Ideologia e cultura educacional: estudo crítico sobre o conservadorismo em Educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16006 |
Resumo: | O tema da tese é a relação ideologia e educação, tendo como objetivo geral investigar os componentes ideológicos que deram e ainda dão forma ao conservadorismo estrutural brasileiro, e que em momentos determinados pela conjuntura histórica, como o atual, flertam acintosamente com o fascismo. O estudo toma como pressuposto o fato de o desenvolvimento da educação pública escolar de massa no Brasil ter carecido, desde a primeira hora, da iniciativa, do interesse e do apoio efetivo dos governantes do país. Visando apreender elementos para uma crítica ontológica do pensamento conservador no campo educacional brasileiro, considerando os períodos de maior incidência, bem como a dinâmica das suas metamorfoses conceituais ao longo do tempo. A tese faz uma revisão teórica sobre o ideário conservador e apontamentos sobre o fascismo referenciado em Marx e Engels, Lukács, Escorsin Netto e Chasin, dentre outros. Coloca em perspectiva histórica a emergência e o entranhamento do conservadorismo examinando no terreno das relações sociais o alcance, a profundidade e as suas possibilidades na cultura do país. Constata que o conservadorismo praticamente nasce e se desenvolve com o próprio Brasil, e que embora não tenha faltado o desejo, o flerte e, talvez, até a oportunidade concreta de surgimento de um aparato fascista de fato, isso não ocorreu, ao menos não até agora. Ao longo do quarto e último capítulo, a tese desenvolve a ideia de que apesar de a liderança tabaréu do Movimento Escola Sem Partido (MESP) despontar como o principal difusor do irracionalismo anti-intelectualista no país, no plano político- ideológico hegemônico sua presença equivale às ações pautadas pelo moralismo cínico dos teólogos-empresários, jornalistas orgânicos e astrólogos-gurus a apresentar como verdades absolutas disparates anticientíficos, como o criacionismo e o terraplanismo, nas redes sociais e nas mídias tradicionais. Considera que a influência e penetração ideológica na sociedade de ambos são menores do que a dos conglomerados educacionais financeiros-rentistas como Lemann, Ayrton Senna, Abril, Pitágoras/Kroton/Cogma, dentre outros. Conclui que dada tais características do conservadorismo estrutural no Brasil, a disputa ideológica no campo educacional deve ter como prioridade política, estratégica e tática, a atuação da sociedade, especialmente dos docentes, no plano macro, sem dispensar, evidentemente, as lutas identitárias no cotidiano |
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A tese faz uma revisão teórica sobre o ideário conservador e apontamentos sobre o fascismo referenciado em Marx e Engels, Lukács, Escorsin Netto e Chasin, dentre outros. Coloca em perspectiva histórica a emergência e o entranhamento do conservadorismo examinando no terreno das relações sociais o alcance, a profundidade e as suas possibilidades na cultura do país. Constata que o conservadorismo praticamente nasce e se desenvolve com o próprio Brasil, e que embora não tenha faltado o desejo, o flerte e, talvez, até a oportunidade concreta de surgimento de um aparato fascista de fato, isso não ocorreu, ao menos não até agora. Ao longo do quarto e último capítulo, a tese desenvolve a ideia de que apesar de a liderança tabaréu do Movimento Escola Sem Partido (MESP) despontar como o principal difusor do irracionalismo anti-intelectualista no país, no plano político- ideológico hegemônico sua presença equivale às ações pautadas pelo moralismo cínico dos teólogos-empresários, jornalistas orgânicos e astrólogos-gurus a apresentar como verdades absolutas disparates anticientíficos, como o criacionismo e o terraplanismo, nas redes sociais e nas mídias tradicionais. Considera que a influência e penetração ideológica na sociedade de ambos são menores do que a dos conglomerados educacionais financeiros-rentistas como Lemann, Ayrton Senna, Abril, Pitágoras/Kroton/Cogma, dentre outros. Conclui que dada tais características do conservadorismo estrutural no Brasil, a disputa ideológica no campo educacional deve ter como prioridade política, estratégica e tática, a atuação da sociedade, especialmente dos docentes, no plano macro, sem dispensar, evidentemente, as lutas identitárias no cotidianoThe theme of the thesis is the relation between ideology and education, with the general objective of investigating the ideological components that gave and still shape Brazilian structural conservatism, and that at moments determined by the historical conjuncture, like the current one, flirt with fascism. The study takes for granted the fact that the development of mass public school education in Brazil has, since the first hour, lacked the initiative, interest and effective support of the country's government. Aiming to apprehend elements for an ontological critique of conservative thinking in the Brazilian educational field, considering the periods of greatest incidence, as well as the dynamics of its conceptual metamorphoses over time. The thesis makes a theoretical review on the conservative ideas and notes on fascism referenced in Marx and Engels, Lukács, Escorsin Netto and Chasin, among others. It puts the emergence and entrenchment of conservatism in historical perspective, examining in the field of social relations the scope, depth and its possibilities in the country's culture. Notes that conservatism is practically born and develops with Brazil itself, and that although desire, flirtation and, perhaps, even the concrete opportunity for the emergence of a fascist apparatus in fact, did not occur, this did not happen, at least not until now. Throughout the fourth and last chapter, the thesis develops the idea that although the leading leadership of the Escola Sem Partido Movement (MESP) emerges as the main diffuser of anti-intellectualist irrationalism in the country. In the hegemonic political-ideological plane its presence is equivalent to actions guided by the cynical moralism of theologians-entrepreneurs, organic journalists and astrologers-gurus to present anti-scientific nonsense as absolute truths, such as creationism and terraplanism, in social networks and traditional media. He considers that the influence and ideological penetration in the society of both are less than that of the financial-rentier educational conglomerates such as Lemann, Ayrton Senna, Abril, Pitágoras / Kroton / Cogma, among others. It concludes that given these characteristics of structural conservatism in Brazil, the ideological dispute in the educational field must have as a political, strategic and tactical priority, the role of society, especially teachers, on the macro level, without evidently dispensing with the daily struggles of identity136 f.Reis, Ronaldo RosasSemeraro, GiovanniAraújo, Paulo Henrique Furtado deFrigotto, GaudêncioVieira, Fernando AntonioCosta, Reginaldo ScheuermannSoares, Elisabeth da CostaDantas, Diego Fonseca2020-11-18T12:45:56Z2020-11-18T12:45:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDANTAS, Diego Fonseca. Ideologia e cultura educacional: estudo crítico sobre o conservadorismo em Educação no Brasil. 2020. 136 f. 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