Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690 |
Resumo: | Com o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial cliente |
id |
UFF-2_c4a967160c44b596852bb39f1f6fe623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1690 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJHospitalidade virtualIndicadoresRio de JaneiroInternetTurismoHospitalidadeUsabilidade webInterface webVirtual hospitalityIndicatorsRio de JaneiroInternetCom o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial clienteWith the accelerated growth of the internet, communications has narrowed and changing the relationship between client and consumer. Altogether commerce found a new way to promote themselves through this virtual space. In the hotel industry is not different, given that the basic principle of the tourism sector as a whole is hospitality, welcoming, the hotel must think their virtual space with the same care that delegates to its physical space. However, how this can be implemented in the virtual environment? Given this problem, this paper has the intention to understand what it is and how to give the hospitality in this virtual environment and generate indicators that can guide them, applying them in the hotel websites. To this end, a review literature on the topic was held, and after surveying the indicators, were selected 24 hotels in the City of Rio de Janeiro for conducting systematic observation on their websites. After the survey, it was possible to propose a review of these sites and infer whether they are practicing hospitality in a virtual environment. The research concluded that the hotels surveyed are not yet equipped to receive guests through the virtual environment, lacking or even overlooked this potential customerNiteróiSantos, Lúcia Oliveira da SilveiraSoares, Carlos Alberto LidiziaVilela, Eduardo Antônio PachecoCosta, Ani de Freitas2016-05-12T13:45:54Z2016-05-12T13:45:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1690Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T14:06:54Zoai:app.uff.br:1/1690Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T14:06:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
title |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
spellingShingle |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ Costa, Ani de Freitas Hospitalidade virtual Indicadores Rio de Janeiro Internet Turismo Hospitalidade Usabilidade web Interface web Virtual hospitality Indicators Rio de Janeiro Internet |
title_short |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
title_full |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
title_fullStr |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
title_full_unstemmed |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
title_sort |
Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ |
author |
Costa, Ani de Freitas |
author_facet |
Costa, Ani de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Lúcia Oliveira da Silveira Soares, Carlos Alberto Lidizia Vilela, Eduardo Antônio Pacheco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ani de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospitalidade virtual Indicadores Rio de Janeiro Internet Turismo Hospitalidade Usabilidade web Interface web Virtual hospitality Indicators Rio de Janeiro Internet |
topic |
Hospitalidade virtual Indicadores Rio de Janeiro Internet Turismo Hospitalidade Usabilidade web Interface web Virtual hospitality Indicators Rio de Janeiro Internet |
description |
Com o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial cliente |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-05-12T13:45:54Z 2016-05-12T13:45:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135456604749824 |