Weiyamî pata´maimu ou a poética do ocre: as palavras do sol nos territórios da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34379 |
Resumo: | Esta investigação partirá de cantos Makuxis presentes na obra Panton pia’ – Eremukon do circum-Roraima (2019) em diálogo com as narrativas indígenas reunidas dentro do próprio projeto de pesquisa Panton Pia’ tal como narrativas, cantos e histórias de outros povos indígenas desde Abya Yala, mais especificamente a região denominada de Mesoamerica depois da colonização hispânica até Pindorama-açu, a América do Sul, em Wei Pata’, ou circum-Roraima. No limite, buscamos investigar as matérias que compõem a palavra indígena. Partimos para esta investigação simpáticos à ideia de que tudo tem palavra e que esta palavra só pode ser manifesta em diálogo com as diversas gentes dos cosmos. Palavras estas que quando cantadas, proferidas e mesmo escritas trazem consigo as palavras das gentes outras. Estas gentes outras que são percebidas pela sociedade ocidental como minerais, vegetais, animais ou espíritos, entretanto percebidas pelas sociedades indígenas enquanto pessoas tais como os seres humanos. Buscamos ainda analisar algumas temáticas de cantos que indicam como essas matérias não se resumem apenas ao registro da presença destas gentes outras no cotidiano da vida indígena, mas também indicam relações de proximidade, afeto inclusive, estabelecendo ou reestabelecendo alianças para que se garanta a extensão da vida na Terra. Assim, seguimos no rastro de Wei, espalhando suas luzes inclusive no campo dos estudos literários, buscando makuxizar o mundo, como afirmava o artista indígena Jaider Esbell, encantado em 2021, seguindo num movimento contracolonizador a partir da apreensão da percepção indígena sobre a literatura. Para tanto partimos da relação entre o sol, a terra e as gentes. As três são as bases cosmossociais que orientam as culturas indígenas do circum-Roraima e que são manifestas em suas produções verbo-artísticas. Elas irão balizar as discussões de categorias como escrita, palavra e pessoa, gesto que permitirá compreender mais sobre como se organizam essas literaturas. Assim partimos daquilo que julgamos ser o centro irradiador da forma makuxi de perceber o mundo, o sol. |
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Palavras estas que quando cantadas, proferidas e mesmo escritas trazem consigo as palavras das gentes outras. Estas gentes outras que são percebidas pela sociedade ocidental como minerais, vegetais, animais ou espíritos, entretanto percebidas pelas sociedades indígenas enquanto pessoas tais como os seres humanos. Buscamos ainda analisar algumas temáticas de cantos que indicam como essas matérias não se resumem apenas ao registro da presença destas gentes outras no cotidiano da vida indígena, mas também indicam relações de proximidade, afeto inclusive, estabelecendo ou reestabelecendo alianças para que se garanta a extensão da vida na Terra. Assim, seguimos no rastro de Wei, espalhando suas luzes inclusive no campo dos estudos literários, buscando makuxizar o mundo, como afirmava o artista indígena Jaider Esbell, encantado em 2021, seguindo num movimento contracolonizador a partir da apreensão da percepção indígena sobre a literatura. Para tanto partimos da relação entre o sol, a terra e as gentes. As três são as bases cosmossociais que orientam as culturas indígenas do circum-Roraima e que são manifestas em suas produções verbo-artísticas. Elas irão balizar as discussões de categorias como escrita, palavra e pessoa, gesto que permitirá compreender mais sobre como se organizam essas literaturas. Assim partimos daquilo que julgamos ser o centro irradiador da forma makuxi de perceber o mundo, o sol.This investigation will start from Makuxis chants present in the work Panton pia' – Eremukon do circum-Roraima (2019) in dialogue with the indigenous narratives gathered within the Panton Pia' research project itself, such as narratives, chants and stories of other indigenous peoples from Abya Yala, more specifically the region called Mesoamerica after the Hispanic colonization to Pindorama-açu, South America, in Wei Pata', or circum-Roraima. Ultimately, we seek to investigate the subjects that make up the indigenous word. We started this investigation sympathetic to the idea that everything has a word and that this word can only be manifested in dialogue with the different people of the cosmos. Words that when sung, uttered and even written bring with them the words of other people. These other people who are perceived by Western society as minerals, vegetables, animals or spirits, however perceived by indigenous societies as people such as human beings. We also seek to analyze some themes of songs that indicate how these matters are not limited to recording the presence of these other people in the daily life of indigenous people, but also indicate close relationships, even affection, establishing or re-establishing alliances to guarantee the extension of the life on Earth. Thus, we follow in Wei's footsteps, spreading his lights even in the field of literary studies, seeking to makuxize the world, as stated by the indigenous artist Jaider Esbell, enchanted in 2021, following a counter-colonizing movement based on the apprehension of the indigenous perception of literature. For that, we start from the relationship between the sun, the earth and the people. The three are the cosmosocial bases that guide the indigenous cultures of circum-Roraima and that are manifest in their verbal-artistic productions. They will guide the discussions of categories such as writing, word and person, a gesture that will allow understanding more about how these literatures are organized. Thus, we start from what we believe to be the radiating center of the Makuxi way of perceiving the world, the sun.148 f.Fonseca, José Luís Jobim de SallesMibielli, RobertoCampos, Sheila Praxedes PereiraCarvalho, Fábio Almeida deLeal, Izabela Guimarães GuerraSantos, Claudete Daflon dosFiorotti, Sonyellen Fonseca Ferreira2024-08-22T17:11:58Z2024-08-22T17:11:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFIOROTTI, Sonyellen Fonseca Ferreira. Weiyamî pata´maimu ou a poética do ocre: as palavras do sol nos territórios da literatura. 2023. 148 f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34379CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-22T17:12:02Zoai:app.uff.br:1/34379Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-22T17:12:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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