Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ani de Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690
Resumo: Com o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial cliente
id UFF-2_c4a967160c44b596852bb39f1f6fe623
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1690
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJHospitalidade virtualIndicadoresRio de JaneiroInternetTurismoHospitalidadeUsabilidade webInterface webVirtual hospitalityIndicatorsRio de JaneiroInternetCom o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial clienteWith the accelerated growth of the internet, communications has narrowed and changing the relationship between client and consumer. Altogether commerce found a new way to promote themselves through this virtual space. In the hotel industry is not different, given that the basic principle of the tourism sector as a whole is hospitality, welcoming, the hotel must think their virtual space with the same care that delegates to its physical space. However, how this can be implemented in the virtual environment? Given this problem, this paper has the intention to understand what it is and how to give the hospitality in this virtual environment and generate indicators that can guide them, applying them in the hotel websites. To this end, a review literature on the topic was held, and after surveying the indicators, were selected 24 hotels in the City of Rio de Janeiro for conducting systematic observation on their websites. After the survey, it was possible to propose a review of these sites and infer whether they are practicing hospitality in a virtual environment. The research concluded that the hotels surveyed are not yet equipped to receive guests through the virtual environment, lacking or even overlooked this potential customerNiteróiSantos, Lúcia Oliveira da SilveiraSoares, Carlos Alberto LidiziaVilela, Eduardo Antônio PachecoCosta, Ani de Freitas2016-05-12T13:45:54Z2016-05-12T13:45:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1690Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T14:06:54Zoai:app.uff.br:1/1690Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T14:06:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
title Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
spellingShingle Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
Costa, Ani de Freitas
Hospitalidade virtual
Indicadores
Rio de Janeiro
Internet
Turismo
Hospitalidade
Usabilidade web
Interface web
Virtual hospitality
Indicators
Rio de Janeiro
Internet
title_short Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
title_full Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
title_fullStr Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
title_full_unstemmed Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
title_sort Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
author Costa, Ani de Freitas
author_facet Costa, Ani de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Soares, Carlos Alberto Lidizia
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ani de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade virtual
Indicadores
Rio de Janeiro
Internet
Turismo
Hospitalidade
Usabilidade web
Interface web
Virtual hospitality
Indicators
Rio de Janeiro
Internet
topic Hospitalidade virtual
Indicadores
Rio de Janeiro
Internet
Turismo
Hospitalidade
Usabilidade web
Interface web
Virtual hospitality
Indicators
Rio de Janeiro
Internet
description Com o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial cliente
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-05-12T13:45:54Z
2016-05-12T13:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135456604749824