A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Marco Marques Pestana de Aguiar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/227
Resumo: Essa dissertação tem como objeto principal as mobilizações dos favelados cariocas construídas por meio da União dos Trabalhadores Favelados, fundada em 1954. Descartando categorias imprecisas, como a de “pobres”, parte da caracterização da imensa maioria dos favelados como membros da classe trabalhadora e, portanto, sujeitos às condicionantes estruturais impostas a essa classe pelo modo de produção capitalista. A partir daí, a análise volta-se para a compreensão do papel da organização de base constitutiva da UTF na produção da alternativa elaborada pelos trabalhadores favelados ao modelo de “controle negociado” imposto pelo Estado e pelas classes dominantes. Por fim, analisa a evolução das políticas públicas implementadas entre os anos de 1945-1964 com o fito de adequar esse modelo de controle negociado a cada novo avanço surgido da organização e da luta dos trabalhadores favelados.
id UFF-2_c5c77974eb4fc433c6b991d1be82bd81
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/227
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)União dos trabalhadores faveladosControle negociadoClasse trabalhadoraFavelaMovimento socialRio de Janeiro (RJ)NegociaçãoWorking classNegotiated controlEssa dissertação tem como objeto principal as mobilizações dos favelados cariocas construídas por meio da União dos Trabalhadores Favelados, fundada em 1954. Descartando categorias imprecisas, como a de “pobres”, parte da caracterização da imensa maioria dos favelados como membros da classe trabalhadora e, portanto, sujeitos às condicionantes estruturais impostas a essa classe pelo modo de produção capitalista. A partir daí, a análise volta-se para a compreensão do papel da organização de base constitutiva da UTF na produção da alternativa elaborada pelos trabalhadores favelados ao modelo de “controle negociado” imposto pelo Estado e pelas classes dominantes. Por fim, analisa a evolução das políticas públicas implementadas entre os anos de 1945-1964 com o fito de adequar esse modelo de controle negociado a cada novo avanço surgido da organização e da luta dos trabalhadores favelados.This dissertation’s main goal is to analyze the mobilizations brought about by Rio de Janeiro’s favelados in the frame of the União dos Trabalhadores Favelados, founded in 1954. Dismissing some inaccurate categories, such as that of “poors”, it characterizes the majority of favelados as members of the working class and, as such, subjects to structural determinations derived from the capitalist mode of production. From that point on, the analysis is aimed to the comprehension of the grassroots organization that was constitutive of UTF, as a pre-condition to the development of an alternative to the “negotiated control” system imposed by the state and the ruling classes. At last, it frames the incarnations assumed by that system in the 1945-1964 period, as responses to constant victories obtained by the favelados in their struggles.Mattos, Marcelo BadaróGuedes, Marco Marques Pestana de Aguiar2014-01-31T16:34:21Z2014-01-31T16:34:21Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUEDES, Marco Marques Pestana de Aguiar. A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964). 2013. 248 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/227Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-11T16:35:06Zoai:app.uff.br:1/227Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-11T16:35:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
title A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
spellingShingle A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
Guedes, Marco Marques Pestana de Aguiar
União dos trabalhadores favelados
Controle negociado
Classe trabalhadora
Favela
Movimento social
Rio de Janeiro (RJ)
Negociação
Working class
Negotiated control
title_short A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
title_full A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
title_fullStr A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
title_full_unstemmed A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
title_sort A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964)
author Guedes, Marco Marques Pestana de Aguiar
author_facet Guedes, Marco Marques Pestana de Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Marcelo Badaró
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Marco Marques Pestana de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv União dos trabalhadores favelados
Controle negociado
Classe trabalhadora
Favela
Movimento social
Rio de Janeiro (RJ)
Negociação
Working class
Negotiated control
topic União dos trabalhadores favelados
Controle negociado
Classe trabalhadora
Favela
Movimento social
Rio de Janeiro (RJ)
Negociação
Working class
Negotiated control
description Essa dissertação tem como objeto principal as mobilizações dos favelados cariocas construídas por meio da União dos Trabalhadores Favelados, fundada em 1954. Descartando categorias imprecisas, como a de “pobres”, parte da caracterização da imensa maioria dos favelados como membros da classe trabalhadora e, portanto, sujeitos às condicionantes estruturais impostas a essa classe pelo modo de produção capitalista. A partir daí, a análise volta-se para a compreensão do papel da organização de base constitutiva da UTF na produção da alternativa elaborada pelos trabalhadores favelados ao modelo de “controle negociado” imposto pelo Estado e pelas classes dominantes. Por fim, analisa a evolução das políticas públicas implementadas entre os anos de 1945-1964 com o fito de adequar esse modelo de controle negociado a cada novo avanço surgido da organização e da luta dos trabalhadores favelados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-01-31T16:34:21Z
2014-01-31T16:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUEDES, Marco Marques Pestana de Aguiar. A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964). 2013. 248 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/227
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv GUEDES, Marco Marques Pestana de Aguiar. A união dos trabalhadores favelados e a luta contra o controle negociado das favelas cariocas (1954-1964). 2013. 248 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838784660701184