Previsão da durabilidade de materiais de atrito aplicados a freios a tambor de veículos comerciais por meio da análise da energia dissipada em frenagens
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27282 |
Resumo: | É cada vez mais frequente o emprego de ferramentas de simulação, aplicadas com o intuito de reduzir o tempo de desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria. Recentemente, engenheiros e pesquisadores têm procurado aplicar modelos de simulação, baseados na dissipação da energia, para se prever o comportamento de materiais submetidos a processos de desgaste. A partir da caracterização de um material de atrito empregado em freios a tambor, foi desenvolvido nesse trabalho, um método para se prever sua durabilidade a partir da energia dissipada em eventos de frenagem durante um percurso veicular. Para tanto, foi necessário desenvolver e aplicar a ele, a regra de acúmulo de danos por desgaste. O conceito dessa regra guarda analogia com a regra de acúmulo linear de danos de Palmgren-Miner, empregada em previsões de vida em fadiga. Para que o material de atrito fosse caracterizado, foram realizados ensaios de desgaste em escala, nos quais corpos de prova foram submetidos a diferentes cargas normais e temperaturas. A energia dissipada durante as frenagens de um veículo comercial, equipado com o mesmo material de atrito ao longo de um percurso típico, foi obtida por meio de instrumentação e equipamento adequado. Aplicou-se a regra de acúmulo de danos por desgaste para se obter sua previsão de vida em quilômetros. O resultado foi comparado com a projeção da sua durabilidade, obtida a partir de um método tradicionalmente aplicado pela indústria. Obtiveram-se resultados similares por meio de ambos os métodos, indicando que o método proposto possui potencial para aplicação prática. A partir da validação do método apresentado nesse trabalho, espera-se que sejam criadas ferramentas de simulação, de forma a tornar os processos de desenvolvimento de materiais de atrito mais rápidos e menos onerosos à indústria automotiva |
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Previsão da durabilidade de materiais de atrito aplicados a freios a tambor de veículos comerciais por meio da análise da energia dissipada em frenagensDesgasteEnergia dissipadaMaterial de atritoSistema de freioEnsaios de desgaste em escalaEngenharia MetalúrgicaAtritoDesgaste de materiaisModelamento e simulação de processos e fenômenosProdução intelectualWearDissipated energyFriction materialBrake systemScale wear bench testsÉ cada vez mais frequente o emprego de ferramentas de simulação, aplicadas com o intuito de reduzir o tempo de desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria. Recentemente, engenheiros e pesquisadores têm procurado aplicar modelos de simulação, baseados na dissipação da energia, para se prever o comportamento de materiais submetidos a processos de desgaste. A partir da caracterização de um material de atrito empregado em freios a tambor, foi desenvolvido nesse trabalho, um método para se prever sua durabilidade a partir da energia dissipada em eventos de frenagem durante um percurso veicular. Para tanto, foi necessário desenvolver e aplicar a ele, a regra de acúmulo de danos por desgaste. O conceito dessa regra guarda analogia com a regra de acúmulo linear de danos de Palmgren-Miner, empregada em previsões de vida em fadiga. Para que o material de atrito fosse caracterizado, foram realizados ensaios de desgaste em escala, nos quais corpos de prova foram submetidos a diferentes cargas normais e temperaturas. A energia dissipada durante as frenagens de um veículo comercial, equipado com o mesmo material de atrito ao longo de um percurso típico, foi obtida por meio de instrumentação e equipamento adequado. Aplicou-se a regra de acúmulo de danos por desgaste para se obter sua previsão de vida em quilômetros. O resultado foi comparado com a projeção da sua durabilidade, obtida a partir de um método tradicionalmente aplicado pela indústria. Obtiveram-se resultados similares por meio de ambos os métodos, indicando que o método proposto possui potencial para aplicação prática. A partir da validação do método apresentado nesse trabalho, espera-se que sejam criadas ferramentas de simulação, de forma a tornar os processos de desenvolvimento de materiais de atrito mais rápidos e menos onerosos à indústria automotivaIt is becoming more and more common to apply simulation tools with the purpose of reducing the development time of new products and processes in the industry. Recently, engineers and researchers have been engaged in developing simulation models based on the energy dissipation to predict the behavior of materials submitted to wear processes. From the characterization of a friction material applied to drum brakes, a method was developed to predict its durability from the energy dissipated in events of braking during a specific vehicle route. For this, it was necessary to develop and apply the wear damage accumulation rule. The concept behind this rule was based on the Palmgren-Miner damage linear accumulation rule, applied to predict fatigue response of structural components. For the characterization of the friction material, scale wear bench tests, where samples were cycled at different intensities of normal load and temperatures, were performed. The energy dissipated in the brakes of a commercial vehicle equipped with the same friction material was obtained along a typical route by adequate instrumentation and equipment. The wear damage accumulation rule was applied to predict its life in kilometers. The result was compared to the prediction of its durability obtained by a traditional method applied by industry. The results obtained by both methods were similar, indicating that the proposed method has a potential for practical application. From the validation of the method presented in this work, new simulation tools could be created and developed to make the process of development of friction materials faster and less expensive to the automotive industry.148 p.Castro, José Adilson dehttp://lattes.cnpq.br/4613010410524009Lopes, Luiz Carlos Rolimhttp://lattes.cnpq.br/6791638384395800Fonseca, Gláucio Soares dahttp://lattes.cnpq.br/9663765935778795Duran, Jorge Alberto Rodriguezhttp://lattes.cnpq.br/5267450168322885Delgado Júnior, Horácio Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/0640487521165463Silveira, José Luis Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/4336860594052324Godefroid, Leonardo Barbosahttp://lattes.cnpq.br/1995142616892313http://lattes.cnpq.br/4293736674305078Travaglia, Carlos Abílio Passos2022-12-15T19:04:07Z2022-12-15T19:04:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTRAVAGLIA, Carlos Abílio Passos. 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