Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Abrahão de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29741
Resumo: Este livro apresenta resultados do 3º Encontro Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira: Povos Afroindígenas, Saberes Tradicionais, Pesquisa e Diálogo na Universidade, realizado em 2017. As marcas do encontro colonial se reproduzem ainda hoje nas práticas de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os saberes populares são tomados como subalternos, desqualificados e objetos a serem desvendados, traduzidos e civilizados pela intervenção acadêmica. O evento partiu da aposta de não tomar tais saberes como inferiores ou objetos de pesquisa, mas como interlocutores na construção de saberes e práticas de cuidado em psicologia que tenham como referencial não apenas as matrizes europeias e norte-americanas, mas também africanas e indígenas. Ao pensar a partir de referências indígenas e negras, realizando o destino de mais um quilombo, no encontro de favelados, povo de santo, periféricos, lavradores, que lutam e pensam a partir de si e por si como povos e comunidades, o evento e os textos aqui reunidos são mais um passo na retomada epistêmica, no movimento de dar a si mesmos o direito de dizer em quais termos a pesquisa necessita ser feita e pode ser feita. Os 19 artigos são agrupados em seis capítulos: "A pesquisa e os saberes tradicionais", "Pesquisa na favela, expropriação e apropriação cultural", "Intervenções e práticas de cuidado no diálogo com a universidade", "Juventudes indígenas: universidade e pesquisa junto aos povos indígenas", "Saberes jovens, tradição, universidade e pesquisa" e "Pesquisa e vida em conexão"
id UFF-2_c4afac22a14656d7acff611002c51e95
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29741
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanasCultura afro-brasileiraPsicologia aterradaEste livro apresenta resultados do 3º Encontro Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira: Povos Afroindígenas, Saberes Tradicionais, Pesquisa e Diálogo na Universidade, realizado em 2017. As marcas do encontro colonial se reproduzem ainda hoje nas práticas de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os saberes populares são tomados como subalternos, desqualificados e objetos a serem desvendados, traduzidos e civilizados pela intervenção acadêmica. O evento partiu da aposta de não tomar tais saberes como inferiores ou objetos de pesquisa, mas como interlocutores na construção de saberes e práticas de cuidado em psicologia que tenham como referencial não apenas as matrizes europeias e norte-americanas, mas também africanas e indígenas. Ao pensar a partir de referências indígenas e negras, realizando o destino de mais um quilombo, no encontro de favelados, povo de santo, periféricos, lavradores, que lutam e pensam a partir de si e por si como povos e comunidades, o evento e os textos aqui reunidos são mais um passo na retomada epistêmica, no movimento de dar a si mesmos o direito de dizer em quais termos a pesquisa necessita ser feita e pode ser feita. Os 19 artigos são agrupados em seis capítulos: "A pesquisa e os saberes tradicionais", "Pesquisa na favela, expropriação e apropriação cultural", "Intervenções e práticas de cuidado no diálogo com a universidade", "Juventudes indígenas: universidade e pesquisa junto aos povos indígenas", "Saberes jovens, tradição, universidade e pesquisa" e "Pesquisa e vida em conexão"EdUFFNiterói, RJ2023-08-02T19:17:16Z2023-08-02T19:17:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/epub+zipapplication/pdfSANTOS, Abrahão de Oliveira (org.). Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas. Niterói: EdUFF, 2020.978-65-5831-083-9http://app.uff.br/riuff/handle/1/29741ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Abrahão de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-02T19:17:20Zoai:app.uff.br:1/29741Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:37.361822Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
title Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
spellingShingle Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
Santos, Abrahão de Oliveira
Cultura afro-brasileira
Psicologia aterrada
title_short Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
title_full Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
title_fullStr Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
title_full_unstemmed Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
title_sort Saberes plurais e epistemologias aterradas : caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas
author Santos, Abrahão de Oliveira
author_facet Santos, Abrahão de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Abrahão de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira
Psicologia aterrada
topic Cultura afro-brasileira
Psicologia aterrada
description Este livro apresenta resultados do 3º Encontro Kitembo - Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira: Povos Afroindígenas, Saberes Tradicionais, Pesquisa e Diálogo na Universidade, realizado em 2017. As marcas do encontro colonial se reproduzem ainda hoje nas práticas de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os saberes populares são tomados como subalternos, desqualificados e objetos a serem desvendados, traduzidos e civilizados pela intervenção acadêmica. O evento partiu da aposta de não tomar tais saberes como inferiores ou objetos de pesquisa, mas como interlocutores na construção de saberes e práticas de cuidado em psicologia que tenham como referencial não apenas as matrizes europeias e norte-americanas, mas também africanas e indígenas. Ao pensar a partir de referências indígenas e negras, realizando o destino de mais um quilombo, no encontro de favelados, povo de santo, periféricos, lavradores, que lutam e pensam a partir de si e por si como povos e comunidades, o evento e os textos aqui reunidos são mais um passo na retomada epistêmica, no movimento de dar a si mesmos o direito de dizer em quais termos a pesquisa necessita ser feita e pode ser feita. Os 19 artigos são agrupados em seis capítulos: "A pesquisa e os saberes tradicionais", "Pesquisa na favela, expropriação e apropriação cultural", "Intervenções e práticas de cuidado no diálogo com a universidade", "Juventudes indígenas: universidade e pesquisa junto aos povos indígenas", "Saberes jovens, tradição, universidade e pesquisa" e "Pesquisa e vida em conexão"
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-02T19:17:16Z
2023-08-02T19:17:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Abrahão de Oliveira (org.). Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas. Niterói: EdUFF, 2020.
978-65-5831-083-9
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29741
Professor
identifier_str_mv SANTOS, Abrahão de Oliveira (org.). Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas. Niterói: EdUFF, 2020.
978-65-5831-083-9
Professor
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/epub+zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv EdUFF
Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823705373802496