A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carolina Louro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927
Resumo: Este trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo como apenas o começo de um estudo acerca dessa complexa temática, é a partir das minhas vivências tanto como aluna quanto aluna-mestre é que surgiram os questionamentos presentes neste trabalho. Apresento três grandes autores que falam de avaliação para dialogar e embasar minhas críticas. Fica claro que é um tema complexo e que há uma grande lacuna nas licenciaturas e na formação continuada dos professores
id UFF-2_c48d5826cc04678233c4afca85537c98
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9927
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolarEducação físicaAvaliaçãoPráticaAvaliação educacionalEducação físicaPhysical educationEvaluationPracticeEste trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo como apenas o começo de um estudo acerca dessa complexa temática, é a partir das minhas vivências tanto como aluna quanto aluna-mestre é que surgiram os questionamentos presentes neste trabalho. Apresento três grandes autores que falam de avaliação para dialogar e embasar minhas críticas. Fica claro que é um tema complexo e que há uma grande lacuna nas licenciaturas e na formação continuada dos professoresThis work questions the evaluation practice in physical education classes and shows the way for a more coherent evaluation with the speech of teachers. Without the intention of getting concrete answers and understanding as just the beginning of a study on this complex subject , is from my experiences as both student as student - teacher emerged is that the present questions in this work. Present three great authors who speak assessment for dialogue and support my criticism. Clearly, it is a complex issue and there is a big gap in undergraduate and continuing education of teachers.Copolillo, Martha Lenora QueirozMuniz, Neyse LuzAndrade, Marcus Paulo Araújo Macieira deLopes, Carolina Louro2019-06-10T17:43:41Z2019-06-10T17:43:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOPES, Carolina Louro. A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-11T21:18:59Zoai:app.uff.br:1/9927Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-11T21:18:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
title A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
spellingShingle A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
Lopes, Carolina Louro
Educação física
Avaliação
Prática
Avaliação educacional
Educação física
Physical education
Evaluation
Practice
title_short A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
title_full A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
title_fullStr A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
title_full_unstemmed A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
title_sort A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar
author Lopes, Carolina Louro
author_facet Lopes, Carolina Louro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Copolillo, Martha Lenora Queiroz
Muniz, Neyse Luz
Andrade, Marcus Paulo Araújo Macieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carolina Louro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Avaliação
Prática
Avaliação educacional
Educação física
Physical education
Evaluation
Practice
topic Educação física
Avaliação
Prática
Avaliação educacional
Educação física
Physical education
Evaluation
Practice
description Este trabalho questiona a prática avaliativa nas aulas de educação física escolar e aponta caminhos para uma avaliação mais coerente com o discurso dos professores. Sem a intensão de obter respostas concretas e entendendo como apenas o começo de um estudo acerca dessa complexa temática, é a partir das minhas vivências tanto como aluna quanto aluna-mestre é que surgiram os questionamentos presentes neste trabalho. Apresento três grandes autores que falam de avaliação para dialogar e embasar minhas críticas. Fica claro que é um tema complexo e que há uma grande lacuna nas licenciaturas e na formação continuada dos professores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-10T17:43:41Z
2019-06-10T17:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Carolina Louro. A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927
identifier_str_mv LOPES, Carolina Louro. A avaliação e suas práticas: o desafio de avaliar o processo ensino-aprendizagem na educação física escolar. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135485092462592