Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Lado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14183
Resumo: Este trabalho realiza um estudo sobre o atraso no desenvolvimento da linguagem oral de uma criança à luz da sociolingüística interacional. Utilizamos a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (1989) para entender a aquisição de linguagem e os conhecimentos da sociolingüística interacional para analisar as interações dialógicas em terapia fonoaudiológica entre uma criança com retardo de linguagem, a mãe e a terapeuta. A pesquisa foi realizada com uma família residente em Paraíba do Sul - RJ, pertencente à classe sócio-econômica baixa, atendida em um consultório fonoaudiológico neste município. Os sujeitos da pesquisa são um menino de três anos com atraso severo de linguagem e sua mãe, que o acompanha nas terapias. Observamos alguns problemas interacionais que poderiam estar interferindo na aquisição da linguagem da criança e a importância das mudanças de enquadre em terapia fonoaudiológica para o entendimento dos pais de seu papel estruturador da linguagem de seu filho. Utilizar os conceitos da sociolingüística interacional para pensar esta problemática foi muito importante, pois, nos deu maior suporte no processo terapêutico e confirmou a SLI como uma ferramenta útil e possível de ser usada na clínica fonoaudiológica
id UFF-2_c6fe9bb7ce8add6d723ae31f695498a3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14183
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológicaInteraçãoEnquadresAtraso de linguagemEsquemas de conhecimentoTranstorno da linguagemSociolinguísticaInteração socialLinguagem oralInteractionFramesLanguage delayKnowledge schemesEste trabalho realiza um estudo sobre o atraso no desenvolvimento da linguagem oral de uma criança à luz da sociolingüística interacional. Utilizamos a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (1989) para entender a aquisição de linguagem e os conhecimentos da sociolingüística interacional para analisar as interações dialógicas em terapia fonoaudiológica entre uma criança com retardo de linguagem, a mãe e a terapeuta. A pesquisa foi realizada com uma família residente em Paraíba do Sul - RJ, pertencente à classe sócio-econômica baixa, atendida em um consultório fonoaudiológico neste município. Os sujeitos da pesquisa são um menino de três anos com atraso severo de linguagem e sua mãe, que o acompanha nas terapias. Observamos alguns problemas interacionais que poderiam estar interferindo na aquisição da linguagem da criança e a importância das mudanças de enquadre em terapia fonoaudiológica para o entendimento dos pais de seu papel estruturador da linguagem de seu filho. Utilizar os conceitos da sociolingüística interacional para pensar esta problemática foi muito importante, pois, nos deu maior suporte no processo terapêutico e confirmou a SLI como uma ferramenta útil e possível de ser usada na clínica fonoaudiológicaThis paper reflects on the delay in oral language development of a child in the light of interactional sociolinguistics. We utilized a Vygotskyan sociointerartionist perspective(1989) to understand language acquisition and knowledge of interactional sociolinguistics to analyze dialogical interactions in speech therapy of a child with delayed language, his mother and therapist. We have observed some interactional problems that could be interfering with the child’s language acquisition and the importance of changing the frame in speech therapy to understand their parents’ structuring role of their son’s language. The survey was conducted with a lower social class family living in the Paraiba do Sul – RJ, which attended a speech clinic in the city. The research subjects are a three year old boy with severe language delay and his mother, who accompanies him in therapy. Using the concepts of interactional sociolinguistics to think issue was very important because it gave us more support in the therapeutic process and confirmed the SLI as a useful tool and can be used in clinical speech therapy76 f.Gonçalves, José CarlosPereira, Maria das Graças DiasDias, Nilza BarrozoOliveira, Fernanda Lado2020-07-03T12:31:46Z2020-07-03T12:31:46Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14183openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T14:44:08Zoai:app.uff.br:1/14183Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:13.464019Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
title Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
spellingShingle Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
Oliveira, Fernanda Lado
Interação
Enquadres
Atraso de linguagem
Esquemas de conhecimento
Transtorno da linguagem
Sociolinguística
Interação social
Linguagem oral
Interaction
Frames
Language delay
Knowledge schemes
title_short Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
title_full Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
title_fullStr Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
title_full_unstemmed Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
title_sort Análise sociointeracional dos enquadres na interação família/paciente/terapeuta em terapia fonoaudiológica
author Oliveira, Fernanda Lado
author_facet Oliveira, Fernanda Lado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, José Carlos
Pereira, Maria das Graças Dias
Dias, Nilza Barrozo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Lado
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Enquadres
Atraso de linguagem
Esquemas de conhecimento
Transtorno da linguagem
Sociolinguística
Interação social
Linguagem oral
Interaction
Frames
Language delay
Knowledge schemes
topic Interação
Enquadres
Atraso de linguagem
Esquemas de conhecimento
Transtorno da linguagem
Sociolinguística
Interação social
Linguagem oral
Interaction
Frames
Language delay
Knowledge schemes
description Este trabalho realiza um estudo sobre o atraso no desenvolvimento da linguagem oral de uma criança à luz da sociolingüística interacional. Utilizamos a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (1989) para entender a aquisição de linguagem e os conhecimentos da sociolingüística interacional para analisar as interações dialógicas em terapia fonoaudiológica entre uma criança com retardo de linguagem, a mãe e a terapeuta. A pesquisa foi realizada com uma família residente em Paraíba do Sul - RJ, pertencente à classe sócio-econômica baixa, atendida em um consultório fonoaudiológico neste município. Os sujeitos da pesquisa são um menino de três anos com atraso severo de linguagem e sua mãe, que o acompanha nas terapias. Observamos alguns problemas interacionais que poderiam estar interferindo na aquisição da linguagem da criança e a importância das mudanças de enquadre em terapia fonoaudiológica para o entendimento dos pais de seu papel estruturador da linguagem de seu filho. Utilizar os conceitos da sociolingüística interacional para pensar esta problemática foi muito importante, pois, nos deu maior suporte no processo terapêutico e confirmou a SLI como uma ferramenta útil e possível de ser usada na clínica fonoaudiológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-07-03T12:31:46Z
2020-07-03T12:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14183
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823661228752896