Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Rafael Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/860
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Fluminense, com base na sua capacidade de agregar conhecimentos aos alunos, durante o período de sua formação acadêmica e para isso, será utilizada a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados. Serão utilizados neste estudo, dados fornecidos pelo INEP a respeito das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) para os concluintes do ciclo 2010, 2011 e 2012 e para os ingressantes do ciclo anterior, de forma a refletir o espaço temporal no qual o aluno permanece na universidade. Também serão utilizados dados referentes ao corpo docente de cada curso de graduação, e dados que reflitam o grau de retenção de cada curso, através do índice conhecido como taxa de sucesso na graduação (TSG). Foi realizada uma revisão na literatura que pôde ratificar a importância da utilização de métodos que auxiliam na aferição da eficiência no ensino superior, uma vez que as Instituições de Ensino Superior são gradativamente pressionadas a fornecer resultados cada vez mais expressivos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Com a proposta de três cenários distintos para a avaliação da eficiência de um total de 38 cursos de graduação, o presente estudo foi capaz de identificar os cursos que apresentaram melhor desempenho e os cursos que necessitam de melhorias para alcançar a fronteira de eficiência. Nesse sentido, foram analisados os alvos propostos para os outputs das unidades ineficientes e o seu respectivo conjunto de referência, respeitando-se os perfis característicos de cada curso de graduação, após a proposta de agrupamento de acordo com a área de conhecimento a qual pertencem.
id UFF-2_c5e3d67be1796fa5e61b6b3056705037
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/860
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal FluminenseAnálise envoltória de dadosAvaliação educacionalEficiênciaBenchmarksGestão da qualidadeData envelopment analysisEducational evaluationEfficiencyBenchmarksEste trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Fluminense, com base na sua capacidade de agregar conhecimentos aos alunos, durante o período de sua formação acadêmica e para isso, será utilizada a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados. Serão utilizados neste estudo, dados fornecidos pelo INEP a respeito das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) para os concluintes do ciclo 2010, 2011 e 2012 e para os ingressantes do ciclo anterior, de forma a refletir o espaço temporal no qual o aluno permanece na universidade. Também serão utilizados dados referentes ao corpo docente de cada curso de graduação, e dados que reflitam o grau de retenção de cada curso, através do índice conhecido como taxa de sucesso na graduação (TSG). Foi realizada uma revisão na literatura que pôde ratificar a importância da utilização de métodos que auxiliam na aferição da eficiência no ensino superior, uma vez que as Instituições de Ensino Superior são gradativamente pressionadas a fornecer resultados cada vez mais expressivos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Com a proposta de três cenários distintos para a avaliação da eficiência de um total de 38 cursos de graduação, o presente estudo foi capaz de identificar os cursos que apresentaram melhor desempenho e os cursos que necessitam de melhorias para alcançar a fronteira de eficiência. Nesse sentido, foram analisados os alvos propostos para os outputs das unidades ineficientes e o seu respectivo conjunto de referência, respeitando-se os perfis característicos de cada curso de graduação, após a proposta de agrupamento de acordo com a área de conhecimento a qual pertencem.This study aims to evaluate the efficiency of undergraduate courses offered by the Federal Fluminense University regarding its ability to transfer knowledge to their students during his academic education using data envelopment analysis. In this study, it will be used data provided by INEP about the grades in the National Student Performance Exam (ENADE) concerning graduates of the cycle in 2010, 2011 and 2012 and for entering of the previous cycle, to reflect the temporal space, which the student remains in college. Data referring to the faculty of each undergraduate course, and data that reflect the degree of retention of each course, through the index known as the graduation success rate (TSG) will also be used. A review of the literature was performed that could ratify the importance of using methods that assist in measuring the efficiency in higher education, since the higher education institutions are gradually pressed to provide more and more results significant, using the smallest possible amount of resources. Proposing three different scenarios for evaluating the efficiency of 38 undergraduate courses, this study was able to identify courses that performed better and courses that needs improvement to achieve the efficiency frontier. In this sense, the targets proposed for the outputs of inefficient units and their respective set of reference were analyzed, respecting characteristics of each undergraduate course, after the proposal of clustering according to the area of knowledge to which they belong.Universidade Federal FluminenseNiteróiMeza, Lidia AnguloMello, João Carlos Correia Baptista Soares deChaves, Maria Cecilia de CarvalhoTavares, Rafael Santos2015-11-04T17:22:16Z2015-11-04T17:22:16Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/860Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:20:56Zoai:app.uff.br:1/860Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:20:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
title Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
spellingShingle Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
Tavares, Rafael Santos
Análise envoltória de dados
Avaliação educacional
Eficiência
Benchmarks
Gestão da qualidade
Data envelopment analysis
Educational evaluation
Efficiency
Benchmarks
title_short Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
title_full Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
title_fullStr Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
title_sort Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
author Tavares, Rafael Santos
author_facet Tavares, Rafael Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meza, Lidia Angulo
Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de
Chaves, Maria Cecilia de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Rafael Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise envoltória de dados
Avaliação educacional
Eficiência
Benchmarks
Gestão da qualidade
Data envelopment analysis
Educational evaluation
Efficiency
Benchmarks
topic Análise envoltória de dados
Avaliação educacional
Eficiência
Benchmarks
Gestão da qualidade
Data envelopment analysis
Educational evaluation
Efficiency
Benchmarks
description Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Fluminense, com base na sua capacidade de agregar conhecimentos aos alunos, durante o período de sua formação acadêmica e para isso, será utilizada a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados. Serão utilizados neste estudo, dados fornecidos pelo INEP a respeito das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) para os concluintes do ciclo 2010, 2011 e 2012 e para os ingressantes do ciclo anterior, de forma a refletir o espaço temporal no qual o aluno permanece na universidade. Também serão utilizados dados referentes ao corpo docente de cada curso de graduação, e dados que reflitam o grau de retenção de cada curso, através do índice conhecido como taxa de sucesso na graduação (TSG). Foi realizada uma revisão na literatura que pôde ratificar a importância da utilização de métodos que auxiliam na aferição da eficiência no ensino superior, uma vez que as Instituições de Ensino Superior são gradativamente pressionadas a fornecer resultados cada vez mais expressivos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Com a proposta de três cenários distintos para a avaliação da eficiência de um total de 38 cursos de graduação, o presente estudo foi capaz de identificar os cursos que apresentaram melhor desempenho e os cursos que necessitam de melhorias para alcançar a fronteira de eficiência. Nesse sentido, foram analisados os alvos propostos para os outputs das unidades ineficientes e o seu respectivo conjunto de referência, respeitando-se os perfis característicos de cada curso de graduação, após a proposta de agrupamento de acordo com a área de conhecimento a qual pertencem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T17:22:16Z
2015-11-04T17:22:16Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/860
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/860
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135398966624256