Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Isadora Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9655
http://dx.doi.org/10.22409/MPES.2018.m.13438432781
Resumo: Esta pesquisa objetivou descrever as percepções dos graduandos de psicologia acerca de espiritualidade e analisar suas experiências no contexto do estágio curricular com os atendimentos realizados e articulações com a espiritualidade. Trata-se de um estudo descritivo de campo, com abordagem qualitativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), atendendo aos requisitos das resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) de número 62130816.5.0000.5243. Os dados foram coletados por meio de entrevistas fenomenológicas com 24 graduandos do Curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada em Niterói, regularmente matriculados e cursando os últimos períodos de sua formação, independente de gênero ou religião, no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Como critérios de inclusão, foram utilizados: alunos matriculados no nono e décimo período, inscritos regularmente na disciplina de Estágio Curricular, com experiência em atendimentos clínicos psicológicos, em condição de participarem da pesquisa por livre consentimento, que estivessem em supervisão de estágio clínico há, no mínimo, seis meses a fim de que já tivessem aproximação com demanda de pacientes. Como critérios de exclusão: não participaram os alunos que só possuíam experiência com atendimentos clínicos psicológicos infantis. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o método fenomenológico de Amedeo Giorgi, nas seguintes etapas: 1) Leitura de todos os protocolos; 2) Discriminação de unidades; 3) Articulação de insights psicológicos com unidades de significado; 4) Sintetização de todas as unidades de sentido
id UFF-2_c402435ea2acb82b2c48ab7a17027046
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9655
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológicoUndergraduate psychology students perceptions about spirituality while experience lived in the curriculum internship practice: a phenomenological viewEspiritualidadePsicologiaEstudanteEspiritualidadeFenomenologiaPsicologiaGraduaçãoSpiritualityPsychologyUndergraduateEsta pesquisa objetivou descrever as percepções dos graduandos de psicologia acerca de espiritualidade e analisar suas experiências no contexto do estágio curricular com os atendimentos realizados e articulações com a espiritualidade. Trata-se de um estudo descritivo de campo, com abordagem qualitativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), atendendo aos requisitos das resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) de número 62130816.5.0000.5243. Os dados foram coletados por meio de entrevistas fenomenológicas com 24 graduandos do Curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada em Niterói, regularmente matriculados e cursando os últimos períodos de sua formação, independente de gênero ou religião, no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Como critérios de inclusão, foram utilizados: alunos matriculados no nono e décimo período, inscritos regularmente na disciplina de Estágio Curricular, com experiência em atendimentos clínicos psicológicos, em condição de participarem da pesquisa por livre consentimento, que estivessem em supervisão de estágio clínico há, no mínimo, seis meses a fim de que já tivessem aproximação com demanda de pacientes. Como critérios de exclusão: não participaram os alunos que só possuíam experiência com atendimentos clínicos psicológicos infantis. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o método fenomenológico de Amedeo Giorgi, nas seguintes etapas: 1) Leitura de todos os protocolos; 2) Discriminação de unidades; 3) Articulação de insights psicológicos com unidades de significado; 4) Sintetização de todas as unidades de sentidoThis research has the objective to describe the psychology undergraduate students’ perceptions about spirituality and analyze their experiences in the curriculum internship practice context from psychological care and realizing articulations with spirituality. This is a descriptive study with a qualitative approach. The study was approved by the Ethics Committee in Research of the Federal Fluminense University (FFU), attending the requirements of the Resolutions 466/2012 and 510/2016 of the National Health Council (NHC), with the Certificate of Presentation for Ethical Assessment (CPEA) number 62130816.5.0000.5243. Data were collected through phenomenological interviews with 24 undergraduate psychology students from a private Higher Education Institution (HEI), located in Niterói, regularly enrolled and coursing the last periods of their graduation, regardless gender or religion, at the Applied Psychology Service (APS). As inclusion criteria were used: students enrolled in the ninth and tenth periods, regularly enrolled in the Curricular Internship discipline, with experience in psychological clinical care, in position to participate in the research for consent, which were in clinical internship supervision for at least six months in order that already have approach to patient demand. Exclusion criteria: students who only had experience with children's clinical psychology care will not participate. To evaluate the results, it was used the phenomenological method of Amedeo Giorgi, with the following steps: 1) Reading all protocols; 2) Discriminating units; 3) Articulation of psychological insights with meaningful units; 4) Synthesizing all units of meaning132 f.Pereira, Eliane RamosMarins, Aline Miranda da FonsecaSilva, Rose Mary Costa Rosa Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8589508A3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791476P4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790370Y4Flores, Isadora Pinto2019-05-23T19:43:11Z2019-05-23T19:43:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFLORES, Isadora Pinto. Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9655http://dx.doi.org/10.22409/MPES.2018.m.13438432781openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T19:45:14Zoai:app.uff.br:1/9655Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-13T19:45:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
Undergraduate psychology students perceptions about spirituality while experience lived in the curriculum internship practice: a phenomenological view
title Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
spellingShingle Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
Flores, Isadora Pinto
Espiritualidade
Psicologia
Estudante
Espiritualidade
Fenomenologia
Psicologia
Graduação
Spirituality
Psychology
Undergraduate
title_short Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
title_full Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
title_fullStr Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
title_full_unstemmed Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
title_sort Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico
author Flores, Isadora Pinto
author_facet Flores, Isadora Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Eliane Ramos
Marins, Aline Miranda da Fonseca
Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8589508A3
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791476P4
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790370Y4
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Isadora Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Espiritualidade
Psicologia
Estudante
Espiritualidade
Fenomenologia
Psicologia
Graduação
Spirituality
Psychology
Undergraduate
topic Espiritualidade
Psicologia
Estudante
Espiritualidade
Fenomenologia
Psicologia
Graduação
Spirituality
Psychology
Undergraduate
description Esta pesquisa objetivou descrever as percepções dos graduandos de psicologia acerca de espiritualidade e analisar suas experiências no contexto do estágio curricular com os atendimentos realizados e articulações com a espiritualidade. Trata-se de um estudo descritivo de campo, com abordagem qualitativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), atendendo aos requisitos das resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) de número 62130816.5.0000.5243. Os dados foram coletados por meio de entrevistas fenomenológicas com 24 graduandos do Curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada em Niterói, regularmente matriculados e cursando os últimos períodos de sua formação, independente de gênero ou religião, no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Como critérios de inclusão, foram utilizados: alunos matriculados no nono e décimo período, inscritos regularmente na disciplina de Estágio Curricular, com experiência em atendimentos clínicos psicológicos, em condição de participarem da pesquisa por livre consentimento, que estivessem em supervisão de estágio clínico há, no mínimo, seis meses a fim de que já tivessem aproximação com demanda de pacientes. Como critérios de exclusão: não participaram os alunos que só possuíam experiência com atendimentos clínicos psicológicos infantis. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o método fenomenológico de Amedeo Giorgi, nas seguintes etapas: 1) Leitura de todos os protocolos; 2) Discriminação de unidades; 3) Articulação de insights psicológicos com unidades de significado; 4) Sintetização de todas as unidades de sentido
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-23T19:43:11Z
2019-05-23T19:43:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORES, Isadora Pinto. Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9655
http://dx.doi.org/10.22409/MPES.2018.m.13438432781
identifier_str_mv FLORES, Isadora Pinto. Percepções dos graduandos de psicologia acerca da espiritualidade enquanto experiência vivenciada na prática do estágio curricular: um olhar fenomenológico. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9655
http://dx.doi.org/10.22409/MPES.2018.m.13438432781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135248156229632