A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33952 |
Resumo: | Os Beatles surgiram em um momento de aproximação dos Estados Unidos com a Europa através dos empréstimos que os americanos faziam para a reconstrução de um continente destruído pela Segunda Guerra Mundial. John, Paul, George e Ringo tiveram bons produtores, foram socialmente relevantes por mudar o pensamento de uma geração, polêmicos por algumas declarações e passaram por estilos diversos com um sucesso astronômico, mesmo em um curto espaço de carreira. Algumas teorias da Escola de Frankfurt, como a Indústria Cultural analisam a maneira como os meios de comunicação de massa agem para que a cultura seja um bem lucrativo. No caso dos Beatles, eles foram fundamentais para que o sucesso atingisse proporções nunca antes vistas na história da música, criando o fenômeno conhecido como Beatlemania. Mesmo mais de 50 anos depois do seu surgimento, os Beatles ainda são capazes de movimentar milhares de libras no mercado inglês, além de emocionar gerações com suas canções. Mas, será que as pessoas realmente gostam dos Beatles ou são apenas manipuladas pela mídia através da formação dos gostos? |
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A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass OnionBeatlemaniaIndústria culturalGostoBeatles (Conjunto musical)Indústria culturalOs Beatles surgiram em um momento de aproximação dos Estados Unidos com a Europa através dos empréstimos que os americanos faziam para a reconstrução de um continente destruído pela Segunda Guerra Mundial. John, Paul, George e Ringo tiveram bons produtores, foram socialmente relevantes por mudar o pensamento de uma geração, polêmicos por algumas declarações e passaram por estilos diversos com um sucesso astronômico, mesmo em um curto espaço de carreira. Algumas teorias da Escola de Frankfurt, como a Indústria Cultural analisam a maneira como os meios de comunicação de massa agem para que a cultura seja um bem lucrativo. No caso dos Beatles, eles foram fundamentais para que o sucesso atingisse proporções nunca antes vistas na história da música, criando o fenômeno conhecido como Beatlemania. Mesmo mais de 50 anos depois do seu surgimento, os Beatles ainda são capazes de movimentar milhares de libras no mercado inglês, além de emocionar gerações com suas canções. Mas, será que as pessoas realmente gostam dos Beatles ou são apenas manipuladas pela mídia através da formação dos gostos?53 p.Schneider, MarcoCarrano, Juliana Soares2024-08-07T15:00:13Z2024-08-07T15:00:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33952CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-07T15:00:18Zoai:app.uff.br:1/33952Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:09.600965Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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