Pedagogia empresarial: certificação ou formação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1494 |
Resumo: | O curso de pedagogia no Brasil foi regulamentado em 1939 para suprir a carência de professores primários e gestores educacionais. Entretanto, nas décadas posteriores, com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do país, as instituições de ensino superior constataram a necessidade de formar professores cada vez mais multi-habilitados. Com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho nos anos 1990, uma nova realidade se impôs, no sentido de impulsionar um processo de capacitação dos profissionais de educação, visando prepará-los para lidar com as múltiplas exigências da escola e, ainda, para atuarem em outras áreas de ensino, não formais, em que o processo de ensino e aprendizagem fosse possível. Desta forma, a educação não formal apareceu como mais uma oportunidade de atuação para o campo da pedagogia, visto que o pedagogo passou a atuar, dentre outros espaços, no interior do departamento de recursos humanos das empresas, treinando e desenvolvendo pessoas. E, por sua vez, a necessidade de formação, capacitação e qualificação de trabalhadores no interior das empresas acabou gerando a necessidade de formação de profissionais aptos para atuar nestes espaços, visto que, a valorização do recurso humano passou a ser vista como o principal responsável pelo aumento da lucratividade das organizações empresariais. Devido a nosso interesse nessa área, a presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, com a finalidade de analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura em pedagogia, tomou como base algumas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se investigar se elas oferecem em seus currículos algum embasamento teórico na área da Pedagogia Empresarial. E, na segunda etapa, a partir do resultado desta observação, delimitou-se à análise da especificidade do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em que se investigou um grupo de estudantes pertencentes aos 6°, 7°, 8° e 9° períodos do referido curso, para conhecer se existe interesse em atuar na área da Pedagogia Empresarial. Concluiu-se que, embora legalmente assegurada a habilitação do pedagogo para atuar em espaços não escolares, no caso analisado, em empresas, a formação recebida pelos alunos do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense não tem sido capaz de preparar profissionais qualificados para atuar de forma crítica e criativa nestes espaços |
id |
UFF-2_c74d9f2f5a0145835dff0c70c51fb211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1494 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação?Pedagogia empresarialFormaçãoCapacitaçãoPedagogiaPedagogia empresarialFormação profissional e cultura técnicaCorporate pedagogyFormationTrainingO curso de pedagogia no Brasil foi regulamentado em 1939 para suprir a carência de professores primários e gestores educacionais. Entretanto, nas décadas posteriores, com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do país, as instituições de ensino superior constataram a necessidade de formar professores cada vez mais multi-habilitados. Com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho nos anos 1990, uma nova realidade se impôs, no sentido de impulsionar um processo de capacitação dos profissionais de educação, visando prepará-los para lidar com as múltiplas exigências da escola e, ainda, para atuarem em outras áreas de ensino, não formais, em que o processo de ensino e aprendizagem fosse possível. Desta forma, a educação não formal apareceu como mais uma oportunidade de atuação para o campo da pedagogia, visto que o pedagogo passou a atuar, dentre outros espaços, no interior do departamento de recursos humanos das empresas, treinando e desenvolvendo pessoas. E, por sua vez, a necessidade de formação, capacitação e qualificação de trabalhadores no interior das empresas acabou gerando a necessidade de formação de profissionais aptos para atuar nestes espaços, visto que, a valorização do recurso humano passou a ser vista como o principal responsável pelo aumento da lucratividade das organizações empresariais. Devido a nosso interesse nessa área, a presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, com a finalidade de analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura em pedagogia, tomou como base algumas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se investigar se elas oferecem em seus currículos algum embasamento teórico na área da Pedagogia Empresarial. E, na segunda etapa, a partir do resultado desta observação, delimitou-se à análise da especificidade do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em que se investigou um grupo de estudantes pertencentes aos 6°, 7°, 8° e 9° períodos do referido curso, para conhecer se existe interesse em atuar na área da Pedagogia Empresarial. Concluiu-se que, embora legalmente assegurada a habilitação do pedagogo para atuar em espaços não escolares, no caso analisado, em empresas, a formação recebida pelos alunos do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense não tem sido capaz de preparar profissionais qualificados para atuar de forma crítica e criativa nestes espaçosTeacher education in Brazil was regulated in 1939 to feed the shortage of primary teachers and educational administrators. However, in subsequent decades, with the country social, political, economic and cultural development, higher education institutions found the need to form increasingly multi skilled teachers. With the changes in the labor market in the 1990s, a new reality was imposed in order to intensify the process of training and education professionals, to prepare them to cope with the multiple demands of school and also to act in other areas of education, non-formal, in which the process of teaching and learning are possible. Thus, non-formal education appeared as a another opportunity of action for the field of pedagogy, once the teacher started to act, among other spaces within the human resources department of companies, training and developing people. And in turn, the need for education, training and qualification of workers within companies has generated the need for training of capable professionals to work in these areas, since the enhancement of human resource came to be seen as the main reason for increasing the profitability of business organizations. Due to our interest in this area, this research was conducted in two stages: first, in order to analyze the curricula of undergraduate courses in pedagogy, was based on some educational institutions in the state of Rio de Janeiro. We sought to investigate whether they offer on their resumes some theoretical background in the area of Business Education. And, in the second stage, from the result of this observation, delimited to the analysis of specificity of pedagogy students at the Institute of Education of Angra dos Reis, UFF, where we investigated a group of students in the 6th, 7th , 8th and 9th period of that course, to know whether there is interest in working in the area of Business Education. It was concluded that, although legally ensured enabling the teacher to work in non-academic areas, in the case analyzed in companies, the training received by the students of the Institute of Education Pedagogy of Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense has not been able to prepare qualified professionals to act critically and creatively in these spacesAngra dos ReisAlves, Maria AparecidaSilva, Dagmar de Mello eBergo, Renata da SilvaSoares, Rebecca Lima de Almeida2016-03-16T18:01:51Z2016-03-16T18:01:51Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1494Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T19:19:42Zoai:app.uff.br:1/1494Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:07.399179Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
title |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
spellingShingle |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? Soares, Rebecca Lima de Almeida Pedagogia empresarial Formação Capacitação Pedagogia Pedagogia empresarial Formação profissional e cultura técnica Corporate pedagogy Formation Training |
title_short |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
title_full |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
title_fullStr |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
title_full_unstemmed |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
title_sort |
Pedagogia empresarial: certificação ou formação? |
author |
Soares, Rebecca Lima de Almeida |
author_facet |
Soares, Rebecca Lima de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria Aparecida Silva, Dagmar de Mello e Bergo, Renata da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rebecca Lima de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia empresarial Formação Capacitação Pedagogia Pedagogia empresarial Formação profissional e cultura técnica Corporate pedagogy Formation Training |
topic |
Pedagogia empresarial Formação Capacitação Pedagogia Pedagogia empresarial Formação profissional e cultura técnica Corporate pedagogy Formation Training |
description |
O curso de pedagogia no Brasil foi regulamentado em 1939 para suprir a carência de professores primários e gestores educacionais. Entretanto, nas décadas posteriores, com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do país, as instituições de ensino superior constataram a necessidade de formar professores cada vez mais multi-habilitados. Com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho nos anos 1990, uma nova realidade se impôs, no sentido de impulsionar um processo de capacitação dos profissionais de educação, visando prepará-los para lidar com as múltiplas exigências da escola e, ainda, para atuarem em outras áreas de ensino, não formais, em que o processo de ensino e aprendizagem fosse possível. Desta forma, a educação não formal apareceu como mais uma oportunidade de atuação para o campo da pedagogia, visto que o pedagogo passou a atuar, dentre outros espaços, no interior do departamento de recursos humanos das empresas, treinando e desenvolvendo pessoas. E, por sua vez, a necessidade de formação, capacitação e qualificação de trabalhadores no interior das empresas acabou gerando a necessidade de formação de profissionais aptos para atuar nestes espaços, visto que, a valorização do recurso humano passou a ser vista como o principal responsável pelo aumento da lucratividade das organizações empresariais. Devido a nosso interesse nessa área, a presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, com a finalidade de analisar as grades curriculares dos cursos de licenciatura em pedagogia, tomou como base algumas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se investigar se elas oferecem em seus currículos algum embasamento teórico na área da Pedagogia Empresarial. E, na segunda etapa, a partir do resultado desta observação, delimitou-se à análise da especificidade do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em que se investigou um grupo de estudantes pertencentes aos 6°, 7°, 8° e 9° períodos do referido curso, para conhecer se existe interesse em atuar na área da Pedagogia Empresarial. Concluiu-se que, embora legalmente assegurada a habilitação do pedagogo para atuar em espaços não escolares, no caso analisado, em empresas, a formação recebida pelos alunos do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense não tem sido capaz de preparar profissionais qualificados para atuar de forma crítica e criativa nestes espaços |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-16T18:01:51Z 2016-03-16T18:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1494 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1494 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823636882915328 |