Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Ojeda da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33004
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo debater a adaptação das narrativas publicitárias do mercado de beleza brasileiro contemporâneo ao cenário social atual, em que os termos oriundos das ciências psi, como autocuidado, bem estar e autoestima estão tão em voga. Ao contextualizar as mudanças culturais ocorridas em torno do mercado de subjetividades, é feita uma investigação a partir de estudo de caso da marca Granado Pharmácias com objetivo de entender de que forma as mídias do mercado de beleza articulam e modulam seu discurso em consonância com as novas lógicas de moral e de consumo da atualidade.
id UFF-2_c81a9081dabfd497c36a895bf46dae30
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33004
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”AutocuidadoBem-estarAutoestimaSubjetividadeComunicação e consumoAutoimagemConsumoAutocuidadoEstéticaSubjetividadeSelf-careWell-beingSelf-esteemSubjectivityCommunication and consumptionO presente trabalho tem como objetivo debater a adaptação das narrativas publicitárias do mercado de beleza brasileiro contemporâneo ao cenário social atual, em que os termos oriundos das ciências psi, como autocuidado, bem estar e autoestima estão tão em voga. Ao contextualizar as mudanças culturais ocorridas em torno do mercado de subjetividades, é feita uma investigação a partir de estudo de caso da marca Granado Pharmácias com objetivo de entender de que forma as mídias do mercado de beleza articulam e modulam seu discurso em consonância com as novas lógicas de moral e de consumo da atualidade.This paper aims to discuss the adaptation of advertising narratives of the contemporary Brazilian beauty market to the current social scenario, in which terms derived from psy sciences, such as self-care, well-being and self-esteem are so popular. After contextualizing the cultural changes that have occurred around the subjectivity area, we will investigate the case study of “Granado Pharmacias” brazilian brand in order to understand how the beauty market media articulate and modulate its narratives in line with the new moral and consumption logics of today’s society.63 p.Reis, Mayka Juliana Castellanohttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477Sibilia, Maria Paulahttp://lattes.cnpq.br/5318250490460865Oliveira, Vinicius Machado dehttp://lattes.cnpq.br/3191219725179409Silva, Bianca Ojeda da2024-07-04T16:25:55Z2024-07-04T16:25:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Bianca Ojeda da. Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33004CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-04T16:28:04Zoai:app.uff.br:1/33004Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:02.279476Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
title Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
spellingShingle Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
Silva, Bianca Ojeda da
Autocuidado
Bem-estar
Autoestima
Subjetividade
Comunicação e consumo
Autoimagem
Consumo
Autocuidado
Estética
Subjetividade
Self-care
Well-being
Self-esteem
Subjectivity
Communication and consumption
title_short Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
title_full Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
title_fullStr Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
title_full_unstemmed Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
title_sort Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”
author Silva, Bianca Ojeda da
author_facet Silva, Bianca Ojeda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Mayka Juliana Castellano
http://lattes.cnpq.br/7731342639757477
Sibilia, Maria Paula
http://lattes.cnpq.br/5318250490460865
Oliveira, Vinicius Machado de
http://lattes.cnpq.br/3191219725179409
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bianca Ojeda da
dc.subject.por.fl_str_mv Autocuidado
Bem-estar
Autoestima
Subjetividade
Comunicação e consumo
Autoimagem
Consumo
Autocuidado
Estética
Subjetividade
Self-care
Well-being
Self-esteem
Subjectivity
Communication and consumption
topic Autocuidado
Bem-estar
Autoestima
Subjetividade
Comunicação e consumo
Autoimagem
Consumo
Autocuidado
Estética
Subjetividade
Self-care
Well-being
Self-esteem
Subjectivity
Communication and consumption
description O presente trabalho tem como objetivo debater a adaptação das narrativas publicitárias do mercado de beleza brasileiro contemporâneo ao cenário social atual, em que os termos oriundos das ciências psi, como autocuidado, bem estar e autoestima estão tão em voga. Ao contextualizar as mudanças culturais ocorridas em torno do mercado de subjetividades, é feita uma investigação a partir de estudo de caso da marca Granado Pharmácias com objetivo de entender de que forma as mídias do mercado de beleza articulam e modulam seu discurso em consonância com as novas lógicas de moral e de consumo da atualidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04T16:25:55Z
2024-07-04T16:25:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Bianca Ojeda da. Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33004
identifier_str_mv Silva, Bianca Ojeda da. Bem-estar e autocuidado no consumo contemporâneo de beleza: um estudo de caso da “Botica mais Tradicional do Brasil”. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823697315495936