Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samara da Silva e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24944
Resumo: O presente trabalho visa conhecer as construções relacionais das crianças por meio de brincadeiras. Tem como objetivo compreender o brincar como mediador de vínculos interpessoais e o papel para o desenvolvimento infantil, alicerçado numa metodologia qualitativa, e fundamentado por estudiosos da experiência de brincar como Borba, Kishimoto e Vygotsky, além de Sarmento e Vasconcellos da Sociologia da Infância. A pesquisa se configura como narrativa por apresentar ao leitor as experiências singulares e subjetivas brincantes vivenciadas pelo sujeito narrador. O estudo salienta relações com o brincar, por meio de experiências vivenciadas no estágio supervisionado na Educação Infantil, numa escola municipal em Monte Alegre, e também relatos autobiográficos, com a singularidade e subjetividade das experiências brincantes de minha infância. A pesquisa destaca a importância das brincadeiras para as crianças, seus vínculos interpessoais e suas relações com as culturas onde se inserem. Brincar é uma experiência fundamental no processo de desenvolvimento, um direito reconhecido por leis, uma linguagem de comunicação e expressão de emoções, criação e imaginação das crianças, que também sempre renovam e perpetuam suas culturas infantis.
id UFF-2_c8b2bcfd4f21fe2f29634348954c5ad5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24944
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoaisBrincarDesenvolvimento infantilVínculos interpessoaisPedagogiaChild developmentInterpesonal bondsPlayingO presente trabalho visa conhecer as construções relacionais das crianças por meio de brincadeiras. Tem como objetivo compreender o brincar como mediador de vínculos interpessoais e o papel para o desenvolvimento infantil, alicerçado numa metodologia qualitativa, e fundamentado por estudiosos da experiência de brincar como Borba, Kishimoto e Vygotsky, além de Sarmento e Vasconcellos da Sociologia da Infância. A pesquisa se configura como narrativa por apresentar ao leitor as experiências singulares e subjetivas brincantes vivenciadas pelo sujeito narrador. O estudo salienta relações com o brincar, por meio de experiências vivenciadas no estágio supervisionado na Educação Infantil, numa escola municipal em Monte Alegre, e também relatos autobiográficos, com a singularidade e subjetividade das experiências brincantes de minha infância. A pesquisa destaca a importância das brincadeiras para as crianças, seus vínculos interpessoais e suas relações com as culturas onde se inserem. Brincar é uma experiência fundamental no processo de desenvolvimento, um direito reconhecido por leis, uma linguagem de comunicação e expressão de emoções, criação e imaginação das crianças, que também sempre renovam e perpetuam suas culturas infantis.This paper aims to understand the relational constructions of children through playing. It aims to understand playing as a mediator of interpersonal bonds and its role in child development, based on a qualitative methodology, and founded by scholars of the experience of playing as Borba, Kishimoto, and Vygotsky, besides Sarmento and Vasconcellos from the Childhood Sociology. The research is configured as the narrative for presenting to the reader the singular and subjective playing experiences lived by the narrator. The study points relationships with playing, through lived experiences in the supervised internship in Early Childhood Education, in a municipal school in Monte Alegre, and also in autobiographical reports, with the singularity and subjectivity of the playful experiences of my childhood. The research highlights the importance of playing for children, their interpersonal bonds, and their relationships with the cultures in which they are inserted. Playing is a fundamental experience in the development process, a right recognized by law, a language of communication and expression of emotions, creation and imagination of children, that always renew and perpetuate their childhood cultures too.Schindhelm, Virginia GeorgSilva, Samara da Silva e2022-04-26T21:39:50Z2022-04-26T21:39:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24944CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-26T21:39:54Zoai:app.uff.br:1/24944Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-26T21:39:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
title Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
spellingShingle Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
Silva, Samara da Silva e
Brincar
Desenvolvimento infantil
Vínculos interpessoais
Pedagogia
Child development
Interpesonal bonds
Playing
title_short Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
title_full Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
title_fullStr Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
title_full_unstemmed Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
title_sort Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais
author Silva, Samara da Silva e
author_facet Silva, Samara da Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schindhelm, Virginia Georg
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samara da Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento infantil
Vínculos interpessoais
Pedagogia
Child development
Interpesonal bonds
Playing
topic Brincar
Desenvolvimento infantil
Vínculos interpessoais
Pedagogia
Child development
Interpesonal bonds
Playing
description O presente trabalho visa conhecer as construções relacionais das crianças por meio de brincadeiras. Tem como objetivo compreender o brincar como mediador de vínculos interpessoais e o papel para o desenvolvimento infantil, alicerçado numa metodologia qualitativa, e fundamentado por estudiosos da experiência de brincar como Borba, Kishimoto e Vygotsky, além de Sarmento e Vasconcellos da Sociologia da Infância. A pesquisa se configura como narrativa por apresentar ao leitor as experiências singulares e subjetivas brincantes vivenciadas pelo sujeito narrador. O estudo salienta relações com o brincar, por meio de experiências vivenciadas no estágio supervisionado na Educação Infantil, numa escola municipal em Monte Alegre, e também relatos autobiográficos, com a singularidade e subjetividade das experiências brincantes de minha infância. A pesquisa destaca a importância das brincadeiras para as crianças, seus vínculos interpessoais e suas relações com as culturas onde se inserem. Brincar é uma experiência fundamental no processo de desenvolvimento, um direito reconhecido por leis, uma linguagem de comunicação e expressão de emoções, criação e imaginação das crianças, que também sempre renovam e perpetuam suas culturas infantis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-26T21:39:50Z
2022-04-26T21:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/24944
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135373771440128