A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927 |
Resumo: | Este trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo como apenas o começo de um estudo acerca dessa complexa temática, é a partir das minhas vivências tanto como aluna quanto aluna-mestre é que surgiram os questionamentos presentes neste trabalho. Apresento três grandes autores que falam de avaliação para dialogar e embasar minhas críticas. Fica claro que é um tema complexo e que há uma grande lacuna nas licenciaturas e na formação continuada dos professores |
id |
UFF-2_c48d5826cc04678233c4afca85537c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9927 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolarEducação físicaAvaliaçãoPráticaAvaliação educacionalEducação físicaPhysical educationEvaluationPracticeEste trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo como apenas o começo de um estudo acerca dessa complexa temática, é a partir das minhas vivências tanto como aluna quanto aluna-mestre é que surgiram os questionamentos presentes neste trabalho. Apresento três grandes autores que falam de avaliação para dialogar e embasar minhas críticas. Fica claro que é um tema complexo e que há uma grande lacuna nas licenciaturas e na formação continuada dos professoresThis work questions the evaluation practice in physical education classes and shows the way for a more coherent evaluation with the speech of teachers. Without the intention of getting concrete answers and understanding as just the beginning of a study on this complex subject , is from my experiences as both student as student - teacher emerged is that the present questions in this work. Present three great authors who speak assessment for dialogue and support my criticism. Clearly, it is a complex issue and there is a big gap in undergraduate and continuing education of teachers.Copolillo, Martha Lenora QueirozMuniz, Neyse LuzAndrade, Marcus Paulo Araújo Macieira deLopes, Carolina Louro2019-06-10T17:43:41Z2019-06-10T17:43:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Carolina Louro. A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T21:18:59Zoai:app.uff.br:1/9927Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:16.988666Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
title |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
spellingShingle |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar Lopes, Carolina Louro Educação física Avaliação Prática Avaliação educacional Educação física Physical education Evaluation Practice |
title_short |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
title_full |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
title_fullStr |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
title_sort |
A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar |
author |
Lopes, Carolina Louro |
author_facet |
Lopes, Carolina Louro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Copolillo, Martha Lenora Queiroz Muniz, Neyse Luz Andrade, Marcus Paulo Araújo Macieira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carolina Louro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Avaliação Prática Avaliação educacional Educação física Physical education Evaluation Practice |
topic |
Educação física Avaliação Prática Avaliação educacional Educação física Physical education Evaluation Practice |
description |
Este trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo como apenas o começo de um estudo acerca dessa complexa temática, é a partir das minhas vivências tanto como aluna quanto aluna-mestre é que surgiram os questionamentos presentes neste trabalho. Apresento três grandes autores que falam de avaliação para dialogar e embasar minhas críticas. Fica claro que é um tema complexo e que há uma grande lacuna nas licenciaturas e na formação continuada dos professores |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-10T17:43:41Z 2019-06-10T17:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Carolina Louro. A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927 |
identifier_str_mv |
LOPES, Carolina Louro. A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823722789601280 |