A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrano, Juliana Soares
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33952
Resumo: Os Beatles surgiram em um momento de aproximação dos Estados Unidos com a Europa através dos empréstimos que os americanos faziam para a reconstrução de um continente destruído pela Segunda Guerra Mundial. John, Paul, George e Ringo tiveram bons produtores, foram socialmente relevantes por mudar o pensamento de uma geração, polêmicos por algumas declarações e passaram por estilos diversos com um sucesso astronômico, mesmo em um curto espaço de carreira. Algumas teorias da Escola de Frankfurt, como a Indústria Cultural analisam a maneira como os meios de comunicação de massa agem para que a cultura seja um bem lucrativo. No caso dos Beatles, eles foram fundamentais para que o sucesso atingisse proporções nunca antes vistas na história da música, criando o fenômeno conhecido como Beatlemania. Mesmo mais de 50 anos depois do seu surgimento, os Beatles ainda são capazes de movimentar milhares de libras no mercado inglês, além de emocionar gerações com suas canções. Mas, será que as pessoas realmente gostam dos Beatles ou são apenas manipuladas pela mídia através da formação dos gostos?
id UFF-2_c9c0c8726ad8f8554423d3f30ef7a723
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33952
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass OnionBeatlemaniaIndústria culturalGostoBeatles (Conjunto musical)Indústria culturalOs Beatles surgiram em um momento de aproximação dos Estados Unidos com a Europa através dos empréstimos que os americanos faziam para a reconstrução de um continente destruído pela Segunda Guerra Mundial. John, Paul, George e Ringo tiveram bons produtores, foram socialmente relevantes por mudar o pensamento de uma geração, polêmicos por algumas declarações e passaram por estilos diversos com um sucesso astronômico, mesmo em um curto espaço de carreira. Algumas teorias da Escola de Frankfurt, como a Indústria Cultural analisam a maneira como os meios de comunicação de massa agem para que a cultura seja um bem lucrativo. No caso dos Beatles, eles foram fundamentais para que o sucesso atingisse proporções nunca antes vistas na história da música, criando o fenômeno conhecido como Beatlemania. Mesmo mais de 50 anos depois do seu surgimento, os Beatles ainda são capazes de movimentar milhares de libras no mercado inglês, além de emocionar gerações com suas canções. Mas, será que as pessoas realmente gostam dos Beatles ou são apenas manipuladas pela mídia através da formação dos gostos?53 p.Schneider, MarcoCarrano, Juliana Soares2024-08-07T15:00:13Z2024-08-07T15:00:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33952CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-07T15:00:18Zoai:app.uff.br:1/33952Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:09.600965Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
title A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
spellingShingle A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
Carrano, Juliana Soares
Beatlemania
Indústria cultural
Gosto
Beatles (Conjunto musical)
Indústria cultural
title_short A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
title_full A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
title_fullStr A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
title_full_unstemmed A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
title_sort A beatlemania e a indústria cultural: Looking through a Glass Onion
author Carrano, Juliana Soares
author_facet Carrano, Juliana Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schneider, Marco
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrano, Juliana Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Beatlemania
Indústria cultural
Gosto
Beatles (Conjunto musical)
Indústria cultural
topic Beatlemania
Indústria cultural
Gosto
Beatles (Conjunto musical)
Indústria cultural
description Os Beatles surgiram em um momento de aproximação dos Estados Unidos com a Europa através dos empréstimos que os americanos faziam para a reconstrução de um continente destruído pela Segunda Guerra Mundial. John, Paul, George e Ringo tiveram bons produtores, foram socialmente relevantes por mudar o pensamento de uma geração, polêmicos por algumas declarações e passaram por estilos diversos com um sucesso astronômico, mesmo em um curto espaço de carreira. Algumas teorias da Escola de Frankfurt, como a Indústria Cultural analisam a maneira como os meios de comunicação de massa agem para que a cultura seja um bem lucrativo. No caso dos Beatles, eles foram fundamentais para que o sucesso atingisse proporções nunca antes vistas na história da música, criando o fenômeno conhecido como Beatlemania. Mesmo mais de 50 anos depois do seu surgimento, os Beatles ainda são capazes de movimentar milhares de libras no mercado inglês, além de emocionar gerações com suas canções. Mas, será que as pessoas realmente gostam dos Beatles ou são apenas manipuladas pela mídia através da formação dos gostos?
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-07T15:00:13Z
2024-08-07T15:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33952
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823684397039616