Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335 |
Resumo: | A pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade |
id |
UFF-2_c2fbb156ad883bb0f449678d123dab30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10335 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicasTexto didáticoAnálise linguísticaArgumentaçãoModalizaçãoPolifoniaImplícitosFormação de opiniãoLivro didáticoAnálise linguísticaTeoria da argumentaçãoAnálise do discursoTextbookLinguistic analysisArgumentModalisationPolyphonyImplicitOpinion makingA pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidadeThis research aims to study the argumentative strategies such as modalisers, polyphonic indices, assumptions and implicits, in order to unfold the ideology within 12 introductory texts (so called leads), in the chapters of the textbook for the ninthgrade of Elementary School Português linguagens by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. The examination of the themes and projections of speakers are important in this sense, to evaluate the construction of the senses in the leads – which play a motivational role for the text of each chapter – and their relevance in the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). The present linguistic analysis is based on the relationship between the text syntax, functionalist postulates and linguistic semantics. The textual analysis proved to be a thematic variety in the corpus, aligned with the objectives of PNLD, and the presence of argumentative strategies in order to achieve the accession of the student-reader. The concealment of the speaker, responsible for the statement, in some titles of introductory texts, for example, consisted of a fundamental persuasion mechanism, the effect of which was causing the seduction of the young reader. Accordingly, it also brought out a stigmatized view of the speaker about the interest of adolescents by issues related to reading and current affairsTrouche, Lygia Maria GonçalvesFeres, Beatriz dos SantosJúdice, Norimar Pasini MesquitaPereira, Maria Teresa GonçalvesGomes, ReginaMenezes, Vanda Maria CardozoAlmeida, Patrícia Maria Campos deSiqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade2019-07-08T15:49:58Z2019-07-08T15:49:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10335http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T18:55:54Zoai:app.uff.br:1/10335Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:05.075949Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
title |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
spellingShingle |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade Texto didático Análise linguística Argumentação Modalização Polifonia Implícitos Formação de opinião Livro didático Análise linguística Teoria da argumentação Análise do discurso Textbook Linguistic analysis Argument Modalisation Polyphony Implicit Opinion making |
title_short |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
title_full |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
title_fullStr |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
title_full_unstemmed |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
title_sort |
Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas |
author |
Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade |
author_facet |
Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trouche, Lygia Maria Gonçalves Feres, Beatriz dos Santos Júdice, Norimar Pasini Mesquita Pereira, Maria Teresa Gonçalves Gomes, Regina Menezes, Vanda Maria Cardozo Almeida, Patrícia Maria Campos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto didático Análise linguística Argumentação Modalização Polifonia Implícitos Formação de opinião Livro didático Análise linguística Teoria da argumentação Análise do discurso Textbook Linguistic analysis Argument Modalisation Polyphony Implicit Opinion making |
topic |
Texto didático Análise linguística Argumentação Modalização Polifonia Implícitos Formação de opinião Livro didático Análise linguística Teoria da argumentação Análise do discurso Textbook Linguistic analysis Argument Modalisation Polyphony Implicit Opinion making |
description |
A pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-07-08T15:49:58Z 2019-07-08T15:49:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823679082856448 |