Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Thamires Alves Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27896
Resumo: É inquestionável, depois de vivenciar uma pandemia nefasta que se alastrou pelo mundo (a Covid-19), a importância do papel da ciência na sociedade e da preservação do meio ambiente. Para que o ensino aprendizagem das ciências, em especial da física, acompanhe as demandas sociais e deixe de ser essencialmente matemático-operacional, descontextualizado da vivência dos alunos e das práticas dos cientistas, é necessário que as práticas educacionais de diferentes áreas se conectem e estejam presentes em todos os espaços educacionais possíveis. Este trabalho traz a proposta de integrar física com literatura, seguindo uma ótica CTSA. Para isto, foi elaborado um livro na forma de conto e um marca página, trazendo referências de um trabalho científico já realizado pela autora. O material tem em mente servir como um meio de divulgador científico nos espaços formais (sala de aula), trazendo uma visão viva e dinâmica para o ensino. E também visa ser capaz de propagar aprendizado nos espaços não formais e informais de aprendizado, onde o resultado esperado a alcançar nesses espaços é o despertar de novas ideias, instigar o pensamento crítico, entender como os conceitos da física estão relacionados com a sociedade e os avanços tecnológicos, proporcionar um letramento científico de forma que os trabalhos de dentro da universidade possam ser acessados de forma mais social. E por fim, aproximar a física da literatura, evidenciando a sua construção social e histórica que foi desenvolvida através da soma de teorias e práticas culturais.
id UFF-2_c4450f2046b949a013f08cd2925079fc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27896
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e AmbienteFísica e literaturaEspaços formais, não formais e informaisEnsino multidisciplinarFísica e meio ambienteFísica e LiteraturaEspaços formais, não formais e informaisCTSAFísica e meio ambienteProdução intelectualPhysics and literatureFormal, non-formal and formal spacesMultidisciplinary teachingPhysics and environmentÉ inquestionável, depois de vivenciar uma pandemia nefasta que se alastrou pelo mundo (a Covid-19), a importância do papel da ciência na sociedade e da preservação do meio ambiente. Para que o ensino aprendizagem das ciências, em especial da física, acompanhe as demandas sociais e deixe de ser essencialmente matemático-operacional, descontextualizado da vivência dos alunos e das práticas dos cientistas, é necessário que as práticas educacionais de diferentes áreas se conectem e estejam presentes em todos os espaços educacionais possíveis. Este trabalho traz a proposta de integrar física com literatura, seguindo uma ótica CTSA. Para isto, foi elaborado um livro na forma de conto e um marca página, trazendo referências de um trabalho científico já realizado pela autora. O material tem em mente servir como um meio de divulgador científico nos espaços formais (sala de aula), trazendo uma visão viva e dinâmica para o ensino. E também visa ser capaz de propagar aprendizado nos espaços não formais e informais de aprendizado, onde o resultado esperado a alcançar nesses espaços é o despertar de novas ideias, instigar o pensamento crítico, entender como os conceitos da física estão relacionados com a sociedade e os avanços tecnológicos, proporcionar um letramento científico de forma que os trabalhos de dentro da universidade possam ser acessados de forma mais social. E por fim, aproximar a física da literatura, evidenciando a sua construção social e histórica que foi desenvolvida através da soma de teorias e práticas culturais.It is unquestionable, after experiencing a harmful pandemic that has spread throughout the world (covid-19), the importance of the role of science in society and the preservation of the environment. So the teaching learning of sciences, especially physics, follows the social demands and no long be to be essentially operational mathematical, decontextualized from the experience of students and the practices of scientists, it is necessary that educational practices from different areas connect and be present in all possible educational spaces. This work brings the proposal of integrating physics with literature, following a CTSA perspective for this, a book was prepared in the form of a short story and a page tag, bringing references of a scientific work already carried out by the author. The material has in mind serve as a means of scientific disseminator in formal spaces (classroom), bringing a living and dynamic vision to teaching. And it also aims to be able to propagate learning in no formal and formal learning spaces, where the expected result to achieve in these spaces is the awakening of new ideas, instigating critical thinking, understand how the concepts of physics are related to society and technological advances, provide a scientific literacy so that the works from within the university can be accessed in a more social way. And finally, to bring physics closer to literature, evidencing its social and historical construction that was developed through the sum of cultural theories and practices.68 pMuniz, Marcelo CostaAnjos, Roberto Meigikos dosOliveira, Fabiana Monteiro deSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deBernardo, Thamires Alves Silva2023-02-15T19:42:43Z2023-02-15T19:42:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBERNARDO, Thamires Alves Silva. Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27896CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-15T19:42:47Zoai:app.uff.br:1/27896Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-15T19:42:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
title Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
spellingShingle Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
Bernardo, Thamires Alves Silva
Física e literatura
Espaços formais, não formais e informais
Ensino multidisciplinar
Física e meio ambiente
Física e Literatura
Espaços formais, não formais e informais
CTSA
Física e meio ambiente
Produção intelectual
Physics and literature
Formal, non-formal and formal spaces
Multidisciplinary teaching
Physics and environment
title_short Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
title_full Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
title_fullStr Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
title_full_unstemmed Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
title_sort Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente
author Bernardo, Thamires Alves Silva
author_facet Bernardo, Thamires Alves Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Marcelo Costa
Anjos, Roberto Meigikos dos
Oliveira, Fabiana Monteiro de
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Thamires Alves Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Física e literatura
Espaços formais, não formais e informais
Ensino multidisciplinar
Física e meio ambiente
Física e Literatura
Espaços formais, não formais e informais
CTSA
Física e meio ambiente
Produção intelectual
Physics and literature
Formal, non-formal and formal spaces
Multidisciplinary teaching
Physics and environment
topic Física e literatura
Espaços formais, não formais e informais
Ensino multidisciplinar
Física e meio ambiente
Física e Literatura
Espaços formais, não formais e informais
CTSA
Física e meio ambiente
Produção intelectual
Physics and literature
Formal, non-formal and formal spaces
Multidisciplinary teaching
Physics and environment
description É inquestionável, depois de vivenciar uma pandemia nefasta que se alastrou pelo mundo (a Covid-19), a importância do papel da ciência na sociedade e da preservação do meio ambiente. Para que o ensino aprendizagem das ciências, em especial da física, acompanhe as demandas sociais e deixe de ser essencialmente matemático-operacional, descontextualizado da vivência dos alunos e das práticas dos cientistas, é necessário que as práticas educacionais de diferentes áreas se conectem e estejam presentes em todos os espaços educacionais possíveis. Este trabalho traz a proposta de integrar física com literatura, seguindo uma ótica CTSA. Para isto, foi elaborado um livro na forma de conto e um marca página, trazendo referências de um trabalho científico já realizado pela autora. O material tem em mente servir como um meio de divulgador científico nos espaços formais (sala de aula), trazendo uma visão viva e dinâmica para o ensino. E também visa ser capaz de propagar aprendizado nos espaços não formais e informais de aprendizado, onde o resultado esperado a alcançar nesses espaços é o despertar de novas ideias, instigar o pensamento crítico, entender como os conceitos da física estão relacionados com a sociedade e os avanços tecnológicos, proporcionar um letramento científico de forma que os trabalhos de dentro da universidade possam ser acessados de forma mais social. E por fim, aproximar a física da literatura, evidenciando a sua construção social e histórica que foi desenvolvida através da soma de teorias e práticas culturais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15T19:42:43Z
2023-02-15T19:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDO, Thamires Alves Silva. Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27896
identifier_str_mv BERNARDO, Thamires Alves Silva. Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838797376782336