Subalternização do corpo: violências, juventude e favela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Elaine de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21918
Resumo: Esta dissertação, orientada pela Prof a . Dr a . Margareth Martins de Araújo, da Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular (ECEP) pretende pesquisar os resultados da ação pedagógica/social dos docentes de educação Física que atuam nas Escolas do Amanhã/SME/RJ, problematizando as interferências que o cotidiano das violências impõe a formação humana e cultural dos estudantes, mapeando em suas narrativas os impactos das lógicas de comando presentes na marginalização territorial e psicológica, frente aos projetos de futuro. Enquanto objetivos específicos busca desvelar os desdobramentos das atuais políticas públicas de segurança no cotidiano social e escolar dos estudantes das Escolas do Amanhã/SME/RJ, como também a coercitiva ação do narcotráfico na formação humana, e imaginário desses adolescentes, entendendo possíveis impactos no aprendizado, na subjugação do corpo e controle social; também, como segundo objetivo específico busca analisar as condições materiais objetivas de trabalho presentes nas Escolas do Amanhã/SME/RJ, teorizando criticamente acerca da vulnerabilidade dos atuais espaços onde são ministradas as aulas de Educação física, além de identificar elementos que envolvem a integridade física dos docentes e estudantes. Também, no terceiro objetivo, intenciona compreender os vínculos existentes entre instituições governamentais e não governamentais na promoção de atividades de Educação Física, como por exemplo, natação, atividades rítmicas, futebol, dentre outras, no apoio ao desenvolvimento psicomotor, multicultural e os resultados que tais vínculos produzem quanto ao desenvolvimento sócio-intelectual dos estudantes. Portanto, através de registros em caderno de campo, entrevistas semi- estruturadas e observações em sala de aula, os dados foram coletados para diálogos, reflexões e correlação teórica durante a revisão de literatura
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