A formação docente na Universidade: reflexões discentes na perspectiva da Pedagogia Social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29152 |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida em conformidade da linha de pesquisa Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta uma investigação pela perspectiva da Pedagogia Social, no contexto de prevenção e de período crítico com jovens discentes da graduação do curso de Pedagogia na cidade de Niterói/RJ. Desse modo, a pesquisa parte da trajetória individual da pesquisadora na experiência do encontro com a Pedagogia Social, como aluna em formação, em diálogo com o campo dos discentes que participaram da disciplina Atividades Culturais em Pedagogia Social, com os discentes da disciplina Pesquisa e Prática Educativa IV, que trazem suas questões, demandas e questionamentos a fim de construir a sua identidade docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, utiliza a pesquisa-ação e pesquisa participante, com aprofundamento teórico na Pedagogia Social, a fim de pensar e refletir sobre os enfrentamentos e as pessoas que passam pelo curso de Pedagogia da UFF para refletir sobre os impactos da Pedagogia Social no campo formativo. Esse trabalho tem como fundamentação teórica Jares (2008), ao abordar a Pedagogia da Convivência; Freire (1992), com a pedagogia crítica e da autonomia; Caliman (2009), que versa sobre ―o desenvolvimento da identidade‖ dos sujeitos; Araújo (2015), aborda a Pedagogia Social para o século XXI. Como fundamento metodológico, os estudos de Minayo (2009), atrelada a pesquisa participante. Assim com os resultados, pode-se perceber a importância do diálogo, convivência e protagonismo discente na formação de professores atrelada à Pedagogia Social em meio a oficinas, debates e a potência de um coletivo discente no exercício do autoconhecimento (Boaventura, 2008). Desse modo, foram utilizados como procedimentos metodológicos para a construção desse trabalho questionários, Google Forms, entrevistas e caderno de campo. |
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A formação docente na Universidade: reflexões discentes na perspectiva da Pedagogia SocialFormaçãoEnsino SuperiorPedagogia SocialDiscentesNiterói/RJFormação docenteTrainingHigher EducationSocial PedagogyStudentsNiterói/RJA presente dissertação, desenvolvida em conformidade da linha de pesquisa Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta uma investigação pela perspectiva da Pedagogia Social, no contexto de prevenção e de período crítico com jovens discentes da graduação do curso de Pedagogia na cidade de Niterói/RJ. Desse modo, a pesquisa parte da trajetória individual da pesquisadora na experiência do encontro com a Pedagogia Social, como aluna em formação, em diálogo com o campo dos discentes que participaram da disciplina Atividades Culturais em Pedagogia Social, com os discentes da disciplina Pesquisa e Prática Educativa IV, que trazem suas questões, demandas e questionamentos a fim de construir a sua identidade docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, utiliza a pesquisa-ação e pesquisa participante, com aprofundamento teórico na Pedagogia Social, a fim de pensar e refletir sobre os enfrentamentos e as pessoas que passam pelo curso de Pedagogia da UFF para refletir sobre os impactos da Pedagogia Social no campo formativo. Esse trabalho tem como fundamentação teórica Jares (2008), ao abordar a Pedagogia da Convivência; Freire (1992), com a pedagogia crítica e da autonomia; Caliman (2009), que versa sobre ―o desenvolvimento da identidade‖ dos sujeitos; Araújo (2015), aborda a Pedagogia Social para o século XXI. Como fundamento metodológico, os estudos de Minayo (2009), atrelada a pesquisa participante. Assim com os resultados, pode-se perceber a importância do diálogo, convivência e protagonismo discente na formação de professores atrelada à Pedagogia Social em meio a oficinas, debates e a potência de um coletivo discente no exercício do autoconhecimento (Boaventura, 2008). Desse modo, foram utilizados como procedimentos metodológicos para a construção desse trabalho questionários, Google Forms, entrevistas e caderno de campo.This dissertation, developed in line with the research line Policies, Education, Training and Society (PEFS) at the Universidade Federal Fluminense (UFF), presents an investigation from the perspective of Social Pedagogy, in the context of prevention and a critical period with young students from the graduation from the Pedagogy course in the city of Niterói/RJ. In this way, the research departs from the researcher's individual trajectory of the experience of the encounter with Social Pedagogy as a student in training in dialogue with the field of students who participated in the field in the discipline of Cultural Activities in Social Pedagogy with the students of the field of the discipline of Research and Educational Practice IV, which bring their questions, demands and questions in order to build their teaching identity. The research presents a qualitative approach and methodologically seeks to use action research and participant research with theoretical deepening of Social Pedagogy, in order to think and reflect on the confrontations and people who undergo the Pedagogy course at UFF in order to to reflect on the impacts of Social Pedagogy in the training field. This work is theoretically based on Jares (2008), when addressing the Pedagogy of Coexistence; Freire (1992) with critical pedagogy and autonomy; Caliman (2009) when talking about ―the development of the identity‖ of the subjects; Araújo (2015) when talking about Social Pedagogy for the 21st century. Using Minayo (2009) as a methodology, linked to participant research. As well as results, one can see the importance of dialogue, coexistence and student protagonism in teacher training linked to Social Pedagogy, amid workshops, debates and the power of a student collective in the exercise of self-knowledge. Thus, the following methodological procedures were used for the construction of this work questionnaires, Google Forms, interviews and a field notebook.121 p.Araújo, Margareth Martins deMarendino, Rosane BarbosaDias, Renata CodeçoOrzechowski, Suzete TerezinhaFerreira, Diana LemesQuitete, Thainá Maria da Silva2023-06-19T16:47:13Z2023-06-19T16:47:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUITETE, Thainá Maria da Silva. A formação docente na Universidade: reflexões discentes na perspectiva da Pedagogia Social. 2023. 121f. 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A presente dissertação, desenvolvida em conformidade da linha de pesquisa Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresenta uma investigação pela perspectiva da Pedagogia Social, no contexto de prevenção e de período crítico com jovens discentes da graduação do curso de Pedagogia na cidade de Niterói/RJ. Desse modo, a pesquisa parte da trajetória individual da pesquisadora na experiência do encontro com a Pedagogia Social, como aluna em formação, em diálogo com o campo dos discentes que participaram da disciplina Atividades Culturais em Pedagogia Social, com os discentes da disciplina Pesquisa e Prática Educativa IV, que trazem suas questões, demandas e questionamentos a fim de construir a sua identidade docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, utiliza a pesquisa-ação e pesquisa participante, com aprofundamento teórico na Pedagogia Social, a fim de pensar e refletir sobre os enfrentamentos e as pessoas que passam pelo curso de Pedagogia da UFF para refletir sobre os impactos da Pedagogia Social no campo formativo. Esse trabalho tem como fundamentação teórica Jares (2008), ao abordar a Pedagogia da Convivência; Freire (1992), com a pedagogia crítica e da autonomia; Caliman (2009), que versa sobre ―o desenvolvimento da identidade‖ dos sujeitos; Araújo (2015), aborda a Pedagogia Social para o século XXI. Como fundamento metodológico, os estudos de Minayo (2009), atrelada a pesquisa participante. Assim com os resultados, pode-se perceber a importância do diálogo, convivência e protagonismo discente na formação de professores atrelada à Pedagogia Social em meio a oficinas, debates e a potência de um coletivo discente no exercício do autoconhecimento (Boaventura, 2008). Desse modo, foram utilizados como procedimentos metodológicos para a construção desse trabalho questionários, Google Forms, entrevistas e caderno de campo. |
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