"Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jonathan Mendes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22523
Resumo: Estudo sobre o papel dos jogos na educação dos príncipes e nobres na corte portuguesa do fim da Idade Média. Usou-se como referência a literatura de proveito produzida nos dois primeiros reinados da Dinastia de Avis, em Portugal, de 1385 a 1438, representada aqui por duas importantes obras, O livro de montaria de D. João I, e a Arte de bem cavalgar toda sela de D. Duarte. O conteúdo moralístico e político destes tratados favorecia a centralização do poder régio, e afirmava a legitimidade da nova dinastia. A formação de uma sociedade de corte, composta por uma nova nobreza, incluía grupos antes excluídos, cuja manutenção dos privilégios vinha através da proximidade com o rei, e da busca por similitudes com este. Os tratados transmitiam normas aos cortesãos para se enquadrarem na reordenação dos sentimentos e comportamentos, seguindo uma conduta mais polida. Assim, iniciou-se a transformação dos cavaleiros em cortesãos
id UFF-2_c623e667754e4a3e0bc3c6e1f5326611
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22523
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)HistóriaPoder régio/centralizaçãoPortugalSociedade de corteLiteratura medievalHistória de PortugalEducação medievalLiteratura medievalNobrezaDinastia de Avis, 1357-1578PortugalEstudo sobre o papel dos jogos na educação dos príncipes e nobres na corte portuguesa do fim da Idade Média. Usou-se como referência a literatura de proveito produzida nos dois primeiros reinados da Dinastia de Avis, em Portugal, de 1385 a 1438, representada aqui por duas importantes obras, O livro de montaria de D. João I, e a Arte de bem cavalgar toda sela de D. Duarte. O conteúdo moralístico e político destes tratados favorecia a centralização do poder régio, e afirmava a legitimidade da nova dinastia. A formação de uma sociedade de corte, composta por uma nova nobreza, incluía grupos antes excluídos, cuja manutenção dos privilégios vinha através da proximidade com o rei, e da busca por similitudes com este. Os tratados transmitiam normas aos cortesãos para se enquadrarem na reordenação dos sentimentos e comportamentos, seguindo uma conduta mais polida. Assim, iniciou-se a transformação dos cavaleiros em cortesãos142 f.NiteróiFerreira, Roberto Godofredo FabriCoser, Miriam CabralFróes, Vânia LeiteGomes, Jonathan Mendes2021-07-09T22:10:14Z2021-07-09T22:10:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Jonathan Mendes. "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV). 2010. 142f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22523Aluno de MestradoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-23T15:35:48Zoai:app.uff.br:1/22523Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-23T15:35:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
title "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
spellingShingle "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
Gomes, Jonathan Mendes
História
Poder régio/centralização
Portugal
Sociedade de corte
Literatura medieval
História de Portugal
Educação medieval
Literatura medieval
Nobreza
Dinastia de Avis, 1357-1578
Portugal
title_short "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
title_full "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
title_fullStr "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
title_full_unstemmed "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
title_sort "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV)
author Gomes, Jonathan Mendes
author_facet Gomes, Jonathan Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Roberto Godofredo Fabri
Coser, Miriam Cabral
Fróes, Vânia Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jonathan Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv História
Poder régio/centralização
Portugal
Sociedade de corte
Literatura medieval
História de Portugal
Educação medieval
Literatura medieval
Nobreza
Dinastia de Avis, 1357-1578
Portugal
topic História
Poder régio/centralização
Portugal
Sociedade de corte
Literatura medieval
História de Portugal
Educação medieval
Literatura medieval
Nobreza
Dinastia de Avis, 1357-1578
Portugal
description Estudo sobre o papel dos jogos na educação dos príncipes e nobres na corte portuguesa do fim da Idade Média. Usou-se como referência a literatura de proveito produzida nos dois primeiros reinados da Dinastia de Avis, em Portugal, de 1385 a 1438, representada aqui por duas importantes obras, O livro de montaria de D. João I, e a Arte de bem cavalgar toda sela de D. Duarte. O conteúdo moralístico e político destes tratados favorecia a centralização do poder régio, e afirmava a legitimidade da nova dinastia. A formação de uma sociedade de corte, composta por uma nova nobreza, incluía grupos antes excluídos, cuja manutenção dos privilégios vinha através da proximidade com o rei, e da busca por similitudes com este. Os tratados transmitiam normas aos cortesãos para se enquadrarem na reordenação dos sentimentos e comportamentos, seguindo uma conduta mais polida. Assim, iniciou-se a transformação dos cavaleiros em cortesãos
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2021-07-09T22:10:14Z
2021-07-09T22:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Jonathan Mendes. "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV). 2010. 142f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22523
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv GOMES, Jonathan Mendes. "Natural Jeyto e Boa Ensinança": aspectos moralísticos e políticos na literatura técnica da dinastia de Avis (Portugal, séc. XIV/XV). 2010. 142f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135403567775744