Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dayana S. de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16360
Resumo: Esse trabalho aborda e analisa as vivências de mulheres negras na graduação, a partir de estudantes da Universidade Federal Fluminense. Para pensarmos este processo, interessa-nos discutir e analisar aspectos de identidade, ancestralidade e vivências dessas pessoas, partindo de concepções sócio-históricas das mesmas e os encadeamentos relacionados. A linha metodológica usada foi a qualitativa, caracterizada pela análise do discurso, através da realização de entrevistas, permitindo-nos pesquisar as representações em torno dessas mulheres, com intuito de refletirmos e discutirmos sobre a necessidade de tornar o conhecimento, e o acesso ao mesmo, menos centralizado em lógicas brancas, bem como a importância de legitimar plurais tipos de saberes. Desenvolvemos o trabalho com o viés de analisar essas vivências como construção gradual de uma intelectualidade mais diversa. Entendemos que há questões sociais e políticas que perpassam todo o processo, nos é relevante atentar para as questões de gênero e raça nesses contextos, já que o Brasil é um país majoritariamente negro e a educação superior pode ser, também, um fator importante também para o resgate dos valores étnicos da raça negra.
id UFF-2_c89c338296abd0aee5cd7af6b9262740
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16360
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmicaDiversidade intelectualMulheres negrasNegras na academiaPreta acadêmicaMulher negraEnsino superiorIntellectual diversityBlack womenBlack academyAcademic blackEsse trabalho aborda e analisa as vivências de mulheres negras na graduação, a partir de estudantes da Universidade Federal Fluminense. Para pensarmos este processo, interessa-nos discutir e analisar aspectos de identidade, ancestralidade e vivências dessas pessoas, partindo de concepções sócio-históricas das mesmas e os encadeamentos relacionados. A linha metodológica usada foi a qualitativa, caracterizada pela análise do discurso, através da realização de entrevistas, permitindo-nos pesquisar as representações em torno dessas mulheres, com intuito de refletirmos e discutirmos sobre a necessidade de tornar o conhecimento, e o acesso ao mesmo, menos centralizado em lógicas brancas, bem como a importância de legitimar plurais tipos de saberes. Desenvolvemos o trabalho com o viés de analisar essas vivências como construção gradual de uma intelectualidade mais diversa. Entendemos que há questões sociais e políticas que perpassam todo o processo, nos é relevante atentar para as questões de gênero e raça nesses contextos, já que o Brasil é um país majoritariamente negro e a educação superior pode ser, também, um fator importante também para o resgate dos valores étnicos da raça negra.This work addresses and analyzes the experiences of black women in undergraduate studies, from students of the Federal Fluminense University. To think about this process, we are interested in discussing and analyzing aspects of identity, ancestry and experiences of these people, starting from socio-historical conceptions of the same and related threads. The methodological line used was qualitative, characterized by discourse analysis, through interviews, allowing us to research the representations around these women, in order to reflect and discuss the need to make knowledge, and access to it , less centralized in white logics, as well as the importance of legitimizing plural types of knowledge. We develop the work with the bias of analyzing these experiences as a gradual construction of a more diverse intellectuality. We understand that there are social and political issues that permeate the whole process, it is relevant to look at gender and race issues in these contexts, since Brazil is a predominantly black country and higher education can also be an important factor for the rescue of the ethnic values of the black race.93f.Oliveira, ThaianeCarrera, FernandaBorges, RosaneSouza, Dayana S. de2020-12-15T18:42:03Z2020-12-15T18:42:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16360Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T14:31:49Zoai:app.uff.br:1/16360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-30T14:31:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
title Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
spellingShingle Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
Souza, Dayana S. de
Diversidade intelectual
Mulheres negras
Negras na academia
Preta acadêmica
Mulher negra
Ensino superior
Intellectual diversity
Black women
Black academy
Academic black
title_short Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
title_full Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
title_fullStr Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
title_full_unstemmed Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
title_sort Mulheres negras na Universidade Federal Fluminense: aspectos sobre identidade, ancestralidade e vida acadêmica
author Souza, Dayana S. de
author_facet Souza, Dayana S. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Thaiane
Carrera, Fernanda
Borges, Rosane
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Dayana S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade intelectual
Mulheres negras
Negras na academia
Preta acadêmica
Mulher negra
Ensino superior
Intellectual diversity
Black women
Black academy
Academic black
topic Diversidade intelectual
Mulheres negras
Negras na academia
Preta acadêmica
Mulher negra
Ensino superior
Intellectual diversity
Black women
Black academy
Academic black
description Esse trabalho aborda e analisa as vivências de mulheres negras na graduação, a partir de estudantes da Universidade Federal Fluminense. Para pensarmos este processo, interessa-nos discutir e analisar aspectos de identidade, ancestralidade e vivências dessas pessoas, partindo de concepções sócio-históricas das mesmas e os encadeamentos relacionados. A linha metodológica usada foi a qualitativa, caracterizada pela análise do discurso, através da realização de entrevistas, permitindo-nos pesquisar as representações em torno dessas mulheres, com intuito de refletirmos e discutirmos sobre a necessidade de tornar o conhecimento, e o acesso ao mesmo, menos centralizado em lógicas brancas, bem como a importância de legitimar plurais tipos de saberes. Desenvolvemos o trabalho com o viés de analisar essas vivências como construção gradual de uma intelectualidade mais diversa. Entendemos que há questões sociais e políticas que perpassam todo o processo, nos é relevante atentar para as questões de gênero e raça nesses contextos, já que o Brasil é um país majoritariamente negro e a educação superior pode ser, também, um fator importante também para o resgate dos valores étnicos da raça negra.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-12-15T18:42:03Z
2020-12-15T18:42:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16360
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16360
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135245252722688