
Análise do discurso
Textbook
Linguistic analysis
Argument
Modalisation
Polyphony
Implicit
Opinion making
topic Texto didático
Análise linguística
Argumentação
Modalização
Polifonia
Implícitos
Formação de opinião
Livro didático
Análise linguística
Teoria da argumentação
Análise do discurso
Textbook
Linguistic analysis
Argument
Modalisation
Polyphony
Implicit
Opinion making
description A pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-08T15:49:58Z
2019-07-08T15:49:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823679082856448