Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damas, Fabiane de Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32199
Resumo: Aborda o incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários das bibliotecas universitárias. A função das bibliotecas universitárias no atendimento da comunidade acadêmica, satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e atuar como recurso de apoio pedagógico no ensino da linguagem científica e do letramento acadêmico, justificam a escolha do tema. Desse modo, estabelece-se o seguinte problema pesquisa: de que forma o desenvolvimento do letramento acadêmico pode ser incentivado em bibliotecas universitárias? Propõe a hipótese de a implementação de programas de letramento nas bibliotecas universitárias como ações que incentivam o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a inclusão efetiva dos estudantes na comunidade acadêmica. O objetivo geral é caracterizar programas de letramento acadêmico com vistas ao estabelecimento de boas práticas em bibliotecas universitárias. Os objetivos específicos propõem caracterizar as bibliotecas universitárias brasileiras, apresentar a conceituação de letramento acadêmico, apresentar programas de letramento acadêmico e elaborar diretrizes para a implementação de programas de letramento acadêmico em bibliotecas universitárias. Empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e análise das fontes de informação sobre os serviços e ações de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes recuperadas nos websites de seis instituições de incentivo à pesquisa científica. Atendeu aos objetivos e apresentou ações e orientações adotadas por programas de letramento de bibliotecas universitárias para auxiliar o desenvolvimento das habilidades e competências de escrita, leitura e orais necessárias ao sucesso acadêmico dos estudantes. Alcançou a hipótese pela sugestão de três diretrizes que contemplam o planejamento da metodologia de ensino a ser utilizada nos programas, a adequação dos instrumentos tecnológicos para mediação comunicacional e o desenvolvimento de estratégias de ensino para a formação de profissionais capazes de atuar nessa função. Demonstrou que a adoção de programas de letramento acadêmico nas bibliotecas universitárias colabora para que os estudantes as percebam como ambientes de inclusão científica.
id UFF-2_c908f2b2069cdd993ebb21ed6895102a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32199
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitáriasLetramento acadêmicoEstudantes universitáriosBibliotecas universitáriasPrograma de letramento acadêmicoLetramento informacionalEstudante universitárioBiblioteca universitáriaAcademic literacyUniversity studentsUniversity librariesAcademic literacy programsAborda o incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários das bibliotecas universitárias. A função das bibliotecas universitárias no atendimento da comunidade acadêmica, satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e atuar como recurso de apoio pedagógico no ensino da linguagem científica e do letramento acadêmico, justificam a escolha do tema. Desse modo, estabelece-se o seguinte problema pesquisa: de que forma o desenvolvimento do letramento acadêmico pode ser incentivado em bibliotecas universitárias? Propõe a hipótese de a implementação de programas de letramento nas bibliotecas universitárias como ações que incentivam o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a inclusão efetiva dos estudantes na comunidade acadêmica. O objetivo geral é caracterizar programas de letramento acadêmico com vistas ao estabelecimento de boas práticas em bibliotecas universitárias. Os objetivos específicos propõem caracterizar as bibliotecas universitárias brasileiras, apresentar a conceituação de letramento acadêmico, apresentar programas de letramento acadêmico e elaborar diretrizes para a implementação de programas de letramento acadêmico em bibliotecas universitárias. Empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e análise das fontes de informação sobre os serviços e ações de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes recuperadas nos websites de seis instituições de incentivo à pesquisa científica. Atendeu aos objetivos e apresentou ações e orientações adotadas por programas de letramento de bibliotecas universitárias para auxiliar o desenvolvimento das habilidades e competências de escrita, leitura e orais necessárias ao sucesso acadêmico dos estudantes. Alcançou a hipótese pela sugestão de três diretrizes que contemplam o planejamento da metodologia de ensino a ser utilizada nos programas, a adequação dos instrumentos tecnológicos para mediação comunicacional e o desenvolvimento de estratégias de ensino para a formação de profissionais capazes de atuar nessa função. Demonstrou que a adoção de programas de letramento acadêmico nas bibliotecas universitárias colabora para que os estudantes as percebam como ambientes de inclusão científica.Addresses the incentive to academic literacy of students who use university libraries. The role of university libraries in serving the academic community, satisfying the informational needs of users and acting as a pedagogical support resource in the teaching of scientific language and academic literacy, justify the choice of theme. Thus, the following research problem is established: how can the development of academic literacy be encouraged in university libraries? It proposes the hypothesis of the implementation of literacy programs in university libraries as actions that encourage the development of the skills and competencies necessary for the effective inclusion of students in the academic community. The general objective is to characterize academic literacy programs with a view to establishing good practices in university libraries. The specific objectives propose to characterize Brazilian university libraries, present the concept of academic literacy, present academic literacy programs and elaborate guidelines for the implementation of academic literacy programs in university libraries. It used the methodology of bibliographical and documentary research and analysis of information sources on services and actions to encourage students' academic literacy retrieved from the websites of six institutions that encourage scientific research. It met the objectives and presented actions and guidelines adopted by university library literacy programs to assist the development of writing, reading and oral skills and competencies necessary for students' academic success. The hypothesis was reached through the suggestion of three guidelines that contemplate the planning of the teaching methodology to be used in the programs, the adequacy of the technological instruments for communicational mediation and the development of teaching strategies for the formation of professionals capable of acting in this function. It was demonstrated that the adoption of academic literacy programs in university libraries helps students perceive them as environments for scientific inclusion.57 p.Milani, Suellen OliveiraSouza , Elisabete Gonçalves deRubén Alvarez, GonzaloDamas, Fabiane de Lima2024-02-05T16:45:39Z2024-02-05T16:45:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDAMAS, Fabiane de Lima. Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes de bibliotecas universitárias. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32199CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-05T16:45:43Zoai:app.uff.br:1/32199Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:26.617121Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
title Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
spellingShingle Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
Damas, Fabiane de Lima
Letramento acadêmico
Estudantes universitários
Bibliotecas universitárias
Programa de letramento acadêmico
Letramento informacional
Estudante universitário
Biblioteca universitária
Academic literacy
University students
University libraries
Academic literacy programs
title_short Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
title_full Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
title_fullStr Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
title_full_unstemmed Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
title_sort Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários de bibliotecas universitárias
author Damas, Fabiane de Lima
author_facet Damas, Fabiane de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Suellen Oliveira
Souza , Elisabete Gonçalves de
Rubén Alvarez, Gonzalo
dc.contributor.author.fl_str_mv Damas, Fabiane de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento acadêmico
Estudantes universitários
Bibliotecas universitárias
Programa de letramento acadêmico
Letramento informacional
Estudante universitário
Biblioteca universitária
Academic literacy
University students
University libraries
Academic literacy programs
topic Letramento acadêmico
Estudantes universitários
Bibliotecas universitárias
Programa de letramento acadêmico
Letramento informacional
Estudante universitário
Biblioteca universitária
Academic literacy
University students
University libraries
Academic literacy programs
description Aborda o incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes usuários das bibliotecas universitárias. A função das bibliotecas universitárias no atendimento da comunidade acadêmica, satisfazer as necessidades informacionais dos usuários e atuar como recurso de apoio pedagógico no ensino da linguagem científica e do letramento acadêmico, justificam a escolha do tema. Desse modo, estabelece-se o seguinte problema pesquisa: de que forma o desenvolvimento do letramento acadêmico pode ser incentivado em bibliotecas universitárias? Propõe a hipótese de a implementação de programas de letramento nas bibliotecas universitárias como ações que incentivam o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a inclusão efetiva dos estudantes na comunidade acadêmica. O objetivo geral é caracterizar programas de letramento acadêmico com vistas ao estabelecimento de boas práticas em bibliotecas universitárias. Os objetivos específicos propõem caracterizar as bibliotecas universitárias brasileiras, apresentar a conceituação de letramento acadêmico, apresentar programas de letramento acadêmico e elaborar diretrizes para a implementação de programas de letramento acadêmico em bibliotecas universitárias. Empregou a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e análise das fontes de informação sobre os serviços e ações de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes recuperadas nos websites de seis instituições de incentivo à pesquisa científica. Atendeu aos objetivos e apresentou ações e orientações adotadas por programas de letramento de bibliotecas universitárias para auxiliar o desenvolvimento das habilidades e competências de escrita, leitura e orais necessárias ao sucesso acadêmico dos estudantes. Alcançou a hipótese pela sugestão de três diretrizes que contemplam o planejamento da metodologia de ensino a ser utilizada nos programas, a adequação dos instrumentos tecnológicos para mediação comunicacional e o desenvolvimento de estratégias de ensino para a formação de profissionais capazes de atuar nessa função. Demonstrou que a adoção de programas de letramento acadêmico nas bibliotecas universitárias colabora para que os estudantes as percebam como ambientes de inclusão científica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T16:45:39Z
2024-02-05T16:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMAS, Fabiane de Lima. Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes de bibliotecas universitárias. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32199
identifier_str_mv DAMAS, Fabiane de Lima. Programas de incentivo ao letramento acadêmico dos estudantes de bibliotecas universitárias. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823647771328512